PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval do Nordeste deve gerar mais de 275 mil empregos

Principais destinos do carnaval nordestino devem gerar mais de 275 mil empregos

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Agência Brasil
Brasília – O carnaval é um período de oportunidades para viajar, descansar, se divertir e conhecer pessoas novas. O feriado, no entanto, é particularmente especial para quem quer trabalhar. Centenas de milhares de vagas de emprego temporário são abertas no período e muitos desses postos têm a perspectiva de se tornar permanentes. Só em Salvador e Olinda, dois dos principais destinos do feriado no Nordeste, estima-se que aproximadamente 275 mil empregos sejam criados, direta e indiretamente. Na capital baiana, são cerca de 210 mil vagas e na cidade pernambucana, 65 mil, segundo dados das prefeituras locais.
As áreas que mais contratam são as de serviços e o comércio, devido à demanda que se intensifica com a presença de visitantes nas cidades onde o carnaval é atração. Olinda, por exemplo, espera receber cerca de 150 mil turistas, o que corresponde a mais de um terço da população da cidade – de 378 mil pessoas, segundo o Censo 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Algo em torno de 95% dos leitos da rede hoteleira de Olinda são ocupados no período. Nos cinco dias de carnaval, mais de 2 milhões de pessoas devem visitar a cidade.
“Grande parte dessa geração de empregos é informal. Quem vem a Olinda vê isso muito claramente nas ruas. Acredito que, se a quantidade de vagas informais abertas não for igual à das formais, está muito perto disso”, informou a coordenadora de projetos da cooperativa de trabalho especializada em serviços, Banco de Horas, Patrícia de Luna.
Segundo ela, ainda há o que melhorar para receber os turistas na cidade. "No Nordeste, qualificação é a palavra de ordem. E isso tem acontecido. Existe um esforço do poder publico de organizar o que se tem, mas, claro, sempre tem o que melhorar. Em Olinda, por exemplo, o que acontece é carnaval de rua, então é uma organização desorganizada", disse Patrícia.
Em Salvador, a mobilização é ainda maior. Para organizar a festa, 12 secretarias municipais são articuladas, com a contratação de mão de obra para a execução de atividades específicas, como a montagem de trios elétricos, vistorias, acompanhamento de circuito, guias de informação, segurança, limpeza dos locais de festa, transporte, entre outros. Deverão ser gastos com o carnaval da capital baiana mais de R$ 17,5 bilhões, considerando somente o que foi investido pelos patrocinadores da festa, por meio da Empresa Salvador de Turismo (Saltur).
Os dias de festa ainda estimulam o turismo local. Muitos visitantes nas cidades aproveitam para conhecer os pontos turísticos dessas cidades, visitar restaurantes e fazer compras. Estima-se que o município receba cerca de R$ 1 bilhão.
As oportunidades de trabalho nesses períodos festivos se apresentam em cadeia e estão em diversos setores da economia. Em Olinda, por exemplo, mais de 5 mil toneladas de lixo reciclável são coletadas ao longo do feriado somente na parte histórica da cidade, onde a movimentação é maior. Além do faturamento com a venda de produtos, há a renda gerada pela reciclagem dos resíduos.
Em Salvador, espera-se ultrapassar a marca das 100 mil toneladas de lixo reciclável coletado, alcançada no carnaval de 2012. De acordo com Joílson Santana, um dos coordenadores do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB) e do projeto Ecofolia Solidária: Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente, cerca de 2,5 mil catadores não cooperativados devem fazer a coleta seletiva de cerca de 70 toneladas de lixo reciclável. O restante deve ser processado por outras cooperativas. Joílson informou que, desses 2,5 mil catadores avulsos, 30%, ou 750, se deslocam de cidades próximas a Salvador para trabalhar na capital durante o carnaval.
"O projeto [Ecofolia Solidária] ajuda muito nesse sentido, pois, ao fazer parte, o catador recebe um kit de proteção individual, com calça, camisa, luva, botas e protetores auriculares. Eles ainda recebem três tíquetes de refeição diários e têm acesso a cinco centrais de apoio às atividades para onde podem levar o material coletado - o que ajuda, já que não estão na cidade onde costumam trabalhar ", disse.
O projeto Ecofolia Solidária está em sua décima edição em 2013 e tem o objetivo de organizar, armazenar e comercializar o lixo reciclável, diminuindo o impacto sobre o meio ambiente e promovendo a inclusão social.
Fonte -  Agência Brasil  09/02/2013

