PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 22 de dezembro de 2012

João culpa secretários por rejeição de contas...???!!!

Carol Aquino

O prefeito João Henrique responsabilizou seus secretários pela reprovação de suas contas em 2009, 2010 e 2011, durante entrevista à televisão na tarde deste sábado, 22. Ele afirmou não temer ficar inelegível por oito anos porque não teria responsabilidade sobre o destino das verbas aplicadas pela prefeitura.
"Não posso ser responsabilizado porque não sou ordenador de despesas. A responsabilidade é dos secretários" . Segundo João, essa é a interpretação de tribunais de contas do Estado e da União Sua possível inelegibilidade, argumentou, se deveria a um erro de interpretação do Tribunal de Contas dos Municípios. "Meu advogado me garantiu não haver dolo."
Receita - Ainda durante a entrevista concedida à TV Bahia, João apontou que as dificuldades de sua gestão se devem à baixa receita do município e apontou a necessidade de ampliar a arrecadação de tributos no município. Essa foi uma das ressalvas feitas pelos conselheiros do TCM na reprovação das suas contas de 2010 e 2011: o prefeito teria perdido chances de aumentar a receita da capital baiana não cobrando parcela significativa da dívida de contribuintes à fazenda municipal. O prefeito atribuiu problemas também ao acréscimo constante da população de Salvador, que teria aumentado com a seca no Estado.
João Henrique ainda fez um balanço dos seus dois mandatos e considerou que houve grandes avanços durante sua gestão. Entre eles listou as obras de contenção de encostas, o que teria diminuído a mortalidade de famílias durante a época de chuvas, os reparos na Avenida Bonocô, o fornecimento de transporte escolar para estudantes das ilhas, além da construção de espaços urbanos de lazer, como pistas de skate e bicicross.
Fonte - A Tarde  22/12/2012

Comentário Pregopontocom :
A credibilidade e a falta de senso (cara de pau) desse "Sr."já atingiu o limite máximo, possível e inimaginável.Parece que o mesmo não se dá conta (ou finge ignorar)o fato da sua desastrosa e maléfica  administração da cidade de Salvador.Em que mundo ele vive?????.......um mundo surreal?????!!!!!!!

Atitudes Positivas: Mais civilidade no trânsito, em 2013


Lucas Cunha
A Tarde
Joa Souza | Agência A TARDE
Vivemos o caos no trânsito de Salvador. O tema pautou uma importante parte dos debates na recente eleição para prefeito e é uma das mais constantes queixas quando se fala sobre os principais problemas da cidade. Óbvio que em Salvador, o transporte de massa e as opções alternativas como ciclovias ainda estão longe, muito longe, de oferecer boas opções para que a população deixe de usar seus carros, a fim de desafogar as ruas e avenidas. Mas, fica a pergunta: será que estas mesmas pessoas que reclamam da situação do trânsito na capital baiana param para refletir qual a parte que lhes cabe para, ao menos, tentar amenizar estes problemas?
"Quando o caos está instalado, a tendência é que as pessoas imitem este caos em suas ações", comenta a especialista em trânsito Cristina Aragon, ex-superintendente da SET (atual Transalvador).
Segundo Cristina, numa situação de completo descaso, como no trânsito de Salvador, as pessoas acabam repetindo os padrões errados adotados por outros motoristas e não se sentem constrangidas em contrariar aquela ordem. Ela dá como exemplo os pais que engarrafam as aéreas próximas aos colégios quando vão deixar seus filhos.
"Veja que exemplo nós damos para as crianças que estão em formação. Os pais querem parar na porta da escola, não se dão ao trabalho nem de parar uns 30, 50 metros antes. Isso porque chegam em cima da hora ou tem preguiça mesmo. Todo mundo faz porque não tem quem diga a ela que não faça".
Para Cristina, Salvador vive um momento de "total desobediência do trânsito", em especial após o desligamento dos pontos de fiscalização eletrônica. "Não tenho dados atuais, mas tínhamos uma pesquisa que indica que a cada mudança de sinal havia uma infração. Hoje, minha impressão é que esse número é maior. A maioria dos acidentes no trânsito acontece por infrações: uma invasão de sinal ou alguém que dirigiu bêbado".
Planejamento - Segundo Rodrigo Ramalho, baiano autor do livro "Educação Emocional no Trânsito" e que mantém um site sobre o assunto, o atual estágio do trânsito em Salvador requer que as pessoas façam um planejamento dos seus itinerários.
"As pessoas sempre pensam nas tarefas a fazer, mas não incluem o trânsito nesse planejamento. Aí vêm as frustrações. Você precisar planejar, se preparar psicologicamente para as condições que vai encontrar no caminho. Assim, você vai reagir melhor, o nosso cérebro fica mais ativado para contratempos".
Para Rodrigo, um primeiro passo é anotar o seu itinerário durante o dia, como se fosse uma lista de supermercado ou de compras, planejando os melhores horários e rotas.
"O ideal é fazer isso no dia anterior, para ter uma noção de tempo melhor. Com um roteiro em mãos, você sai de casa mais forte emocionalmente, não fica vulnerável a se estressar na primeira fechada que levar. O trânsito precisa ser levado mais a sério, ele pode estragar o seu dia, ser um fator de infelicidade, interferir na sua qualidade de vida. Quem vai se sentir bem passando quatro horas no trânsito?".
Mudança de hábito - A relação com o trânsito nas grandes cidades já vem influenciando algumas pessoas até mesmo a escolherem o seu trabalho em lugares de mais fácil acesso, visando exatamente uma melhor qualidade de vida.
Cristina ainda comenta sobre a recente polêmica em torno da cobrança ou não de estacionamento em shoppings. A especialista vê com bons olhos a cobrança, pois o tema já fez com que algumas pessoas refletissem sobre sua relação com o trânsito.
"Vi pessoas falando que não iam mais de carro ao shopping se houver cobrança ou ainda que vão preferir o comércio de rua. Que bom então! Sou plenamente favorável. As lojas podem fazer promoções onde quem comprar acima de determinado valor não pague estacionamento. Acho que Salvador ainda tem uma relação muito provinciana, hábitos como querer almoçar em casa meio-dia, por exemplo. As pessoas estão tendo que aprender a ter outra relação com o trânsito na marra. Se não é por amor, é pela dor. Mas precisam aprender a fazer escolhas inteligentes".
Fonte - A Tarde 21/12/2012

