quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dia mundial sem carro. Vá de ônibus, metrô, a pé ou de bicicleta

MOBILIDADE



Tânia Passos
Mobilidade Urbana
Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. É um movimento que surgiu na França, no final dos anos 90 e chegou ao Brasil em 2001. O objetivo principal da iniciativa é estimular uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis.
A idéia é deixar o carro na garagem e buscar formas alternativas de transporte, diminuindo a quantidade de veículos nas ruas e reduzindo assim os congestionamentos, e consequentemente, a poluição.
Boa opção para quem deseja aderir ao Dia Mundial Sem Carro é utilizar o ônibus ou a bicicleta como meio de transporte. No caso da bike, além de permitir a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, ela ajuda a diminuir a poluição e é minimamente afetada por engarrafamentos.
Pensando nisso, durante os dias 18 e 25 deste mês de setembro, em Recife, alguns voluntários estarão dispostos a ajudar aqueles que têm vontade de pedalar ao trabalho, mas tem receio, por qualquer que seja o motivo.
A iniciativa partiu de Rudiney Barbosa, da Ameciclo (Associação Metropolitana de Ciclistas da Grande Recife) e conta com o apoio do Porto Digital. “Há um tempo atrás, uma empresa de comunicação daqui de Recife promoveu um dia de bike ao trabalho, para seus funcionários. A empresa criou um bicicletário e forneceu um café da manhã no tal dia. Neste mês de setembro, devido esta data do dia mundial sem carro, pensei em aumentar a abrangência desta ideia”, conta Rudiney.
A campanha não se restringirá apenas à Semana do Trânsito. Os voluntários prometem atender a todos os inscritos. Para participar, basta se inscrever aqui https://docs.google.com/forms/d/1zcDONaW8XTamG_80yT_Zq3zJ-5LYh7ncD2YcOzYLCSU/viewform e um voluntário lhe acompanhará da sua casa ao trabalho.


Sobre a campanha
O objetivo é estimular a reflexão sobre a real necessidade da utilização de seu carro, visando à percepção sobre a existência de outros meios de transporte alternativos, em Recife.
A Bicicleta pode e deve ser utilizada, no mínimo em pequenos deslocamentos contribuindo dessa forma parar a melhoria da mobilidade de sua cidade. Pois pedestres e ciclistas, assim como os veículos motorizados, compõem o trânsito.
Sobre os Condutores-Voluntários:
São pessoas que já utilizam a bicicleta em seus deslocamentos e estão dispostas a te conduzir. Fazendo com que aos poucos você tenha a opção de mais um modal. Muitos condutores são cidadãos, que assim como você, desejam uma cidade melhor pra se viver e voltada para as pessoas, alguns são Bike Anjos, outros são Ameciclistas (associados da Ameciclo – associação metropolitana de ciclistas do grande Recife), ou simplesmente entusiastas da Bicicleta.
Fonte - Blog Mobilidade Urbana (Diário de Pernambuco)  19/09/2013

COMENTÁRIO PREGOPONTOCOM 

O grande problema é que em Salvador  isso é muito pouco provável e bastante difícil,ainda não temos um METRÔ aguardado a 13 anos,o precário TREM do suburbio vem resistindo heroicamente embora caindo aos pedaços, o transporte público por ÔNIBUS é uma imoralidade,a cidade esburacada,a inexistência de sistemas cicloviários que incentive e possibilite o uso da bicicleta na cidade,calçadas degradadas em péssimas condições de uso e conservação e sem sinalização,e a maior parte dos pretensos projetos para a mobilidade urbana são sempre voltados a beneficiar a circulação dos automóveis, o transporte individual...muito complicado,muito difícil,...mais mesmo assim vamos lá.....VAMOS TENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito