PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 27 de outubro de 2012

VLT de Goiânia - Licitação sai em novembro

Licitação para VLT de Goiânia sai em novembro

O Hoje 26/10/2012
A implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) no Eixo Anhanguera, em Goiânia, tão comentada desde o início do projeto – no ano passado –, vai começar a partir de janeiro, de acordo com previsão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (SEDRMG). Uma licitação para escolher a empresa que vai operar os trens por um prazo de 35 anos deve ser aberta no próximo mês.
Segundo o secretário Metropolitano, Silvio Silva Sousa, a licitação será internacional. “Já estamos sendo procurados por empresas de várias partes do mundo”, comenta. Ontem, foi realizada uma audiência pública no Palácio Pedro Ludovico Teixeira para discutir sobre o VLT. Silvio Silva lembra que, se houver necessidade, alterações ainda podem ser feitas no projeto. Após o início das obras, o prazo de conclusão previsto é de dois anos.
Silvio Silva afirma que essa será a maior obra de transporte e qualificação de via da história de Goiânia. “Esse é um projeto que vai deixar Goiânia tranquila quando o assunto é transporte coletivo pelo menos pelos próximos 35 anos”, destaca. Para ele, quando o assunto é VLT, renovação e requalificação são palavras básicas. “Precisamos preparar o eixo para uma demanda que é crescente. O modelo hoje está saturado”, completa.
De acordo com o secretario, o Eixo Anhanguera opera hoje em sua capacidade limite e o cenário atual transforma os ônibus em grandes comboios sem velocidade ou pontualidade. Além disso, os veículos são muito poluentes. “Por isso precisamos do VLT, um veículo leve e moderno, que vai solucionar o problema sem agredir a cidade”. A demanda atual do Eixo Anhanguera nos dias úteis é de 230.770 passageiros. A expectativa, segundo estudo feito para o projeto, é que esse número aumente em pelo menos mais 100 mil até 2040.
O VLT terá 14 quilômetros de extensão, 12 estações, e vai substituir o atual corredor de ônibus do Eixo Anhanguera. Os mesmos cinco terminais de integração existentes serão mantidos, totalizando 17 pontos de paradas ao longo do Eixo Anhanguera. O destaque do projeto, segundo Silvio Silva, é que ele vai levar em conta calçadas, ciclovias, acessibilidade e demais equipamentos urbanos. Até os semáforos deverão ter um controle inteligente integrado. Esta estratégia, que integra transporte e urbanismo, prevê um novo padrão de compartilhamento dos espaços da cidade com o objetivo de priorizar e integrar transporte público, pedestres e ciclistas.
Projeto prevê frota com trinta trens
De acordo com o secretario Metropolitano, Silvio Silva Sousa, o modelo de transporte coletivo da região metropolitana, com tarifa única (R$2,70), é referência em todo o País. Por isso o VLT será integrado a esse modelo. “Todo o projeto foi concebido pensando nessa manutenção”, destaca. O VLT terá uma frota de 30 trens, com dois carros por trem, e a previsão é de que eles rodem a aproximadamente 23 quilômetros por hora.
O modelo a ser implantado em Goiânia já existe em várias cidades da Europa. “Esse é o sistema mais moderno de transporte coletivo em uso no mundo. Consegue o dobro da velocidade média de um ônibus. O VLT é um resgate dos antigos bondes, mas de forma mais confiável e de altíssima tecnologia”, explica Silvio Silva.
Segundo o projeto, a implantação de um tratamento urbanístico deve abranger toda a via, de fachada-a-fachada, renovando e qualificando os espaços públicos, com novo piso, mobiliário, iluminação, pavimento da via, sinalização de tráfego e paisagismo. O VLT também não polui, já que é elétrico. “Esse projeto vai colocar Goiânia entre as cidades mais modernas do mundo”, diz o secretário.
Execução por partes
A execução do projeto deve ser feita em parceria entre o governo federal, o governo do Estado, a prefeitura e a empresa vencedora do processo licitatório. A obra deve ser realizada por módulos, desviando o tráfego para ruas próximas. “Interdita uma parte, depois de pronta, libera e interdita outra. Mas ainda estamos estudando como isso vai ser feito exatamente. O ponto positivo é que essa é uma obra relativamente rápida”, detalha o secretário metropolitano. De acordo com o projeto, o acesso às plataformas continuará sendo por catracas com leitor de cartão/bilhete do SITPASS.
Fonte - Revista Ferroviária  26/10/2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bondinho do Pão-de-Açúcar o Símbolo do Rio,completa Cem Anos

