PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Recife constrói pista (via elevada) para carros dentro de um rio com manguezais

Meio Ambiente

Via Mangue é boa na ida, mas falha na volta... promessa de solução viária para a Zona Sul do Recife, defendida pelos gestores públicos há pelo menos dez anos, corre sérios riscos de nascer ultrapassada. 
foto - ilustração/Diário de Pernambuco

Roberta Soares
"Ela é polêmica desde a sua concepção e deverá gerar controvérsias mesmo depois de pronta. A "Via Mangue", promessa de solução viária para a Zona Sul do Recife, defendida pelos gestores públicos há pelo menos dez anos, corre sérios riscos de nascer ultrapassada. Peca por não prever qualquer prioridade ao transporte coletivo, recomendação de bom senso em tempos de pura imobilidade, e por não atender à insaciável demanda por espaço dos automóveis, devido a equívocos de projeção que criaram gargalos viários. O projeto previu um amplo acesso de chegada à futura via, no sentido Centro-Boa Viagem, mas esqueceu das opções de retorno. Ou seja, do jeito que está, a Via Mangue é hoje uma via que vai, mas não volta."..... "Diante desse cenário, o professor Fernando Jordão faz um alerta, lembrando que os gestores públicos enganam-se com a justificativa de que não previram ao menos uma faixa para o transporte coletivo na Via Mangue porque corredores estão prometidos para as Avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. “As pessoas não vão deixar o carro em casa sabendo que têm uma via expressa para andar. Você precisa rivalizar o transporte individual e o coletivo, torná-los concorrentes. Caso contrário, o automóvel vai levar sempre vantagem. Qualquer benefício ao carro faz com que a pessoa não hesite em usá-lo. E a Via Mangue será um benefício ao automóvel, o que é um erro”, avalia."
Veja matéria completa aqui - http://jailsonrecifemobilidade.blogspot.com.br/ -
Fonte - Grande Recife Mobilidade 30/09/2013

Além da nossa compreensão

A.Luis*
Qual será o limite para as repetidas e constantes benécias do poder público para com o transporte individual?...As surpresas não são mais surpresas,as questões ambientais nada mais significam,e nesse quesito a cidade de Recife parece que se supera.Na contra mão da nova tendência de políticas públicas e conceitos para as cidades em planejamento urbano que se espalham pelo mundo,onde rios urbanos são destampados para rejuvenescerem,viadutos e elevados são retirados de cima dos mesmos com a criação de mais espaços públicos para a população,a cidade de Recife,diga-se de passagem assim como muitas outras aqui no Brasil (leia-se também Salvador),anda no sentido inverso atropelando a nova ordem do planejamento urbano das cidades pelo mundo.Na busca de criar e abrir mais espaços para os "carros" como uma aparente solução para os problemas de transito da cidade, a prefeitura de Recife constrói uma estrutura de concreto (uma via elevada), que faz parte do projeto chamado Via Manque com 4,5 km de extensão, por sobre um rio e o seu manguezal. A estrutura que ficara a uma altura media entre 0,5 e 1,0 metro acima do espelho d'água,ou seja uma avenida de 1,9 km dentro de um rio causando um impacto visual e ambiental deplorável,e ainda assim há quem diga que é um mal necessário.(?!)
A falta de planejamento urbano,o imediatismo e as eternas soluções paliativas sempre com obras vultuosas e quase todas elas voltadas para o transporte individual ou sobre pneus é recorrente em nosso pais.Enchem as cidades de viadutos,pontes,elevados,mergulhos sempre com o argumento de que são obras necessária para a melhoria da infraestrutura viária da cidade.Os estragos provocados por tais equívocos custam sempre muito caro as cidades e ao bolso do contribuinte para serem corregidos.Quando menos se lembram do transporte público,aparecem os tais corredores exclusivos de BRT ocupando sempre os canteiros centrais enterrando córregos urbanos transformando-os em esgotos e destruindo as poucas áreas verdes que ainda sobraram nos espaços centrais das avenidas,contribuindo dessa forma para o aumento da impermeabilização do solo,aumentando os fatores e índices de alagamentos nas épocas chuvosas,e aumentando a temperatura ambiente provocada pelo excesso de concreto e asfalto dentro das cidades.Cada corredor criado em um canteiro central é mais um espaço aberto para os automóveis nas vias laterais.As faixas exclusivas,fiscalizadas,são infinitamente mais baratas e mais fáceis de serem implantadas além de ocuparem espaços dos automóveis nas vias existentes.Enquanto isso os problemas se avolumam e se agravam mais a cada dia.Alimentados pela permanente e excessiva política "rodoviarísta" que teima em solucionar os graves problemas de Mobilidade sempre privilegiando o transporte individual e a tentativa insólita de querer resolver os problemas do transporte público apenas com o uso de ônibus comuns e com os "espichados" maquiados com siglas em inglês (BRT) como se isso bastasse,empurrando sempre para frente uma solução mais eficaz e duradoura a médio e longo prazo com a implantação de sistemas de transportes de massa de média e alta capacidade sobre trilhos,juntamente com  sub-sistemas complementares e alimentadores diversos, com integração física e tarifária entre todos os modais existentes.O poder ostensivo do oligopólio do transporte rodoviário encrustado no país,a falta de planejamento urbano,a falta de infraestrutura nos bairros ocasionando um maior numero de deslocamentos, o inchaço criado com a alta densidade populacional nos bairros fruto da especulação imobiliária, a falta de uma visão de cidades para pessoas,"os financiamentos privados de campanhas eleitorais",o comodismo dos nossos administradores,além da falta de visão e boa vontade para soluções sustentáveis,definitivas e mais eficazes a médio e longo prazo são os grandes entraves e os maiores problemas que afetam negativamente a Mobilidade Urbana em nosso pais.A mobilidade além de soluções técnicas,acompanhadas de politicas públicas e sociais adequadas voltadas para o sistema de transporte público,sempre colocadas em 1º plano em beneficio da maioria da população,exige também dos nossos administradores um conjunto de soluções a nível de planejamento urbano para as cidades,com mais atenção ao meio ambiente,que seja adequado,sustentável,racional e inteligente onde se consiga entender, que as "cidades são para pessoas"......
*Assim como Recife tem lá a sua Via Mangue, a nós cabem os "projetos" da esdrúxula "Linha Viva" e a "monumental" ponte sobre a baia de Todos os Santos....e agora (2015) o BRT Lapa/Iguatemi......e viva o progresso.....ou a insensatez. 
*A.Luis e editor do Blog Pregopontocom e Membro Fundador do Movimento Salvador Sobre trilhos
Pregoponocom - Atualizado em 23/05/2015

foto-ilustração/Diário de Pernambuco
foto-ilustração/Diário de Pernambuco










foto-ilustração/Diário de Pernambuco

Um comentário:

  1. Tudo pelo transporte individual e privado, não é? Quanto ao impacto ambiental, isso importa apenas para medidas menores, sobre as quais fazem apelos que as tornam peneiras sobre sóis de escândalos como esse da matéria. Por exemplo, mover um patrulhamento sobre as "bitucas" dos cigarros dos fumantes. O pior é que o povo embarca...

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