Movimento de passageiros nos Aeroportos durante o carnaval deve aumentar em 11,4%

Fluxo de passageiros nos aeroportos deve aumentar 11,4% no carnaval

Ag.Brasil
Da Agência Brasil
Brasília – No carnaval, cerca de 2,41 milhões de passageiros devem embarcar e desembarcar nos 63 aeroportos do país, estima a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O movimento deve significar aumento de 11,49% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 2,17 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos.
Entre os dias 8 e 13 de fevereiro, a Infraero irá reforçar as equipes de segurança e operações de plantão, além de fazer manutenções preventivas em equipamentos, como esteiras e escadas rolantes. Funcionários ficarão também à disposição para esclarecer dúvidas e orientar passageiros. Para saber a situação dos voos em 55 aerportos, os passageiros podem acessar o aplicativo Voos Online, disponível nas plataformas iPhone, Java, Blackberry e Android.
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, em dezembro de 2012, no último feriado prolongado do ano, 11,2% de voos atrasaram mais de 30 minutos e 3% registraram atraso superior a uma hora. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disponibilizará 130 colaboradores para trabalhar no carnaval, tanto no atendimento aos passageiros como para inspeção. No mesmo período, a maior parte dos funcionários da Receita Federal estarão trabalhando nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), que concentram os voos internacionais.
A Infraero também planejou ações específicas para os aeroportos com maior movimentação no carnaval. No Aeroporto de Salvador, haverá fiscalização dos serviços de táxis e vans. No Aeroporto do Galeão, por exemplo, os passageiros de voos internacionais terão uma nova área de imigração, com espaço para desembarque de brasileiros, visando a agilizar o trabalho da Polícia Federal. No Aeroporto do Recife, passistas, uma banda de frevo, bonecos gigantes e caboclos-de-lança irão receber os passageiros.
Fonte - Agência Brasil   08/02/2013

Carnaval no Pelourinho animado por batuques e marchinhas

         Batuques e marchinhas embalam Carnaval no Pelourinho
                    A Tarde
Circuito Batatinha (Pelourinho) do Carnaval 2013 de Salvador, Bahia. Na foto: Blocos nas ruas do Pelourinho

Cores, batuques e marchinhas deram o tom na abertura da programação do circuito Batatinha, no Pelourinho, na tarde de sexta-feira, 8. Em busca de mais segurança e conforto, turistas e baianos que preferem o Carnaval à moda antiga foram às ruas se divertir.
Pela primeira vez desfilando no Pelourinho, o bloco Viva o Teatro de Rua - formado pelo Movimento Teatro de Rua da Bahia - não integrou a programação do circuito. Mas fez sucesso com performances de palhaços e bonecões, no estilo dos famosos similares do Carnaval de Olinda (PE). "O circuito Batatinha é referência e necessário. Não pode deixar de existir", declarou a atriz Adriana Maciel, do grupo de artistas de rua 1º de Maio.
A angolana Aneína Lourenço, que ontem se divertiu com amigos no circuito Barra-Ondina, hoje disse preferir o do Pelourinho. "Dá para viver mais o espírito carnavalesco neste circuito do que junto aos trios", comentou.

Fora de ordem - O único porém no Pelourinho foi a falta de organização na saída dos blocos, que não seguiram a programação oficial. Muitos partiram de outros pontos de concentração que não o Cruzeiro de São Francisco, determinado pela prefeitura. O Conexão Tribal, por exemplo, programado para sair às 19h30, por volta das 17h já estava na ruas.
Os foliões, no entanto, nem se deram conta. O casal baiano Cláudio Oliva e Denise Oliveira, que levaram a filha Maria Helena, de 1 ano, pela primeira vez, não reclamaram. Fantasiada de índia, a pequena também parecia contente. "É a primeira vez que estamos aqui, para que ela conheça, e gostamos bastante, pela segurança e liberdade", disse Cláudio.
Com o tema As máscaras africanas e os tambores do Brasil, o grupo, que há 12 anos sai no Pelô, pretende fortalecer a identidade afro descente. Mas Itamar Gomes, um dos organizadores, fez questão de ressaltar o clima do local: "Além de divertir os turistas, este circuito permite que famílias desfilem com mais tranquilidade".
Fonte - A Tarde  09/02/2013