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Maria-fumaça volta ao metrô londrino para comemoração

BBC - 18/12/2012

Quase um século e meio após sua inauguração, o metrô de Londres voltou a ver uma maria-fumaça andando sobre seus trilhos.
Em uma viagem teste para a comemoração do aniversário de 150 anos da primeira viagem, em janeiro, um trem restaurado de mais de cem anos circulou pela linha Metropolitan, a primeira do sistema do metrô londrino, o mais antigo do mundo. A viagem comemorativa do dia 13 de janeiro poderá ser acompanhada por 300 passageiros, escolhidos por sorteio.
Segundo o Museu dos Transportes de Londres, responsável pela reforma da maria-fumaça, 40 mil pessoas viajaram no dia da inauguração do serviço, que então conectava as estações de Paddington e Farringdon, no centro da cidade.
Fonte - Revista ferroviária 18/12/2012

Assista o vídeo

Fonte - BBC

Campanha do metrô Melbourne faz sucesso na internet - Vídeo

A companhia de metrô da cidade de Melbourne, na Austrália, preocupada com o número de mortes envolvendo acidentes com trens fez uma campanha em parceria com a agência McCann. Ao contrario do que se imagina para uma campanha com essa seriedade, o diretor executivo de criação da agência, John Mescall, fez um vídeo com personagens em desenho animado.
O vídeo musical “Dumb Ways To Die” (Modos estúpidos de morrer, em tradução livre) está fazendo um grande sucesso e já tem mais de 33 milhões de visualizações no YouTube.
Fonte - Revista Ferroviária 19/12/2012


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TCM condena João Henrique a devolver quase R$ 3 milhões...

Política

Por unanimidade,o TCE considerou parcialmente procedentes as conclusões contidas no relatório de uma "Auditoria Especial",sobre os gastos com publicidade da prefeitura em 2009.