Símbolo do Rio de Janeiro, bondinho do Pão-de-Açúcar completa cem anos



Um dos símbolos mais conhecidos do Rio de Janeiro, o bondinho do Pão-de-Açúcar está completando cem anos. "Dos trilhos para os ares" foi a ideia foi do engenheiro Augusto Ramos, que chegou a ser chamado de louco. Depois de quatro anos de obras, surgia o primeiro teleférico do Brasil, em 27 de outubro de 1912.
Fonte -  R7.com  JR   26/10/2012

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mais cinco viadutos da Via Expressa foram liberados nesta quinta-feira


Maior intervenção viária em área urbana sendo executada no Brasil, a Via Expressa Baía de Todos os Santos, que liga a BR-324 ao Porto de Salvador, teve mais cinco viadutos liberados na manhã desta quinta-feira (25), pelo governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
Além de um viaduto executado na Rótula do Abacaxi, que ainda não estava sendo utilizado, foram liberados dois viadutos no Largo Dois Leões e mais dois viadutos na Baixa de Quintas. Dessa forma, será possível trafegar livremente, nos dois sentidos, da BR-324 até a Estrada da Rainha.
Na cerimônia de liberação, o governador confirmou a previsão para entrega da obra concluída no próximo ano. "Essa é a implantação de mais uma etapa dentro do que estava previsto. Espero entregar a obra completa em abril de 2013".
Já o ministro Passos destacou a importância das vias exclusivas para o transporte de cargas entre a BR-324 e o Porto. "Isso significa mais segurança, com menos acidentes e um acesso direto e eficiente para o Porto [de Salvador], mas, o projeto também é generoso a respeito das vias para o deslocamento das pessoas com os seus veículos, solucionando o problema dos engarrafamentos em algumas regiões da cidade. O maior exemplo disso é a Rótula do Abacaxi".
Com a entrega da segunda etapa, cinco das sete frentes de serviço da obra estão concluídas, faltando o trecho final da Estrada da Rainha e a conclusão dos túneis de acesso ao Comércio, na Soledade, com mais um viaduto que ligará o tráfego entre as Cidades Baixa e Alta.
Os veículos que chegam a Salvador, pela BR-324, poderão trafegar pelo viaduto liberado na Rótula do Abacaxi em direção à Avenida Heitor Dias, evitando os congestionamentos no Retiro e na Avenida Barros Reis, e prosseguir pela via com destino ao Largo Dois Leões, Baixa de Quintas e Estrada da Rainha.
Vias de acesso, retornos provisórios e placas de sinalização, além de uma rotatória, nas imediações da Ladeira do Paiva, facilitarão o deslocamento dos condutores que se dirigem aos bairros localizados na região, como Caixa d’Água, Pau Miúdo, Vila Laura e Sete Portas.