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Criação da Niobrás ganha forças e movimenta nacionalistas

Consciência da necessidade de federalização da exploração do Nióbio, metal estratégico para futuro da humanidade, ganha força além de Minas

Foto ilustração - niobiomineriobrasileiro
Por Geraldo Elísio

A brutal exploração do Nióbio brasileiro, um dos metais mais raros do mundo e essencial ao desenvolvimento da humanidade, começa a incomodar importantes instituições da organização institucional brasileira a partir das denúncias formuladas pelo NovoJornal. Para se ter uma idéia do valor estratégico do nióbio, a secretária de estado do EUA, Hilary Clynton, não se sentiu intimidada em declarar à imprensa internacional que a cidade mineira de Araxá, situada no Vale do Paranaíba, encontra-se na área de interesses estratégicos dos Estados Unidos da América do Norte.
A questão do nióbio, vendido a preço subfaturado com a aquiescência de políticos corruptos que não se coram de vender o Brasil para atender à sua voluptuosidade financeira e de Poder, garantindo salários privilegiados, fóruns especiais para eventuais julgamentos e a quase certeza da impunidade, foi impulsionada com a idéia original do promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Leonardo Barbabela, sugerindo a criação da Niobrás nos moldes da Petrobrás.
Na seqüência de suas preocupações com o assunto, o promotor Leonardo Barbabela já manteve um contato telefônico, informado por ele ao Novojornal, com o procurador da República em Minas Gerais, Tarcísio Humberto Parreiras Henriques Filho, que a exemplo de seu pai, o ex-deputado estadual Tarcísio Henriques, igualmente foi prefeito da cidade mineira de Cataguases, na Zona da Mata mineira.
Na opinião do promotor Leonardo Duque Barbabela, a magnitude da questão exige envolvimentos mais amplos para conferir maior eficiência ao projeto, aglutinando todos os setores possíveis das instituições que compõem o Estado brasileiro.

Audiência pública
Em Minas Gerais, o deputado estadual Rogério Corrêia, do PT, de acordo com a bancada de oposição na casa, principalmente o deputado estadual Sávio de Souza Cruz, já propôs a realização de uma Audiência Pública para debater a relação envolvendo a CBMM, a Codemig e o nióbio, o movimento, fazendo relembrar a histórica campanha “O Petróleo é Nosso”, com a participação de nacionalistas históricos a exemplo do ex-presidente Arthur Bernardes, criador do Batalhão de Fronteira da Amazônia, o escritor Monteiro Lobato, o professor Osório da Rocha Diniz, fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Minas Gerais, da Escola de Engenharia Kennedy e um dos responsáveis junto ao ex-deputados federais Jorge Ferraz, Gabriel Passos e Bento Gonçalves por trazer para Betim – região central de Belo Horizonte – a Refinaria Gabriel Passos, da Petrobrás, que hoje tem como jóia da coroa o pré-sal, descoberto no atual governo petista. Rogério Corrêa quer debater a renovação, sem licitação, do contrato entre o governo de Minas Gerais e a CBMM que já vendeu parte de sua participação no empreendimento - 15% - ao Japão e à Coréia, arrecadando um lucro fabuloso de dois bilhões de dólares em detrimento do povo de Minas Gerais e gerando um desentendimento entre Oswaldo Borges da Costa, presidente da Codemig e o ex-governador e atual senador por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) em torno do butim gerado com esta desnacionalização. O contrato, sem licitação, beneficia a CBMM por mais 30 anos.
A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em sua primeira reunião deste ano, deverá decidir sobre o pedido de audiência pública formulado pelo deputado Rogério Correia.
A CBMM tem o capital dividido entre o Grupo Moreira Sales e a Molybdenium Corporation - Molycorp, subsidiária da Union Oil, por seu turno, empresa do grupo Occidental Petroleum – Oxxi. Mas é fácil perceber a prevalência de grupos estrangeiros através do banqueiro Walther Moreira Sales, conhecido testa de ferro, bastante ligado Nelson Aldridge Rockefeller.
Na audiência pública, está previsto o comparecimento dos maiores especialistas do setor principalmente os ligados as Forças Armadas que vêem promovendo gestões para federalizar, a exemplo da Petrobras, a exploração de Nióbio, idéia lançada pelo promotor Leonardo Barbabela. Relatórios confidenciais da Abim e da área de inteligência do Exército demonstram como operou o esquema criminoso de subfaturamento montado pela Codemig / CBMM, através da Cia de Pirocloro de Araxá.
Em Brasília, o assunto encontra-se também em mãos do deputado federal delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz (PC do B/SP), conhecido militante nacionalista responsável pelas prisões do deputado federal Paulo Salim Maluf e seu filho Flávio Maluf e do banqueiro-condenado Daniel Dantas, ligado a diversos grupos internacionais e que recebeu do DNPM mais de 1.400 concessões de lavras em todo o território nacional, muitas delas em Minas Gerais.
O movimento pela criação da Niobrás começa a ganhar as mesmas dimensões da campanha nacional que tentou evitar a privatização da Companhia Vale do Rio Doce, desnacionalizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o fraudador da dívida externa brasileira segundo o deputado federal Protógenes Queiroz, e que reuniu nas diversas manifestações ocorridas em todo o Brasil setores nacionalistas das Forças Armadas Brasileiras, na ocasião sob a liderança do brigadeiro do ar Ivan Frota e os setores de esquerda. Em Belo Horizontes, integrantes do movimento redigiram e assinaram um documento chamado os Novos Inconfidentes, idealizado pelo ex-secretário de Estado, Celso Brant.
Fonte - NovoJornal  08/02/2013