Biaggio Talento - A Tarde
Marco Aurélio Martins/Ag. A TARDE

O prefeito João Henrique Carneiro (PP) sofreu mais um revés no Tribunal de Contas dos Municípios que considerou, por unanimidade, parcialmente procedentes as conclusões contidas no relatório de uma "Auditoria Especial" sobre os gastos com publicidade da prefeitura em 2009.
Relator do processo, o conselheiro Paolo Marconi requereu a formulação de representação ao Ministério Público, multou o prefeito em R$ 36 mil e determinou o ressarcimento, com recursos pessoais, de R$ 2,9 milhões, "em decorrência do pagamento de publicidade com caráter auto promocional do gestor (R$ 117.324,00)"; da falta de justificativa para o pagamento de R$ 10 mil a um jornal de outra cidade e "da falta de apresentação do conteúdo das publicidades relativas a 96 processos de pagamento (R$ 1.329.345,07); e apresentação de mídias defeituosas prejudicando a análise material dos respectivos conteúdos (R$ 1.451.531,70)".
Baixa Grande - Entre a lista de irregularidades, duas chamam a atenção. Na primeira, os R$ 10 mil pagos pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura ao "Jornal da Região", do município de Baixa Grande (distante 264 quilômetros da capital) para publicação de informe sobre a implantação do Programa "Cidade Educadora" na rede municipal de Salvador.
No mesmo periódico, foi publicada matéria que descreve a ação desenvolvida pelo irmão do prefeito João Henrique, o deputado Sérgio Carneiro (PT) no município de Feira de Santana (onde ele tem base eleitoral). O outro caso foi o gasto de R$ 7,1 mil "em favor do 1º número de uma revista chamada PREMMASP - 'Premiando os Melhores do Ano no Serviço Público' (Edição 2009 - n° 1 - Ano I)".
Na revista, "aparecem em destaque, inclusive com fotos, o prefeito João Henrique, o então secretário municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Fábio Rios Mota, e o ex-secretário municipal da Educação, Carlos Ribeiro Soares, todos agraciados com o prêmio Melhores do Ano no serviço público, criado pela própria revista", diz o relatório.
A equipe de auditoria realizou, ainda, um levantamento de 2005 e 2009, constatando que a prefeitura gastou cerca de R$ 75 milhões com publicidade. Houve uma variação de 614,85% entre 2005 (R$ 8,3 milhões) e o total de despesa paga com publicidade até 2009 (R$ 68 milhões), incluindo aditivos.
Conforme o TCM "somente no último ano analisado, a prefeitura gastou R$ 15,17 milhões, montante expressamente reconhecido pelo prefeito e registrado no Sistema de Informação de Gastos com Publicidade do Tribunal, implicando no reconhecimento do gestor de ter extrapolado em R$ 4,7 milhões o limite contratual anual que era de R$ 10,4 milhões.
O secretário de Comunicação do Município, André Curvello disse que a prefeitura vai esperar ser notificada pelo TCM para tomar conhecimento oficial do relatório e apresentar sua defesa.
Fonte - A Tarde 18/12/2012

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Metrô de Londres, o mais antigo do mundo, completa 150 anos