Mais benefícios

Segundo o diretor de Obras Estruturantes e Mobilidade Urbana da CONDER, Jessé Motta, com 80% dos serviços executados, a Via Expressa já beneficia a população mesmo antes da conclusão total das obras. “Chegaremos ao final do ano com 10 dos 14 viadutos já liberados para o tráfego, com impacto significativo no trânsito em áreas próximas à via” afirma.
A Via Expressa Baía de Todos os Santos representa um investimento de R$ 480 milhões e atende a uma importante demanda por um novo acesso ao Porto de Salvador, o primeiro na Região Norte/Nordeste em movimentação de contêineres e um dos maiores em exportação de frutas.
Com extensão de 4.3 km, a Via Expressa impulsiona o desenvolvimento econômico, dinamizando as relações comerciais, e torna-se indutor da revitalização do Comércio, além de criar um novo acesso à Cidade Baixa.
O presidente da CONDER, Milton Villas-Bôas, destacou que a obra trará mais ganhos para a mobilidade urbana na capital. “Os benefícios serão ainda maiores quando a via estiver totalmente concluída, já que o trânsito em avenidas como a Bonocô e a San Martin melhorará sensivelmente”, finalizou.
Contente em participar da solenidade de conclusão da segunda etapa da via, o operário Periandro dos Santos ressaltou a experiência de trabalho na obra. "Comecei como servente em 2010, trabalhando na Rótula do Abacaxi, fui ajudante de armador durante 5 meses e hoje, graças à Deus, sou armador de ferragens", comemorou. Seu coordenador, o encarregado Alderman Pereira, defendeu a importância do trabalho na Via Expressa para o currículo profissional. "Não tenho do que me queixar, além de todos beneficios de trabalhar numa obra deste porte, o reconhecimento no mercado de trabalho é o mais importante", concluiu.
Resumo do Trecho da Via Expressa Concluído
BR-324/Estrada da Rainha – 3 km
• Resumo dos Viadutos Liberados
Viaduto na Rótula do Abacaxi (Ligação BR-324/Avenida Heitor Dias) – 676 metros
Viadutos no Largo Dois Leões - (Ligação Dois Leões/Baixa de Quintas) – 188 metros
Viadutos na Baixa de Quintas - (Ligação Baixa de Quintas/Estrada da Rainha) –372 metros
Fonte - Conder  Gov. da Bahia  www.conder.ba.gov.br - 25/10/2012

Rio de Janeiro terá nova fabrica de Trens

Júlio Lopes confirma fábrica de trens em Deodoro


O Dia/RF - 25/10/2012
O Rio vai construir uma fábrica de trens para atender à demanda de toda a América Latina. A notícia, antecipada pela coluna ‘Informe do DIA’ em abril de 2011, foi confirmada ontem pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, durante a assinatura da compra de mais 60 composições chinesas com ar-condicionado, que vão integrar a frota da SuperVia a partir de julho de 2014. A concessionária está negociando parceria com empresas internacionais para erguer a fábrica em Deodoro, na Zona Oeste.
“As negociações ainda estão sob sigilo, mas no máximo em 30 dias a população terá uma bela surpresa”, garantiu o presidente da SuperVia, Carlos Cunha, adiantando que a fábrica ocupará área da própria empresa, de 220 mil m².
“Nossa intenção é de que a primeira produção seja de 30 trens que planejávamos comprar depois de 2016. Vamos antecipar a fabricação no Rio”, comentou. Júlio Lopes ressaltou que os investimentos serão “na casa das centenas de milhões de dólares”.
Em setembro, o presidente mundial da Alstom Transport, Henri Poupart-Lafarge, confirmou àRevista Ferroviária que a empresa fez um acordo com o governo do Estado do Rio de Janeiro para construir uma segunda fábrica de material rodante no Rio, em Deodoro, além da que tem na Lapa, em São Paulo. Na ocasião, Poupart-Lafarge disse que o início da construção iria depender da Alstom obter a encomenda dos 30 trens que a SuperVia deve adquirir por conta própria, depois dos 60 que o Estado comprou da chinesa CNR. A unidade ficaria nas instalações da antiga fábrica de vagões CCC, ao lado das oficinas da SuperVia, em Deodoro.
Na solenidade de assinatura do contrato dos 60 trens, no Palácio Guanabara, empresários chineses demonstraram otimismo. “Somos países emergentes, parceiros, e com os mesmos desafios”, disse Wang Xusheng, presidente da CMC, uma das três empresas que integram o consórcio que fabricou os 60 trens.

Metrô: estações fechadas
Logo depois do Carnaval de 2013, a estação do metrô General Osório, em Ipanema, será fechada por dez meses para as obras da Linha 4 (Barra-Zona Sul). A estação Cantagalo, em Copacabana, também ficará fechada, mas só por 15 dias, pela mesma razão.
Fonte - Revista Ferroviária 25/10/2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

NOSSOS ÍNDIOS ESTÃO MORRENDO...