VÍDEO - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VNyHT123MnE#!

GOVERNO DO BRASIL DISCUTE ABERTURA DE DOCUMENTOS CONFIDENCIAIS SOBRE ÓVNIS

Hystori
O Ministério da Defesa, em Brasília, discute a abertura de arquivos secretos das Forças Armadas, onde estão relatos de militares que supostamente avistaram Objetos Voadores Não Identificados. Representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica debaterão procedimentos administrativos para cumprir a Lei de Acesso à Informação.
A pressão pela divulgação da informação veio com a Carta de Foz do Iguaçu, assinada por cerca de 500 pessoas durante o 4º Fórum Mundial de Ufologia, em dezembro, solicitando a abertura de documentos confidenciais.
De acordo com alguns relatos colocados à disposição pela Aeronáutica, objetos não identificados foram avistados em rotinas de controle de tráfego aéreo. Em um deles, no dia 7 de novembro de 2000, um militar garante ter avistado, de sua aeronave, um objeto de luz branca em Santa Cruz, na Zona Oeste, do Rio de Janeiro. Em outro relato, dois militares dizem ter visto “várias luzes vermelhas caindo como gotas de um ponto branco” no dia 2 de maio de 2001, em Jacarepaguá, também no Rio.
Contudo, um dos relatos que mais chamam a atenção é o de uma conversa entre pilotos de um voo da Varig e a torre de controle de Curitiba, em agosto de 2003. Um dos pilotos da aeronave, que seguia para São Paulo, relata que estava avistando um objeto não identificado. “Não dá para saber o que é...Tá voando paralelo à gente...Agora, mais alto... Tá piscando...Agora tá parado... Na subida tava vermelho, agora está branco...”. “Tentamos todos os meios, mas não conseguimos identificar nenhuma aeronave”, disse o funcionário da torre.
Fonte - History  08/02/2013

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Metrô de Salvador - Acordo será assinado depois do carnaval