Conheça a história e confira treze fatos do metrô que você não sabia
ZERO HORA
Foto: Divulgação / Visit Britain
A cada dia, mais de mil pessoas esquecem algo no metrô. Todos os objetos são enviados para um escritório no subsolo da Baker Street, que emprega 40 funcionários em período integral. O local armazena em média 200 mil objetos perdidos
As linhas de trem representam um aspecto prático das cidades, mas ao longo de seu século e meio de existência, o metrô de Londres foi além e se tornou um ícone da capital britânica. Quando o "Tube", como é chamado, completar 150 anos desde sua inauguração em 9 de janeiro, Londres estará preparada para destacar a ocasião com um ano de comemorações.
O metrô de Londres é o mais antigo do mundo. Sua primeira viagem foi em 9 de janeiro de 1863, entre Paddington e Farringdon, na linha Metropolitana. Para marcar os 150 anos de funcionamento, o metrô londrino, em parceria com o Museu do Transporte de Londres, vai realizar diversos eventos, incluindo a recriação de seu primeiro trajeto, atividades especiais em estações desativadas e a publicação de uma série de livros.
Nos dias 13 e 20 de janeiro de 2013, a primeira viagem de passageiros será recriada com trens especialmente restaurados, incluindo a locomotiva metropolitana a vapor nº 1 e o vagão ferroviário metropolitano comemorativo nº 353 - trata-se do vagão subterrâneo em funcionamento mais antigo do mundo. Ao longo de 2013 haverá vários outros trajetos ferroviários comemorativos, utilizando trens a vapor que vão partir de outras estações históricas da rede.
Foto: Divulgação/Visit Britain
O Museu do Transporte de Londres vai exibir os cartazes mais emblemáticos usados para fazer propaganda do metrô de Londres na exposição Poster Art 150: London Underground's Greatest Designs (de fevereiro a outubro de 2013). O público poderá conhecer 150 dos melhores projetos desde a primeira série de cartazes gráficos, em 1908. Os visitantes terão a oportunidade de votar em seus favoritos e o cartaz mais popular será revelado no final da exposição.
Os passageiros do metrô podem notar que algumas estações mais parecem museus, graças ao projeto Arte no Metrô. O programa, realizado desde 2000, apresenta obras de arte de qualidade criadas em lugares inesperados da malha subterrânea, com o objetivo de tornar milhões de viagens diárias mais agradáveis. Para comemorar os 150 anos do metrô londrino, o projeto Arte no Metrô terá uma programação especial conduzida por um artista britânico aclamado e famoso, que levará obras de arte a todas as estações da rede do metrô, além de uma série especial de cartazes e cópias com edição limitada, criadas por 15 importantes artistas contemporâneos. Além de inspirar artistas, o lançamento de 12 contos de autores conhecidos vai mostrar como o metrô também influencia o trabalho de escritores. A Penguin Books publicará as histórias em 2013, cada uma baseada em uma linha de metrô diferente.
Além de admirar as obras artísticas e ler os livros, os fãs do Tube poderão assistir a exibições de filmes temáticos em estações do próprio metrô (os detalhes serão confirmados) e apresentações teatrais na estação desativada de Aldwych.
Para saber mais detalhes sobre como participar das comemorações do metrô, acesse o site.
Para obter informações sobre o projeto Arte no Metrô, acesse o site -  http://art.tfl.gov.uk/.
Foto: Reprodução
Se você for viajar para Londres e pretende usar o metrô e outras formas de transporte público, é possível adquirir o Visitor Oyster Card e recebê-lo antes da viagem. Comece a usá-lo desde o momento da aterrissagem em Londres, evitando filas no aeroporto para comprar bilhetes. O Visitor Oyster Card calcula a tarifa mais barata para sua viagem. Você pode comprar o Visitor Oyster Card antes da sua viagem à Grã-Bretanha na loja do VisitBritain.
Conheça 13 fatos sobre o metrô de Londres (inclusive a origem do termo "Tube")
1. O metrô londrino transporta atualmente 1.107.000.000 de passageiros por ano em 270 estações.
2. De modo informal, ele é conhecido como "Tube", que originalmente se referia à profundidade das linhas de trem usadas por composições de corte transversal menor e mais circular, ao invés das linhas menos profundas que eram construídas para locomotivas a vapor. O termo agora abrange todo o sistema.
3. A velocidade média de um trem do metrô é de 33 quilômetros por hora.
4. Cada trem do metrô percorre anualmente 184.269 quilômetros.
5. A extensão da rede metroviária é de 402 quilômetros.
6. A cada dia, mais de mil pessoas esquecem algo no metrô. Todos os objetos são enviados para um escritório no subsolo da Baker Street, que emprega 40 funcionários em período integral. O local armazena em média 200 mil objetos perdidos. Dentre os itens mais estranhos que já estiveram ali incluem-se espadas de samurai, dentaduras, três morcegos mortos e uma lancha de 14 pés. Após três meses, os itens não reclamados são vendidos em leilão ou doados.
7. A estação desativada de Aldwych é exibida com frequência nas telas de cinema. Já serviu de locação para cenas de Superman IV: em Busca da Paz, Desejo e Reparação e V de Vingança.
8. A profundidade subterrânea máxima do metrô fica em Holly Bush Hill, Hampstead, onde as linhas da galeria estão 68,8 metros abaixo do solo.
9. A escada rolante mais longa fica na estação Angel, com 60 metros e inclinação vertical de 27,5 metros.
10. Baker Street é a estação com mais plataformas - um total de 10.
11. A estação de metrô mais movimentada de Londres é Waterloo, onde embarcam 57.000 pessoas durante as três horas de pico do período da manhã. Em termos de passageiros por ano, a estação mais movimentada também é Waterloo, com 82 milhões.
12. Durante 2011 e 2012, o metrô de Londres transportou uma quantidade recorde de passageiros em 1.17 bilhão de viagens realizadas.
13. Albus Dumbledore, personagem da série Harry Potter, tem uma cicatriz com o formato do mapa do metrô logo acima do joelho esquerdo.

