sábado, 13 de outubro de 2012

Brasil estuda construir 21 linhas de trens regionais de passageiros

Transportes sobre trilhos

Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.

Terra
foto - Pregopontocom
Depois de quatro décadas de abandono,os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal.Atualmente,está em estudo pelo poder público a construção de 21 ramais ferroviários para passageiros.Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.O número é mais que o dobro do que existe hoje em operação.Apenas duas linhas de passageiros funcionam atualmente no País:uma liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e outra,São Luís (MA) a Carajás (PA) - ambas são operadas pela Vale. O atual cenário contrasta com o que era esse mercado há meio século: na década de 1960, cerca de 100 milhões de passageiros eram transportados em trens interurbanos anualmente. Hoje, esse número é de cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.
Para Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), o ressurgimento de projetos de trilhos pelo País é reflexo do recente aumento da preocupação com a mobilidade. "O transporte ferroviário de passageiros é normalmente rápido, seguro, confortável e não poluente. Trens de velocidade média, entre 100 e 150 km/h, são uma alternativa para a mobilidade entre as cidades, que hoje está um desastre."
Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis, e cerca de 500 km de trilhos em Minas que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho. O primeiro, orçado em R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto em cerca de uma hora. Já o segundo está divido em três trechos e deve ser feito por meio de uma parceria público-privada (PPP) que já tem 18 interessados em preparar estudos de viabilidade. A expectativa é de que as obras comecem em 2014.
Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba. Além disso, o Trem de Alta Velocidade (TAV), previsto pelo governo federal para ficar pronto em 2020, vai cortar grandes cidades do Estado, como Campinas, São Paulo e São José dos Campos, no caminho até o Rio.
Fonte - Terra 13/10/2012

PROPINA DA ALSTON - Chega a US$ 430 milhões o valor,afirma Tribunal da Suíça

Propina da Alstom chega a US$ 430 milhões, afirma Suíça
13/10/2012
Folha de S.Paulo 29/10/2008

O volume de propinas pagas pela multinacional francesa Alstom a funcionários estrangeiros pode ter sido superior a US$ 430 milhões, informa nesta quarta-feira reportagem de Marcelo Ninio, publicada pela Folha(a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).
Segundo a reportagem, o cálculo é da Justiça suíça, que investiga a suspeita de que a empresa subornou servidores de vários países, incluindo o Brasil, para ser favorecida em licitações de projetos públicos.
Informações divulgadas ontem pelo Tribunal Federal Penal em Bellinzona, na parte italiana da Suíça, apontam que a Alstom pode ter pago mais de US$ 60 milhões por ano em propinas entre 1998 e 2003. O suborno era mascarado como "pagamento de consultorias", mas as empresas beneficiadas serviam para lavar e transferir o dinheiro da corrupção.
A Folha informa que os procuradores suíços consideram os pagamentos suspeitos porque muitos deles envolviam empresas que jamais prestaram nenhum consultoria à gigante francesa. Em alguns casos, afirmam, há provas de que o dinheiro acabou nas mãos de funcionários públicos de Itália, Zâmbia e México.
O Ministério Público já havia informado que há pelo menos três investigações em curso sobre o caso Alstom, e que uma delas é sobre o uso de bancos suíços para pagar propinas no Brasil. A principal suspeita envolve o pagamento de US$ 6,8 milhões a integrantes do governo paulista para ganhar licitação de US$ 45 milhões do Metrô.
Outro lado
A Alstom comentou a suspeita de que teria destinado US$ 60 milhões por ano ao pagamento de propinas. "O grupo Alstom formalmente nega acusações, que não se baseiam em evidências", disse Philippe Kaffe, assessor da empresa, à agência France Press.
Ao contrário do que dão a entender as informações da corte suíça, a empresa diz que o parecer da Justiça lhe é favorável. "Nem a Alstom nem empregados da Alstom foram acusados de corrupção", disse Kaffe. "A decisão do Tribunal Penal Federal, que nos é favorável, considera injustificado associar pagamentos feitos pela Alstom a consultores a corrupção ou tentativa corrupção."
Fonte - Com Texto Livre  13/10/2012
VEJA O VÍDEO SOBRE O ASSUNTO  -    
Justiça pede sequestro de dinheiro de propina bloqueado na Suíça