Bob Fernandes/ 863 índios se suicidam... e quase ninguém viu

Diálogos Políticos
Jornal opção









Uma carta assinada pelos líderes indígenas da aldeia Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, e remetida ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), anuncia o suicídio coletivo de 170 homens, mulheres e crianças se a Justiça Federal mandar retirar o grupo da Fazenda Cambará ( Dialogos Político )

Entre 2003 e 2011, 503 índios foram assassinados no Brasil, conforme dados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Deste total, 279 são do povo Guarani Kaiowá. ( Jornal Opção )

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CANCELADA A AUDIÊNCIA DA "LINHA VIVA"

Manifestação popular forte,derruba a audiência da linha viva 



A audiência publica marcada para hoje as 8:00 hs no auditório da Escola Politécnica da Ba,pára tratar do projeto  da Via Expressa Linha Viva,um sistema viário pedagiádo que ligara a Rotula do Abacaxi ao complexo Dois de Julho próximo ao Aeroporto Internacional de Salvador,foi interrompida após já ter sida iniciada.A legalidade da audiência foi discutida e a sua realização foi rejeitada pelas Vereadoras Aaladilce Souza (PCdoB),Marta Rodriques (PT), Vânia Galvão (PT),pela representante do MP Ba.Dr.Cristina Seixas,pela maioria expressiva do publico presente que insistentemente "em coro" pedia o seu cancelamento,por representantes de varias  Associações representativas,Representantes de Movimentos Sociais,Engenheiros,Arquitetos,Advogados diversas outras pessoas presentes.A Promotora Pública Dr. Cristina, as Vereadoras e o presentes que se manifestaram contra a realização da audiência contestaram a legalidade da realização do evento devidos a uma série de procedimentos legais que não foram claramente e devidamente observados pela atual Administração Municipal entre eles,a não implantação do Conselho Municipal, o fato de não ter ocorrido uma ampla divulgação da realização da audiência,o prazo para a realização da mesma após a sua exígua divulgação,falta de transparência,falta de conhecimento detalhado do projeto,impactos ambientais,os reflexos nas comunidades atingidas pelo projeto (desapropriações),falta do licenciamento ambiental,a não comprovação da existência da verba destinada  para pagar as desapropriações,falta de discussão  com a população da cidade,o desconhecimento de grande parte dela sobre o assunto,o fato da atual administração está em fim de mandato,além da maneira extremamente apressada e intempestiva com que a Administração Municipal tenta a qualquer custo da andamento ao ref, projeto.A Dr. Cristina classificou como "temerária" a tentativa dos representantes do Executivo Municipal em prosseguir com a audiência.A audiência foi interrompida e todos se reuniram em volta da mesa exigindo o seu cancelamento quando foi solicitada a presença do Dr. Felipe Santiago Filho Procurador do Municìpio que se encontrava no auditório e após longa discussão entre todos os presentes e o Procurador ter se manifestado contra a realização da ref. audiência, foi decidido então pelo Sec.da Setin José Luiz Santos que presidia os trabalhos pelo cancelamento definitivo da mesma.O consenso entre todos os presentes (representando a população) é que o assunto seja postergado e discutido de maneira mais ampla,mais profunda e participativa na próxima legislatura.Agora é aguardar para ver que rumo tomara essa questão,e manter a mobilização.

Ver.Vania Galvão





Promotora pública Dr.Cristina Seixas


Salvador e o LIXO......


  A cada dia que passa a comprovação do abandono total em que se encontra a nossa cidade fica mais ainda  presente.Hoje nos deparamos com uma situação degradante fruto do desleixo e desprezo com que a atual administração pública trata a cidade de Salvador.Não fosse os buracos espalhados pela cidade,a má conservação do sistema viário já bastante degradado,o caos na Mobilidade Urbana e tantos outros problemas,ainda temos que conviver com uma CIDADE SUJA E MALTRATADA.Hoje ao trafegar pela orla da cidade,sentido Itapuã  Pituba, ao passar pelo setor da praia de Armação em um via paralela a principal,que fica atrás de um Super Mercado que funciona no local deparei-me com uma montanha de LIXO e ENTULHO ao longo da da ref. via.Não é possível que que a administração municipal não tenha tomado conhecimento de tal fato e providenciado a remoção do lixo e a limpeza do local,isso é inconcebível.Segundo apuramos no local o problema já é bastante antigo e sem solução até o momento.SALVADOR É MESMO UMA CIDADE SEM COMANDO.....