Fonte - ZERO HORA 17/12/2012

Bob Fernandes/ Supremo faz política ao cassar mandatos



Jornal da Gazeta
Publicado em 17/12/2012

Cinco a quatro. É óbvio que o Supremo estava dividido. No mundo das frases feitas e dos clichês, se diz que decisão da justiça se cumpre e não se discute. No mundo real isso é só uma frase feita. O maior problema na justiça brasileira é esse: as decisões são contestadas por quem tem dinheiro ou poder. E até a última vírgula.
Por exemplo: o judiciário já decidiu que o Estado deve mais de R$ 100 bilhões aos cidadãos. Dívidas de precatórios. Quem não pagou deveria estar preso. Mas ninguém foi preso. Por quê? Porque decisões nos tribunais são técnicas, mas são também políticas. E levem em consideração o chamado "ambiente". Seja social, seja, nesse caso em particular, o midiático.
Essa decisão do Supremo é técnica. Não faltam caminhos para isso. O Brasil tem cerca de 180 mil leis. Sempre haverá uma brecha legal. Mas essa decisão é também política. Se coaduna com certo ambiente social; aquele que tem voz e espaços tradicionais. Diz respeito ao que, nesse momento, reverbera e impacta o cenário político e social.
Quatro dos cinco ministros disseram que a cassação de mandatos é um ato que cabe exclusivamente ao Congresso. Como exposto no artigo 55, parágrafo segundo da Constituição. Os demais enxergaram uma brecha para o Supremo decidir de maneira oposta.
Importante: há um ano, os mesmos Celso de Mello, Luiz Fux, Marco Aurélio e Gilmar Mendes, julgaram caso semelhante. E então entenderam, e votaram, com opinião contrária ao que agora tiveram. A eles não faltará talento e verve para justificar esse neo voto.
A justificativa maior para o Supremo cassar os três deputados é que não teria sentido eles não perderem o mandato. Por que já condenados no caso conhecido como mensalão. De fato, até uma pedra não entenderia como alguém cassado pode exercer mandato.
Mas há um fato maior. Quem elege é o eleitor, o povo. Quem cassa, está explicito no espírito da lei, é o legislativo. Ou, o mesmo povo na eleição seguinte. Tanto é que assim entenderam 4 dos 9 ministros que votaram. E, há um ano, assim também entenderam os ministros que, agora, mudaram de opinião.
Com razão se duvida da capacidade do Congresso de cassar os seus. Mas razão terá também quem afirmar que o Supremo não funciona, e não decide, em milhares de casos que seguem nas suas gavetas. E nem por isso outro poder irá usurpar as prerrogativas do Tribunal.
A decisão do Supremo é técnica, Mas é, também, política. E pode levar a uma crise se o Congresso reagir. Para essa decisão não faltou cálculo. Falando em cálculos. Desde o fim dos regimes oligárquicos, há 82 anos, o Brasil viveu apenas 42 anos de democracia plena. O resto, quase a metade, foram ditaduras. Ou, arremedos de democracia

Vídeo mostra delegados da PF fazendo bicos para o crime organizado em São Paulo



Em São Paulo, delegados da Polícia Federal faziam bico para o crime organizado e cobravam pagamentos mensais. Os valores cobrados para dar proteção a chineses e árabes começaram a custar caro para eles. E aconteceu algo inacreditável: quem fazia o pagamento aos policiais reclamou do valor e pediu desconto na propina. Fonte - Jornal da Record 17/12/2012

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ministério público convida vereadores de Salvador para explicar matérias aprovadas.

Da Redação
Vereadores da CMS,Câmara de Salvador foram "convidados" pelo MPBa (Ministério Público da Ba) a dar explicações a partir dessa segunda feira (17/12) sobre o teor das matérias aprovadas na ultima sessão plenária da quarta feira ( 14/12).Parece que o pânico abateu-se sobre o Paço Municipal mais especificamente para os operadores do rolo compressor que aprovaram diversas matérias e emendas de ultima hora das quais é bem provável que  não tinham o menor conhecimento sobre o conteúdo das mesmas .É  aquela velha história,ou o velho ditado,onde passa um boi passa uma boiada e assim foi feito na quarta feira,tudo que o mestre mandou,faremos todos,com algumas poucas exceções não agravando os que assim não procederam.O zun zun zun tá formado e a temperatura subiu na  Pça municipal, agora vamos ver quem é que tem café no bule,quem e que sabe, se é que alguém sabe alguma coisa, ou então vão ter que ser muito bom de bico,se vai da certo ai são outros quinhentos....mas vão ter que esmiuçar,detalhar e explicar tudo direitinho,tim tim por tim tim...a isso vai,o grande problema é como vão fazer isso.