O MENSALÃO NÃO É UMA FARSA. FARSA É A MÍDIA E A UDN/PSDB

BOB FERNANDES

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PÂNICO NO METRÔ DE SÃO PAULO

O METRÔ DE SÃO PAULO VIVEU ONTEM A NOITE UMA SITUAÇÃO DE GRANDE  PÂNICO CAUSADO POR UM SUPOSTO TIROTEIO NA ESTAÇÃO DA LUZ



A equipe da Record estava no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de São Paulo, próximo à estação da Luz, quando muitos passageiros entraram em desespero para buscar proteção no local. Segundo relatos, houve tiros na plataforma do metrô e pânico da população. A polícia invadiu a estação para checar o ocorrido. Veja os testemunhos.



Segundo um policial, houve uma tentativa de assalto perto das catracas da estação da Luz, na capital paulista, e o ladrão teria disparado ao se assustar com a chegada da polícia. O suspeito fugiu para dentro da plataforma e teria pulado nos trilhos. Os relatos são de muito tumulto e pânico entre passageiros.
Fonte - Portal R 7.com 11/10/2012

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bahia não terá horário de VERÂO

Após 76% rejeitarem, governador diz que Bahia sai do horário de verão
Lucas Esteves
Foto pregopontocom

Salvador - O governador baiano, Jaques Wagner (PT), anunciou na manhã desta quinta-feira que o seu Estado estará fora do horário de verão 2012/13. De acordo com ele, houve uma consulta popular encomendada pelo governo, e 76% dos baianos reprovaram a vigência da alteração de horário no estado. O anúncio foi feito ao vivo durante uma entrevista do governador a um programa de TV.
A Bahia ficou oito anos fora do horário de verão e retomou a participação no ano passado. Houve uma campanha junto ao empresariado local apresentando as vantagens de se alinhar ao horário de Brasília e, na ocasião, a Bahia voltou a fazer parte do horário, mas boa parte da população não gostou da ideia.
No anúncio desta quinta-feira, Jaques Wagner alegou que a economia de energia é pequena no Estado e que os trabalhadores que precisam acordar mais cedo não serão mais prejudicados ao serem obrigados a pegar ônibus ainda com a escuridão da madrugada.
Além disto, explicou o governador, houve manifestações da população também junto à Ouvidoria Estadual. A decisão do governo de retirar a Bahia do horário de verão já foi comunicada ao Ministério de Minas e Energia. "Não posso brigar com a Bahia inteira. Não tenho vergonha de voltar atrás. Como governador você ouve a opinião da população e ajusta sua decisão", disse.
Além da pressão da população, centrais sindicais também pressionaram Wagner para que a Bahia voltasse a ficar de fora do horário de verão. Na quarta-feira, seis grupos de trabalhadores protocolaram um documento em que rejeitavam a participação do Estado no atraso dos relógios. No dia das eleições, em entrevista à imprensa, o petista havia dito que este ano o horário de verão estava mantido no Estado.
Fonte -  Jornal Do Brasil   11/10/2012