domingo, 21 de outubro de 2012

A Última Semana......Eleições Municipais

A Última Semana
Marcos Coimbra 21/10/2012

Termina no próximo domingo a eleição municipal de 2012. Em 50 cidades, os eleitores voltam às urnas para votar em um dos candidatos a prefeito que disputam o segundo turno.
Entre essas, na maior cidade brasileira e outras 16 capitais estaduais.
Foram as eleições mais conturbadas desde a redemocratização. Por decisão sem fundamento técnico, o Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu fazer o julgamento do “mensalão” exatamente no meio do período eleitoral.
O ápice dessa “coincidência” ocorre ao longo desta semana, que os ministros consideram adequada para terminá-lo.
Para não atrapalhar a viagem ao exterior do Relator - certamente de importância fundamental para o País -, vão deliberar a respeito das penas aos condenados nas vésperas da eleição. Em tempo de preparar as manchetes dos últimos dias.
E ainda há quem se preocupe em silenciar os carros de som nessa hora, para que não perturbem os eleitores enquanto refletem sobre sua decisão final!
Parece que o Judiciário não se incomoda que o julgamento interfira na eleição. Como disse o Procurador-Geral da República em inacreditável pronunciamento, acha até “salutar”.
Os principais veículos da indústria de comunicação dedicaram ao julgamento uma cobertura privilegiada. Na televisão, no rádio, na internet, nos jornais e revistas, foi, seguramente, maior que aquela que a eleição recebeu.
Só os muito ingênuos acreditariam que a grande imprensa foi movida por objetivos morais, que estava genuinamente preocupada com as questões éticas suscitadas pelo “mensalão”. Basta conhecê-la minimamente, saber quem são seus proprietários, articulistas e comentaristas, para não ter essa ilusão.
E lembrar seu comportamento no passado, quando fatos tão graves quanto os de agora - ou mais - aconteceram sob seu olhar complacente.
Como mostra nossa história moderna - desde o ciclo Vargas aos dias de hoje, passando pelo golpe militar de 1964 e a ditadura -, a grande imprensa brasileira escolhe lado e não hesita em defendê-lo. Tem amigos e adversários.
A uns agrada, aos outros ataca.
No julgamento do “mensalão”, a discussão ética sempre foi, para ela, secundária. O que interessava era seu potencial de utilização política.
Seria engraçado imaginar uma situação inversa, na qual os denunciados não fossem “lulopetistas” e sim representantes dos partidos que hoje estão na oposição. Se o STF fizesse como faz agora, não mereceria o coro de elogios que ouve, não seria tratado como bastião da moralidade.
Seus ministros, ao invés de receber tratamento de heróis, estariam sendo achincalhados.
Especialmente os indicados por Lula e Dilma. Pobres deles! Cada voto que emitissem contra um oposicionista seria suspeito (o que ajuda a entender porque, no caso concreto, exatamente esses se sintam no dever de ser punitivos ao máximo).
Nunca foi tão apropriada a teoria de que a eleição municipal é a ante-sala da presidencial. Não para a maioria do eleitorado, que não pensa assim. Mas para a oposição - nos partidos políticos, na mídia, no Judiciário, na sociedade.
Fizeram tudo que podiam para transformar as eleições em uma derrota para Lula e o PT. Imaginaram que os dois sairiam delas menores, derrotados nos principais embates. E que, assim, chegariam à eleição que interessa, a presidencial de 2014, enfraquecidos.
Não foi isso que ocorreu nos confrontos que terminaram no dia 7 de outubro. Pelo contrário. Se as pesquisas de agora forem confirmadas, não é isso que ocorrerá no próximo domingo.
Goste-se ou não do ex-presidente e de seu partido, é um fato. E contra fatos, não há argumentos.Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi.
Fonte -  Com Texto Livre  21/10/2012