Brasil vai fabricar helicópteros Mi-171 - Russos

RIA Novosti
A empresa estatal russa Rostekhnologii (Tecnologias da Rússia) e a empresa brasileira Odebrecht Defesa e Tecnologia assinaram um memorando de cooperação.
O documento prevê a criação de uma joint venture que, em particular, montará helicópteros multiuso Mi-171 no Brasil.
O Brasil também pretende criar um centro de serviços que irá operar com helicópteros Mi-35M. Além disso, a Rússia e o Brasil tencionam desenvolver um sistema de defesa aérea destinado ao Ministério da Defesa do Brasil. No entanto, o tipo do sistema não foi especificado.
Fonte - Voz da Russia 17/12/2012

Porto Alegre estuda projeto de bonde turístico


Jornal do Comércio 14/12/2012
Foi apresentado nesta sexta-feira (14), na Câmara de Vereadores, pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), o estudo de viabilidade para implantação do Bonde Histórico em Porto Alegre. Entre as opções avaliadas, foi escolhido um percurso de 3,8 quilômetros para a linha turística, com paradas ao longo do percurso e seis viagens diárias por veículo, de terças a domingos. O trajeto tem saída do antigo Abrigo de Bondes, ao lado do Largo Glênio Peres, seguindo pela rua Sete de Setembro com retorno ao ponto de partida pela avenida Duque de Caxias e rua Vigário José Inácio.
Entre as três opções de veículos para a operação, a escolha foi pela restauração de dois bondes originais, de propriedade da prefeitura, com modernização do sistema de alimentação dos veículos utilizando motores a bateria, de baixo consumo de energia e menor custo que o sistema tradicional, que utiliza cabo aéreo.
Realizado pelo consórcio formado pelas empresas Quanta Consultoria Ltda e a Água & Solo Estudos e Projetos, vencedor da licitação feita pela SMTUR no valor de R$ 308.693,00, o estudo de viabilidade técnica e socioeconômica traçou um roteiro que passará por 19 atrativos do Centro Histórico. O trajeto apontado foi indicado como preferido por 73% dos turistas e moradores da Capital ouvidos em pesquisa realizada pelo consórcio.
O estudo de viabilidade, iniciado em julho deste ano, ainda avaliou o impacto ambiental do projeto, as possíveis alterações de trânsito bem como a integração da linha do Bonde Histórico com as demais iniciativas de revitalização do Centro Histórico e com os outros modais turísticos existentes, como o city tour Linha Turismo, que tem pontos de parada no Centro Histórico, e os passeios de barco no Guaíba que parte do Cais Mauá e Cais da Usina do Gasômetro.
O consórcio buscou referências em cidades como Santos (SP), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Lisboa (Portugal), que contam com linhas de bonde de uso exclusivamente turístico ou combinado como transporte urbano. Para Porto Alegre, a proposta é de transporte unicamente turístico para o Bonde Histórico. A tarifa sugerida pelo estudo de viabilidade para os passeios de bonde é de R$ 20 para uma ocupação de 33% dos 32 assentos mais os espaços reservados para cadeirantes e pessoas obesas.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o próximo passo será o lançamento de edital de licitação para a contratação do projeto executivo que dará base técnica para a implantação do projeto, definindo também seu custo final estimado em R$ 25 milhões pelo estudo de viabilidade.
Fonte - São Paulo Trem Jeito  17/12/2012

China inaugura mais longa linha de TAV do mundo

Foto - Ilustração
O Ministério da Ferrovias da China anunciou na última sexta-feira (14/12) que irá inaugurar no dia 26 de dezembro a mais longa ferrovia de alta velocidade do mundo. A linha terá 2.298 quilômetros de extensão, 35 estações e ligará as cidades de Pequim e Guangzhou, importante centro portuário do país.
Segundo o Ministério das Ferrovias, o trem viajará a uma velocidade média de 300 km/h e o percurso entre a capital chinesa e o centro econômico do sul do país será feito em aproximadamente oito horas.
Ainda segundo o ministério, o novo trem de alta velocidade chinês também será capaz de transportar 20 milhões de toneladas de carga.
Fonte - Revista Ferroviária 17/12/2012