Itaipu (PR) vai receber modelo em escala real de VLT‏


Bom Sinal terá o seu VLT elétrico

Bem Paraná – 10/10/2012
O Projeto Veículo Elétrico (VE), desenvolvido por Itaipu Binacional e parceiros, vai receber um modelo em escala real do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), produzido pela empresa cearense Bom Sinal. A intenção será utilizar o protótipo, também chamado de mock-up, para estudos de eletrificação do trem. Atualmente, os VLTs produzidos pela empresa são movidos a diesel e biodiesel.
De acordo com o engenheiro Celso Novais, coordenador brasileiro do Projeto VE, o mock-up irá sair da fábrica instalada em Juazeiro do Norte (CE) nesta semana e a previsão que é chegue a Foz do Iguaçu até o final do mês. Por causa do peso e das dimensões – de 8 a 10 toneladas, 11 metros de comprimento, 4 de altura e 3 de largura – o modelo será transportado em carreta rebaixada e velocidade reduzida.
“A Bom Sinal tem um produto moderno, muito robusto, mas que usa motor a combustão. O que queremos é desenvolver uma versão ambientalmente correta, com tração elétrica, e que atenda ao princípio da mobilidade sustentável”, explicou Novais, que no final de setembro participou de uma visita técnica à fábrica da empresa, em Juazeiro do Norte, e à capital, Fortaleza, que já tem um sistema de VLT implantado.

Fonte - São Paulo Trem Jeito 11/10/2012 ( Rogério Centofanti via  e-mail )



VLT Brasília é incluído no PAC Mobilidade

Correio Braziliense 11/10/2012
Foto ilustração

A construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, lançado pelo governo federal em abril deste ano. A medida permitirá que o GDF retome, no primeiro semestre de 2013, as obras paralisadas há dois anos. O VLT não vai ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014, mas o GDF espera concluir pelo menos a primeira etapa do projeto — o trecho que ligará o aeroporto ao terminal da Asa Sul — ainda em 2015.
A grande vantagem de ter o VLT incluído no PAC é poder realizar o projeto com o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e, assim, reduzir a burocracia, agilizar a licitação e dar rapidez à obra. O RDC permite que as empresas interessadas em participar de concorrências públicas apresentem lances sem saber quanto o governo estima pagar pelo projeto. Outras inovações do regime são a inversão de fases da licitação, com a abertura das propostas feita antes da análise dos documentos jurídicos, a possibilidade de realização de lances e a preferência pela modalidade eletrônica.
Fonte - Revista Ferroviária  11/10/2012

Câmara aprova R$ 6,8 bi para PAC Equipamentos

Agência Brasil 10/10/2012

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (10) a Medida Provisória (MP) 573 que autoriza a liberação de R$ 6,84 bilhões do Orçamento de 2012 para nove ministérios visando à compra de equipamentos para estimular a economia do país. A matéria segue para análise do Senado.
Serão beneficiados com os recursos os ministérios da Educação, Justiça, Saúde, dos Transportes, do Planejamento, Desenvolvimento Agrário, da Defesa, Integração Nacional e das Cidades.
Pelo texto da MP, o Ministério da Integração Nacional receberá a maior parcela, R$ 1,7 bilhão, para a compra de equipamentos em apoio aos estados e municípios atingidos por secas ou enchentes.
O Ministério da Educação receberá R$ 1,4 bilhão, que será repassado aos estados e municípios para aquisição de 8,7 mil ônibus escolares e 3 milhões de móveis escolares.
A pasta da Defesa vai receber R$ 1,5 bilhão para arsenal bélico e de veículos de emprego militar, como tanques e lançadores de mísseis. Ainda conforme a MP, serão destinados R$ 22,9 milhões ao Ministério da Justiça para a compra de 500 motocicletas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O Ministério da Saúde, por sua vez, será beneficiado com R$ 279 milhões para compra de 2.125 ambulâncias e mil furgões, que servirão de unidades odontológicas móveis, destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em vários estados.
Segundo a medida provisória, o Ministério das Cidades será contemplado com R$ 712 milhões para construção de trechos ferroviários e na compra de 160 vagões de trens urbanos para a malha ferroviária federal. A pasta dos Transportes receberão, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), R$ 32,1 milhões para obras rodoviárias e hidroviárias.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário terá R$ 1,09 bilhão para compra de tratores agrícolas e máquinas para recuperação de estradas em municípios com até 50 mil habitantes. Ao Ministério da Justiça será destinado R$ 13,5 milhões.

Clique no link abaixo e leia na íntegra a Medida Provisória 573/12:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=549793
Fonte -  Revista Ferroviária 10/10/2012

VLT de Maceió completa um ano de operação

Transportes sobre trilhos

Para o superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, a implantação do VLT mobilizou todos os técnicos da empresa num esforço conjunto e comemorou um ano justamente na Semana da Criança. Os trens, desde segunda-feira, também passaram a operar até Lourenço de Albuquerque.

RF
VLT de Maceió - Bom Sinal
Na semana de comemoração do Dia das Crianças, o VLT (Veiculo Leve Sobre Trilhos) completou ontem, quarta-feira, um ano de operação em Maceió. Quem ganha com este tipo de transporte é a população, que se locomove diariamente para bairros e cidades que compõem a grande Maceió.
Para o superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, a implantação do VLT mobilizou todos os técnicos da empresa num esforço conjunto e comemorou um ano justamente na Semana da Criança. Os trens, desde segunda-feira, também passaram a operar até Lourenço de Albuquerque.
Sobre o novo sistema ferroviário, o preço é o que mais chama a atenção e a preferência do usuário, que paga pela passagem de ônibus 2,30 centavos, enquanto a do VLT é de apenas 0,50 centavos, sem contar ainda com o conforto que outros meios de transporte não oferecem como a climatização e segurança. ’’Oxe, é bom demais. Economizo no fim do mês, e ainda sobra dinheiro pro leite dos meninos’ ’falou Maria Cícera que mora em Satuba e usa o VLT todos os dias para vir a capital alagoana.
Por mês o número de passageiros ultrapassa 100 mil usuários do Veiculo Leve Sobre Trilhos (VLTS) e a tendência é aumentar com mais uma composição que está pra chegar, ressaltou Aderson Jackson (Coordenador de Manutenção) da CBTU Maceió. Pelos levantamentos feitos pela área técnica da CBTU, as operações dos trens alcançarão a marca de um milhão e quatrocentos mil usuários neste mês de outubro, informou Darcírio Magalhães, Coordenador de Operações.
Fonte -  Revista Ferroviária  10/10/2012

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A MÃO DE CHAVEZ .....

A MÃO ESTENDIDA DE CHAVEZ

 Mauro Santayana 10/10/2012

“Pode não ser para amanhã - dizia o professor Afonso Arinos, quando presidia à Comissão de Estudos Constitucionais, em 1986 -, mas o mundo caminha para a esquerda”. A vitória de Chávez na Venezuela, e os resultados eleitorais no Brasil, parecem dar razão ao intelectual e político mineiro que, a partir de certo trecho da vida, abandonou a visão conservadora do mundo. Uma frase definidora de sua revisão ideológica foi a de que as favelas de nosso tempo são as senzalas do passado.
A política não se faz aos pulos, da mesma maneira que natura non facit saltus: para chegar à esquerda, é preciso passar pelo centro. Chávez jamais escondeu seus projetos e suas idéias. É provável que, se estivesse vivo, Bolívar – grande herói da independência hispano-americana e paladino da ascensão dos mestiços ao poder – não comungasse dos mesmos ideais socialistas do líder de hoje. Uma coisa era o mundo de 1810, outra o mundo de nossos dias. Como sabemos, Marx nasceu em 1818. Alem disso, Chávez não é rigorosamente um marxista e tampouco pode ser identificado como intelectual. Ele, como Lula e, bem antes, Josip Tito, são homens do povo, conduzidos pela consciência de classe, diante do sofrimento e da injustiça.
O processo eleitoral da Venezuela é o mais fiscalizado do mundo. Os próprios norte-americanos, que gostariam de ver Chávez longe do poder, e que enviam regularmente seus observadores quando há eleições no país, são forçados a reconhecer a lisura do sistema. Chávez, apesar de seus arroubos oratórios, que se inspiram na particular visão do mundo dos mestiços andinos, é um homem lúcido. A enfermidade deve tê-lo feito refletir sobre a sua responsabilidade diante do futuro, e na necessidade de não legar aos pósteros uma nação dividida em duas facções.
Em razão disso, tomou uma atitude inusitada: em lugar de esperar que o vencido, Capriles, o cumprimentasse pela vitória, telefonou para o adversário, com quem manteve uma conversação amistosa, e, em seguida, estendeu sua mão à oposição, propondo o entendimento para vencer as dificuldades do país.
Chávez, como reiterou, não renunciou ao projeto de “socialismo bolivariano”, mas tampouco demonstrou pressa em implantá-lo. Ele está profundamente preocupado com a espiral da violência em seu país, e sabe que é preciso mobilizar toda a sociedade, a fim de evitar amexicanização da Venezuela. É a mesma preocupação que parece mover o Presidente Juan Manuel Santos, da Colômbia, na busca do entendimento com as Farc. Essa é a plataforma para a civilidade do debate político.
Em nosso país, pelo menos até agora, a direita recuou em várias regiões. Não é exagero concluir que o eleitorado deu um passo em direção à esquerda. É essa consciência do possível, diante da ameaça de que a criminalidade organizada ocupe o Estado, que parece despertar em nosso continente.

