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ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Falha geológica pode ter causado crateras em Ipanema,na obra do metrô do RIO, diz subsecretário

Rio de Janeiro

Na madrugada de ontem (11), surgiram buracos em frente aos prédios 132, 133, 137 e 141 da Rua Barão da Torre. De acordo com o subsecretário, alguns prédios estão sem abastecimento de gás e não houve problemas no recalque dos prédios.

Da Agência Brasil
Afundamento do solo pode ter sido causado
por falha geológica, diz subsecretário da Defesa Civil
Tomás Silva/Agência Brasil
O subsecretário municipal da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Mota, informou na manhã de hoje (12) que o afundamento do solo na Rua Barão da Torre, em Ipanema, na zona sul, foi causado, provavelmente, por uma falha geológica por onde estava passando o equipamento (conhecido como tatuzão) usado na perfuração das obras da Linha 4 Sul do metrô, em Ipanema.
Na madrugada de ontem (11), surgiram buracos em frente aos prédios 132, 133, 137 e 141 da Rua Barão da Torre. De acordo com o subsecretário, alguns prédios estão sem abastecimento de gás e não houve problemas no recalque dos prédios.
“A princípio aponta-se para uma falha geológica. As análises do solo determinaram que era possível fazer desse modo construtivo. Em um determinado ponto encontrou uma falha geológica em que houve o recalque da calçada e da pista, não dos prédios. Houve uma área de, aproximadamente, 4 metros de largura um afundamento de quase 2 metros de profundidade”, explicou.
Segundo Mota, a obra continuará paralisada enquanto a análise da provável causa do afundamento do solo e a apresentação dos novos procedimentos que serão adotados para continuar a perfuração do solo naquela área não são concluídas. Ainda de acordo com o subsecretário, a Defesa Civil deve receber essa resposta no meio desta semana.
“Imediatamente tivemos que determinar a paralisação da máquina no subsolo e a injeção de bastante concreto nesses vazios para poder dar segurança a todo o entorno. Nenhum pino de verificação de recalque das fachadas dos prédios sofreu alteração. As edificações estão seguras. Determinamos para o consórcio que a Defesa Civil precisa ser informada de todas as alterações desses pinos de monitoramento e adequamos o plano de emergência deles para que a gente seja informado mais rapidamente”, concluiu.
O Consórcio Metrô Linha 4 Sul – responsável pela construção da linha de metrô que vai ligar a Barra da Tijuca, na zona oeste, a Ipanema, na zona sul da capital fluminense – informou, em nota, que o reparo da calçada foi feito imediatamente após o afundamento causado pelas obras de construção da linha subterrânea do metrô. De acordo com o consórcio, os moradores não precisam se preocupar, pois “todas as medições apresentam resultados dentro dos limites esperados”.
Fonte - Agência Brasil  12/05/2014

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