TV Globo e os terroristas do campo

Por Altamiro Borges
Foto ilustração - ehol.com
Em outubro de 2009, integrantes do MST ocuparam uma fazenda grilada pela empresa Cutrale no município de Iaras (SP). Revoltados com a lentidão da reforma agrária, ativistas destruíram pés de laranja com tratores. Apesar da direção do movimento ter criticado a iniciativa, a cena foi superexplorada pela mídia ruralista. A TV Globo, já em campanha para a sucessão de 2010, reproduziu o vídeo inúmeras vezes. Ontem, porém, ela silenciou sobre uma ação terrorista dos ruralistas em terras indígenas no Mato Grosso.
Segundo relato dos jornalistas Daniel Carvalho e Juca Varella, na Folha deste domingo, os fazendeiros que invadiram ilegalmente terras dos índios xavantes Marãiwatsédé, na cidade Alto da Boa Vista (MT), utilizaram métodos terroristas para sabotar ontem uma ação de despejo liderada por agentes do Incra e da Polícia Federal. “Eles usam táticas de guerrilha contra forças federais para tentar impedir despejo, queimam ponte, bloqueiam estrada e armam um ataque frustrado”. A emboscada poderia até ter causado mortes.
Emboscada e coquetéis molotov:
Os grileiros chegaram a fabricar coquetéis molotov. “Quem está com bomba fica desse lado. Quem não está fica desse outro”, dizia um deles, de cima de uma caminhonete. “Era uma emboscada para os agentes de segurança. A ideia era atacá-los e depois tocar fogo ao caminhão com a mudança, em protesto. Um produtor da região, de cerca de 60 anos, puxou conversa com os jornalistas. Em tom jocoso, questionou se o repórter não estaria disposto a ‘pegar umas pedras’ e se juntar aos manifestantes”, descrevem os repórteres.
Ainda segundo os jornalistas, “a tensão ia aumentando. Uns, mais preocupados, diziam: ‘Dessa vez não vai ser bala de borracha’. Um homem retrucou: ‘Mas aqui também tem [bala de verdade]’. De repente, as luzes se apagaram. A escuridão era quebrada apenas pelos faróis do comboio de 20 carros de polícia que se aproximava. Um grupo de quatro manifestantes se aproximou do primeiro carro, de onde saíram quatro soldados armados. ‘Nem mais um passo, senão a gente atira’, gritou um soldado da Força Nacional”.
A seletividade da mídia ruralista:
“O barril de pólvora que se armou na região não havia explodido até a conclusão desta reportagem, mas a disposição de quem está em Posto da Mata deixava claro que pode ser apenas uma questão de tempo. ‘Vai morrer homem, mulher. Estou disposto a morrer pelo que tenho’, dizia Odemir Perez”. A invasão da reserva dos Marãiwatsédé foi planejada por ricaços ruralistas, que alistaram pequenos produtores e contam com o apoio de políticos da direita. Dom Pedro Casaldáliga há muito denuncia o clima de tensão na região.
O conflito, porém, nunca foi destaque na mídia ruralista. Quando da ocupação da fazenda grilada da Cutrale em 2009, jornais, revistas e emissoras de tevê fizeram um baita escândalo. Eles ajudaram a criar o clima para a instalação da CPI do MST, visando criminalizar o movimento dos trabalhadores rurais sem-terra. Agora, a mídia nada fala sobre a ação terrorista dos ruralistas no Mato Grosso. Nem sequer um vídeo no Jornal Nacional da TV Globo. E ainda tem gente que acredita na neutralidade da imprensa burguesa!
Fonte - Blog do Miro  16/12/2012