Acordo sobre metrô de Salvador fica para ser assinado depois do carnaval

Por Lilian Machado
A expectativa de que a gestão da linha 1 do metrô de Salvador seja transferida pela prefeitura para o governo do Estado deve ser concretizada logo após o Carnaval.
Foto ilustração - stellaportal
O avanço nas conversações para que o controle passe a ser da administração estadual foi apontado pelo secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli (PT), que teria garantido também em recente entrevista que a construção do segundo trecho do metrô da Paralela deve começar assim que terminarem as negociações entre governo e prefeitura sobre a integração dos modais de transporte.
O executivo municipal deve entregar também a Companhia de Transporte de Salvador (CTS). O governo já contratou uma auditoria que vai analisar todos os contratos e determinar o valor de mercado da empresa municipal.
A articulação envolvendo o metrô ganha influência na voz de Gabrielli e do secretário da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela pasta que monitora o projeto. Ambos concorrem para serem os escolhidos entre os pré-candidatos ao Palácio de Ondina em 2014.
Nas palavras de Gabrielli, até março a licitação deve estar na rua. “Uma vez saindo a licitação, tem um período de três a quatro meses para as obras começarem”. O processo licitatório combina a construção da nova linha com a implantação do primeiro trecho, de 6 km.
A intenção é de que essa linha funcione até Pirajá. Segundo sua assessoria de imprensa, o secretário apenas sinalizou a questão, que está sendo aprofundada pela Casa Civil, sendo essa uma perspectiva de todo o governo.
Na Casa Civil, a informação é de que a prefeitura e o governo “permanecem em negociação” sobre a transferência, mas ainda não há prazos estipulados. A pasta ainda não divulgou quando será a publicação do edital de construção.
“O processo continua nesse mesmo ponto importante”´, diz a assessoria do secretário Rui Costa, que ontem se encontrava em audiências em Brasília, onde reivindicou a inclusão dos municípios baianos em situação de emergência nas obras de abastecimento de água do PAC.
Em recente conversa com a Tribuna, o secretário já havia dito que as conversas entre os dois entes (governo e prefeitura) eram positivas. “Estamos só aguardando a assinatura da prefeitura para lançar o edital de licitação. Estamos conversando e eles querem transferir o trem do subúrbio, que nós dissemos que aceitamos, e vamos, a partir disso, retomar o transporte metropolitano de trem”, afirmou à época, destacando a expectativa de entendimento com a gestão democrata, o que não teria ocorrido com a administração João Henrique (PP).
Fonte - Tribuna da Bahia  07/02/2013

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sergipe é a opção para quem quer descanso no carnaval

Há roteiros que agradam todos os gostos, desde a beleza natural sergipana até sua gastronomia regional


São Cristovão / Fotos: Cassandra Teodoro
O carnaval em Sergipe abre as portas para receber os turistas que também procuram o estado em busca de paz e tranquilidade com roteiros que agradam todos os gostos, desde a beleza natural sergipana até sua gastronomia regional.
Segundo Elber Batalha, secretário de Estado do Turismo, Sergipe é um grande atrativo durante o carnaval por conta de todo um trabalho de divulgação que é realizado pela Setur e Emsetur entre as operadoras de turismos e nas feiras. "A estratégia usada para atrair turistas é divulgar o estado como uma boa opção de descanso e lazer para quem quer fugir da folia carnavalesca".
É por conta deste trabalho de divulgação que os hoteleiros estão comemorando a ocupação para o carnaval. "Já estamos com 95% dos leitos ocupados e a expectativa é que chegue a 100% até o final da semana, já que os pacotes que faltam estão praticamente reservados", explicou Luciano Leal, diretor da Associação Brasileira de Hotéis em Sergipe (ABIH).
"É importante destacar que estes resultados são frutos de um trabalho desenvolvido na divulgação do destino, que é feita ainda no ano anterior, entre os meses de outubro e novembro junto as grandes operadoras e nas feiras de turismo pelo Brasil", acredita o secretário.
Adicionar legenda

Sossego e descanso
Sergipe possui inúmeras opções, para os que gostam da folia, mas não dispensam sossego e descanso, uma boa dica é se deliciar dentre os diversos roteiros turísticos do estado. E uma opção para os turistas e as famílias que querem fazer um turismo de lazer e curtir a natureza, são as grutas, cachoeiras, rios e serras, localizados nos municípios de Canindé de São Francisco, Itabaiana, Macambira, dentre outros.
O cenário ideal para quem gosta de roteiros de ecoturismo e a prática do turismo de aventura, Sergipe dispõe de várias opções a exemplo, o Parque dos Falcões, a Serra de Itabaiana, a Fazenda Mundo Novo, Lajeirão, Vale dos Mestres, o Cânion do São Francisco, na cidade de Canindé de São Francisco, além também dos passeios pela Foz do Francisco, saindo da cidade de Brejo Grande.
Parque dos Falções
Adicionar legenda
Já para quem gosta de curtir praias, o Litoral Sul e Norte do Estado possuem uma grande extensão de praias de águas mornas. As cidades históricas de São Cristovão e Laranjeiras são cenários que completam o roteiro do carnaval e fazem de Sergipe um lugar cheio de atrativos que encantam e contagiam os turistas que vistam o estado.

Fonte - ASN Agência Sergipe de Noticias  06/02/2013

Calçadas são para pessoas???!!....

