quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Governador JW apresenta estudos do metrô de Salvador em Brasília

Tribuna da Bahia
Foto - Ilustração
As providências necessárias ao processo de transferência da concessão do metrô de Salvador, da prefeitura para o estado, foram discutidas ontem, em Brasília, no encontro entre o governador Jaques Wagner e o secretário da Casa Civil, Rui Costa, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que se comprometeu a levar a questão para avaliação da presidenta Dilma Rousseff.
A proposta é passar a concessão do metrô, que está em construção há 13 anos e sem previsão de funcionamento, ainda este ano. O governador informou que o processo depende de algumas definições para viabilizar a transferência, como a portaria com o índice de nacionalização, o aumento dos recursos para a construção do metrô e qual será o cronograma de desembolso dos recursos federais.
O secretário Rui Costa fez uma exposição sobre a situação e informou à ministra sobre as conversas - “produtivas” - em andamento com a Prefeitura de Salvador. Ela, segundo Costa, ficou entusiasmada com a proposta do Governo da Bahia e, por isso, vai levar o assunto à presidente da República. O metrô terá extensão total de 12 quilômetros até Pirajá. Atualmente, o trecho concluído é da Estação da Lapa à Rótula, num percurso de apenas seis quilômetros. Assim que for realizada a transferência, o governo poderá realizar a licitação de todo o sistema.
No encontro também foram discutidas a construção das vias alimentares do metrô nas avenidas Pinto de Aguiar, Orlando Gomes, 29 de março, Gal Costa, e a ligação Lobato/Pirajá. Rui Costa disse que está tudo pronto para fazer a licitação. Mas é necessário a formalização da inclusão das vias como obras do PAC, inserindo a instalação dos BRTs - sistemas de transporte urbano com ônibus.
Fonte - Tribuna da Bahia 20/02/2013


Comentário Pregopontocom :
Todo entrave do Metrô hoje esta por conta da Prefeitura de Salvador que desde a administração passada  e se estendendo a atual  até então não flexibilizou as negociações com o Gov. do Estado para a transferência da CTS, responsável pelo metrô ( linha1) e pelo trem do subúrbio, com algumas exigências que atrapalham as negociações e retardam o inicio das obras do mesmo e dos sistemas complementares e alimentadores.Parece existir uma falta de boa vontade do "poder municipal"pelos entraves que sempre são colocados nas negociações com o Gov. do Estado, o que tem dificultado uma solução mais rápida para essa questão. Talvez estejam ai ainda presentes e embutidos interesses residuais da antiga e desastrosa administração da cidade:..  É PRECISO ENTÃO QUE HAJA UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO E UMA COBRANÇA MUITO  FORTE E INCISIVA AO PODER PÚBLICO "MUNICIPAL" POR PARTE DA POPULAÇÃO DA CIDADE PARA QUE ESTA QUESTÃO SEJA LOGO RESOLVIDA,O POVO PRECISA ENTENDER QUE SALVADOR JÁ ATINGIU O LIMITE MAXIMO DO CAOS URBANO E NA MOBILIDADE E ISSO NÃO SE RESOLVE  SIMPLESMENTE COM O AUMENTO DA FROTA DE ÔNIBUS E CONSTRUINDO-SE MAIS AVENIDAS,VIADUTOS E ALARGANDO AS VIAS EXISTENTES PARA A CIRCULAÇÃO DE AUTOMÓVEIS, PRINCIPALMENTE AUMENTANDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA A IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO RESPONSÁVEL POR ALAGAMENTOS E ENCHENTES NAS GRANDES CIDADES ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O AUMENTO MÉDIO DA TEMPERATURA LOCAL ALÉM DA POLUIÇÃO.É PRECISO VOLTAR A SE INVESTIR EM PLANEJAMENTO,EM PROJETOS E NA APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS EM NOSSA CIDADE ALÉM DE UM GRANDE INVESTIMENTO EM TRANSPORTES PÚBLICO DE MASSA COM QUALIDADE,COM A IMPLANTAÇÃO DA INTEGRAÇÃO FÍSICA E TARIFÁRIA COM BILHETE ÚNICO  ELETRÔNICO POR HORA,INVESTIR EM SISTEMAS DE MODAIS ALIMENTADORES E COMPLEMENTARES INCLUINDO -SE AI OS VERTICAIS,INVESTIR NO TREM DO SUBÚRBIO E NA SUA EXPANSÃO PARA ALÉM DA REGIÃO METROPOLITANA,CICLOVIAS E RUAS EXCLUSIVAS PARA O TRANSITO DE  PESSOAS NO CENTRO DA CIDADE INVESTINDO NA MELHORIA DAS CALÇADAS COM O ALARGAMENTO DAS MESMAS E A IMPLANTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO PARA PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO,MELHORAR A ACESSIBILIDADE. SOMENTE DESSA FORMA CONSEGUIREMOS TIRAR POTENCIALMENTE DE CIRCULAÇÃO UM GRANDE CONTINGENTE DE VEÍCULOS DAS RUAS DIMINUINDO O NUMERO DE ACIDENTES E O ALTO CUSTO SOCIAL E FINANCEIRO DOS GOVERNOS NAS TRÊS ESFERAS COM OS  DANOS IRREPARÁVEIS CAUSADOS POR TAIS  OCORRÊNCIAS PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A VIDAS HUMANAS.SÓ ASSIM  TORNAREMOS A CIDADE MAIS HUMANA,MAIS DEMOCRÁTICA E SEGURA PARA TODOS,MELHORANDO SIGNIFICATIVAMENTE A QUALIDADE DE VIDA PARA TODA A SUA POPULAÇÃO.SÓ DESSA FORMA COM UM SISTEMA DE TRANSPORTES MODERNO, SEGURO, RÁPIDO,CONFORTÁVEL,EFICIENTE E DE ALTA CAPACIDADE,COM POLITICAS PÚBLICAS URBANAS VOLTADAS UNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA O INTERESSE DA NOSSA CIDADE E DA SUA POPULAÇÃO É QUE CONSEQUIREMOS ENTÃO TER DE VOLTA UMA CIDADE MAIS HUMANA; " UMA CIDADE PARA PESSOAS".

Um comentário:

  1. 1o foi MKertesz (86-89) e o "bonde moderno". E eu quis acreditar. (Ficaram as ruínas das obras inacabadas...) Depois veio Fernando José (89-93) (q Deus o tenha!) e nesse não teve como acreditar mesmo, pois era difícil dar crédito a um homem q "matava a cobra no rádio e mostrava o pau na TV"... Mas aí já deu pra ver d que o povo de SSA era capaz de eleger!! Na sequência, veio Lídice e foi o que todos já sabemos: briga dos infernos com prejuízo pra cidade.... Então, surge Imbassahy (97-2005) e a cidade até q melhorou, mas foi aí que foi gestado o ovo de uma serpente venenosissima chamada "metrô de Salvador!". Confesso que no começo eu até quis acreditar! Apesar de achar o projeto equivocado: ao invés da Paralela, focava no velho centro da Estação da Lapa.... Depois veio JH de Barradas Carneiro (2005-2013) e aê eu não preciso falar mais nada, pois tudo mundo já sabe a desgraceira que foi....
    Agora me vem falar de uma "ponte" e ainda querem que eu acredite?!?! Me poupem!!!
    AUGUSTO QUEIROZ - DE bRASÍLIA

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