domingo, 16 de dezembro de 2012

Avenidas de Cuiabá serão interditadas para obra do VLT


Secopa anuncia bloqueio nas avenidas do CPA e XV de Novembro
Mídia News – Lislaine dos Anjos
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já confirmou para o próximo dia 26 a realização de mais duas grandes interdições nas avenidas XV de Novembro e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).
A medida será necessária para ampliação dos canteiros de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital.
Na Avenida do CPA, será construído um viaduto em forma de ferradura, que ganhou o nome de Viaduto da Sefaz – por ser localizado em frente à Secretaria de Estado de Fazenda. Já na Avenida XV de Novembro, a interdição será necessária para adequação da via e implantação dos trilhos do VLT naquele trecho.
De acordo com o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, os projetos de desvio das duas intervenções já foram aprovados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU).
O Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela obra, já deu início à sinalização da rota oficial que será usada pelos motoristas nos locais com fluxo bloqueado e, após as festividades natalinas, as duas avenidas sofrerão mudanças no tráfego.
Em entrevista ao MidiaNews, Detoni alertou os motoristas para a necessidade de atenção dobrada nesses locais, pois algumas ruas terão os sentidos invertidos por conta das obras, como é o caso de vias no Centro Político Administrativo e na Avenida Tenente OCronel Duarte (Prainha).
“Já estão fazendo o serviço de sinalização de placas e instalação de semáforos e tem rua que vai ter o sentido invertido. Essa fase deve durar pelas próximas duas semanas. Finalizada essa etapa, as avenidas serão interditadas e daremos início à construção do Viaduto da Sefaz às demais obras”, afirmou.
Desvio na Avenida do CPA
Considerada a quarta frente de obras para implantação do VLT, a construção do Viaduto da Sefaz vai demandar a interdição no trânsito de parte da Avenida do CPA, entre a Fecomércio (próximo à Praça das Bandeiras) e a sede da Sefaz.
A pista que faz o sentido CPA-Centro será totalmente bloqueada, segundo a Secopa, sendo necessário o uso do desvio montado pelas empreiteiras dentro do Centro Político.
O motorista que segue pela avenida em direção ao Centro da cidade deverá entrar à direita na primeira rua após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda na rua ao lado da sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Ao chegar próximo à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o motorista deverá virar novamente à esquerda, retornando à Avenida do CPA.
Quem chega ao Centro Político pela Avenida Hélio Ribeiro também irá se deparar com mudanças no trânsito. Quem hoje sobe ao lado da sede da Assembleia Legislativa terá que entrar à esquerda na rotatória que dá acesso à rua do Palácio Paiaguás (que passa em frente ao Banco do Brasil) e virar à direita para retornar à Avenida do CPA.
Detoni confirmou, ainda, que haverá uma inversão no binário das ruas que passam ao lado da Praça das Bandeiras.
Sendo assim, a rua que passa em frente à sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso), por onde os motoristas sobem ao CPA atualmente, se tornará descida, de modo a direcionar os veículos do Centro Político à avenida.
Da mesma forma, a rua paralela, que hoje apenas aceita o fluxo que desce para a Avenida do CPA, seria transformada em subida.
A pista contrária, que faz o sentido Centro-CPA, funcionará apenas com fluxo reduzido, pois deverá ter uma de suas faixas suprimidas para garantir a segurança dos operários durante a obra.
Desvio na Prainha
A avenida XV de Novembro não irá ganhar obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), porém, também será interditada para a execução das obras de implantação de toda a infraestrutura do VLT, composta pela via permanente, rede aérea de tração e estações de transferência.
A instalação será feita no meio da via, onde hoje estão localizadas as faixas de rolamento (central e metade das duas adjacentes).
A interdição na via não será total, mas demandará a mudança do fluxo de veículos para a avenida paralela, que hoje apenas é usada por quem sai de Várzea Grande em direção à Cuiabá.
“A Avenida XV de Novembro terá a faixa central interditada, deixando uma faixa de rolamento de cada lado livre para acesso ao comércio. O fluxo de passagem dessa avenida será jogado de volta para a Prainha. Hoje, as duas pistas que ligam o camelódromo [Shopping Popular] até o Ginásio do Colégio São Gonçalo fazem um sentido só, em direção ao centro da cidade. Porém, após a interdição, uma delas voltará a fazer o sentido inverso, como era o trânsito antigamente”, explicou Detoni.
Essa mudança no trânsito da Prainha, inclusive, será mantida após a implantação do VLT, segundo o assessor.
“A Prainha vai voltar a operar em mão dupla. Primeiro como desvio da Avenida XV de Novembro. Depois como trânsito definitivo pós-VLT”, afirmou.
Viaduto da Sefaz
Essa obra terá o formato de uma ferradura, com 278 metros de extensão. O objetivo do viaduto é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde.
De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, essa será uma obra de arte especial, que terá duração de no máximo oito meses para ser concluída.
Depois de pronta, a obra será usada pelos motoristas que desejem fazer a conversão na avenida. Já o VLT passará por baixo do elevado.
VLT na Prainha
O VLT irá operar nos dois sentidos de circulação em toda a extensão da Avenida XV de Novembro.
A avenida terá duas estações de transferência: uma localizada próxima ao Atacadão, que também fará a integração com a rede de ônibus das regiões Oeste (Verdão, Cidade Alta e entorno) e Centro-Leste (Jardim Europa, Unic, Unirondon, Grande Terceiro e entorno); e outra, uma plataforma mais simples (padrão), será instalada na altura da Rua Caetano Santana, onde está localizado o Fiemtec (local de ensino mantido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso).
Implantação do modal
O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, são obras inclusas no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.
Operação do VLT
O metrô de superfície percorrerá 22,2 km, divididos em dois eixos.
O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km. Já o Eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó, terá 7,2 km.
O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Serão construídas 33 estações e três terminais de integração. O eixo 1 conta com 22 e o eixo 2 com 11 estações.
Até o momento, duas obras de arte desse pacote já foram iniciadas: a trincheira do KM Zero em Várzea Grande e o viaduto da UFMT, em Cuiabá. O próximo canteiro de obras, já montado, é o da construção do Viaduto da MT-040.

Fonte - São Paulo Trem jeito  15/12/2012