Ruas Barreto Pedroso / Mq de Queluz
Pituaçu...terça feira e a desordem no trânsito
 Um morador do parque Metropolitano de Pituaçu e provável leitor do nosso Blog enviou-nos hoje a tarde por e-mail, fotos feita por ele da completa desordem no trânsito que reina  em uma  Pça. e ruas adjacentes onde estão situados um Banco uma grande Churrascaria e um Centro Espirita próximos ao Parque de Pituaçu.O mesmo alega que todas as terças feiras depois da 15:00hs o local vira um verdadeiro inferno,para desespero dos motoristas e alegria dos flanelinhas que pintam e bordam impunemente,são dezenas de carros estacionados nas calçadas impedindo a circulação dos pedestres,carros estacionados no meio da rua,em fila dupla,nas duas margens das ruas diminuindo o espaço para a circulação normal de veículos e prejudicando também a circulação dos ônibus que trafegam no local onde os motoristas muitas vezes se impacientam por ter que fazer verdadeiros malabarismos além de perderem tempo desnecessário com várias manobras para conseguirem se deslocar.Os pedestres são obrigados a dividir o pouco espaço que sobra com os veículos nas ruas.Assim que recebi a mensagem e antes de escrever essa matéria fui até o local por volta das 18:30 para verificar a situação,como já estava escuro e já tinha muitas fotos que me foram enviadas pelo nosso leitor dei uma circulada pelo local e fiquei surpreso com o que vi,uma autêntica bagunça.O nosso leitor nos informou também que o fato é muito antigo e nunca foi tomada nenhuma providência pelo poder público, e que o mesmo já havia denunciado o fato varias vezes e sempre prometiam resolver o problema mais nunca apareciam por lá,segundo ele hoje tornou a comunicar o fato e prometeram "assim como fizeram na Barra,no Comercio e em outros locais",que agora vão dar uma solução para este caso.Vejam nas fotos a baixo o autêntico absurdo.







































































Caso você tenha um problema semelhante no seu bairro ou na sua rua, mande para nos as fotos e a sua denuncia via e-mail e logo após a comprovação publicaremos em nosso Blog .

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

VLT de Goiânia a um passo do início

Foto - Ilustração
O VLT de Goiânia deverá ser licitado ainda este mês. Foi realizada nesta segunda-feira (04/02) uma reunião com representantes da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia e o governador do estado de Goiás, Marconi Perillo. Durante a reunião foi informado que todos os trâmites legais para o lançamento da obra já estavam superados e o edital já pode ser lançado. Durante o encontro, o governador explicou que o edital está agora passando por uma ampla avaliação pelo Tribunal de Contas do Estado.
O VLT ligará os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo em um trajeto de pouco mais de 13 quilômetros. A previsão de construção para é de dois anos. A obra está orçada em R$ 1,3 bilhão, recurso proveniente dos governos federal e estadual.
Fonte - Revista Ferroviária 05/02/2013

Trem da Folia vai unir cidades da Paraíba no carnaval

 PB Agora
FOTO: Divulgação
Foto - Divulgação

As cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita vão estar ainda mais próximas umas das outras no domingo de carnaval, quando o “Trem da Folia” sairá da estação ferroviária, no bairro do Varadouro, na Capital paraibana, para fazer o percurso da folia em cima dos trilhos, ao som de muito frevo executado por várias orquestras.
De acordo com o secretário de Esportes, Cultura e Lazer de Bayeux, professor Flávio Lira, a concentração está marcada para depois do meio dia do domingo de carnaval, dia 10 de fevereiro, na estação central da Rede ferroviária Federal.
O trem deverá fazer o seguinte percurso: João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, saindo, aproximadamente às 13 horas, devendo retornar por volta das 18 horas. As camisas estão sendo vendidas ao preço de R$ 30,00.
“Vamos ter orquestras de frevo na Rede Ferroviária em João Pessoa e dentro dos vagões durante o percurso. A capacidade é para cerca de 800 foliões. Em cada cidade haverá uma parada e lá também estarão esperando orquestra de frevo para animar o carnaval dos foliões que optarem por passar o período momesco entre a gente”, explicou Flávio Lira.
O professor Flávio Lira informou ainda que as camisas podem ser adquiridas na sede da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer da cidade de Bayeux, ao preço único de R$ 30,00. Ele disse também que alguns hotéis de João Pessoa também estarão comercializando as camisas do Trem da Folia, uma vez que o objetivo é também atrair turistas durante o perído carnavalesco para a região metropolitana de João Pessoa.
"Vamos mostrar que também podemos fazer um carnaval animado, ao som de muito frevo. Com certeza esse evento irá agradar tanto os foliões das cidades de Bayeux, João Pessoa, Santa Rita e Cabedelo, como também a todos os turistas que vierem nos visitar nesse período e que queiram brincar o carnaval com alegria e segurança", finalizou Flávio Lira.
Fonte - Revista Ferroviária 03/02/2013

Licitação do Metrô de Salvador poderá sair em Março


'Até março devemos ter essa licitação na rua', diz Gabrielli sobre metrô da Paralela
Por Bárbara Affonso
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, afirmou nesta segunda-feira (4), durante entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5, que a construção do segundo trecho do metrô de Salvador deve começar assim que terminarem as negociações entre governo e prefeitura sobre a integração dos modais de transporte na capital. "Até março devemos ter essa licitação na rua. Uma vez saindo a licitação, tem um período de três a quatro meses para as obras começarem", informou, ao lembrar que o processo licitatório combina a construção da nova linha, de 28 km na Avenida Paralela, e a implantação do primeiro trecho, de 6 km, com viabilidade de funcionamento para a Copa do Mundo, em 2014. Para amenizar a falta do sistema completo do metrô durante o evento, Gabrielli acredita que outras alternativas serão possíveis até 2014, como a implantação de uma passarela que ligará o Desterro ao Pelourinho, considerada "elemento chave na integração dos estacionamentos desses locais com a Arena Fonte Nova", e de linhas de ônibus exclusivas para o estádio. "O Carnaval de Salvador mobiliza mais de 1 milhão de pessoas, que se deslocam na cidade. A Copa vai mobilizar 100 mil. Em termo de volume de tráfego, o evento não vai influenciar tanto na dinâmica da cidade", opinou. Perguntado sobre a gestão das linhas de trem no subúrbio, o secretário desconversou e disse que, enquanto alguns modais precisam ser mais integrados, outros podem ser complementares. "Evidentemente, o Estado não vai querer assumir as concessões de linhas de ônibus, tipicamente municipais. Mas não dá para ter um sistema de ônibus completamente desconectado de um sistema de metrô, já que teremos bilhete unico", afirmou.
Fonte - Bahia Notícias  05/02/2013

Novo mapa do Metrô de Moscou

Mapa do metrô de Moscou ganha novo design

Concurso selecionou melhor projeto para representar as linhas de metrô na capital russa.

A empresa russa líder no setor de design Art. Lebedev Studio venceu o concurso de melhor desenho para o mapa do metrô de Moscou com 52% dos votos, segundo informações do departamento de transporte urbano e desenvolvimento de vias da capital na última sexta-feira (1).
Os mapas projetados pelo designer Iliá Birman e pelo departamento gráfico da agência de notícias RIA Nóvosti ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
A competição anunciada em novembro do ano passado atraiu 35 participantes, e a votação final pela internet ou celular começou em 22 de janeiro.
O novo mapa vai ser colocado nos trens de metrô até o final de fevereiro.

Publicado originalmente pelo The Moscow News


Fonte - Gazeta Russa  05/02/2013

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lançado consorcio para compra de bicicletas elétricas


Banco do Brasil lança consórcio para compra de bicicletas elétricas


O Banco do Brasil lançou um consórcio para aquisição de bens não poluentes. Inicialmente, a linha estará  isponível para compra de bicicletas elétricas. Os valores da carta de crédito são de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil, em parcelas a partir de R$ 48 e prazo de até 36 meses, de acordo com disponibilidade de grupo.
Clientes pessoa física e pessoa jurídica podem adquirir o consórcio e a contemplação ocorre por sorteio, através da Loteria Federal, ou lance. Não há taxa de adesão, incidência de juros ou IOF.
É cobrada apenas taxa de administração, a partir de 0,25% ao mês. As parcelas são debitadas em conta. Não correntistas podem pagar por meio de boleto bancário.
"Com essa iniciativa, o BB destaca-se de forma inédita no mercado de consórcio, estimulando a utilização de bens de baixo impacto ambiental, reforçando seu posicionamento de sustentabilidade e o apoio a ações que promovam o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem estar social e a atividade produtiva brasileira", diz o banco estatal.
Fonte - Mobilize   04/02/2013