Fonte - Do Blog  Mauro Santayana 10/10/2012

CBTU abre licitações para compra de 20 VLTs e 10 TUEs

Foto ilustração
10/10/2012
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) publicou nesta terça-feira (09/10) o aviso de duas licitações para a compra de 20 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e de 10 Trens Unidades Elétricos (TUEs) para as cidades de João Pessoa, Natal e Belo Horizonte.
A primeira licitação é para a aquisição de 20 VLTs, sendo 12 destinados à Superintendência de Trens Urbanos de Natal (CBTU Natal) e oito à Superintendência de Trens Urbanos de João Pessoa (CBTU João Pessoa). Os VLTs são compostos por três carros cada, movidos a tração diesel-hidráulica ou diesel-elétrica, em bitola métrica.
A segunda licitação será para a aquisição de dez TUEs, com quatro carros, em bitola larga e corrente de 3.000 VCC, para a Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU Belo Horizonte).
A verba para a compra desses veículos faz parte do programa de compras governamentais do “PAC Equipamentos”, lançado pelo governo federal para estimular a economia. A licitação é do tipo menor preço e será aplicada a margem de preferência para a aquisição de produtos nacionais. Será permitido que empresas estrangeiras participem da licitação, contanto que tenham representação própria no Brasil. Também será permitido o agrupamento em consórcio de no máximo duas empresas.
As propostas deverão ser recebidas e abertas no dia (31/10), na Gerência Geral de Licitações da CBTU, na Praça Procópio Ferreira, no Centro, do Rio de Janeiro.
O edital está disposição dos interessados, gratuitamente, no site www.cbtu.gov.br/licitações/avisos/editais. Para mais informações os telefones da CBTU são (21) 3733-3185/86. As dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail: fsilva@cbtu.gov.br.
Fonte - Revista Ferroviária 10/10/2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012

BRICS surge uma nova FÔRÇA MUNDIAL


O BRICS AVANÇA  
Mauro Santayana  09/10/12

Ignorado e desvalorizado pela mídia “ocidental”, que só noticia sua existência quando das cúpulas presidenciais, o grupo BRICS, que reúne o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, se prepara para promover verdadeira revolução no mercado financeiro internacional.
Reunindo alguns dos maiores credores dos EUA - com 378 bilhões de dólares em reservas internacionais, o Brasil é o seu terceiro maior credor - o grupo se organiza para criar o seu próprio banco mundial e a sua própria agência de qualificação de riscos.
Eles se cansaram de esperar pelas reformas do FMI e do Banco Mundial, que lhes dariam mais poder e cotas dentro daquelas organizações, e decidiram atuar em conjunto para superar a crise. Na semana que vem, será realizada em Tóquio mais uma reunião dos países membros do Fundo Monetário Internacional. Mas os países do BRICS não esperam qualquer avanço nos debates pela reforma da instituição, já que os Estados Unidos a isso se opõem.
Em ano eleitoral, o Presidente Barack Obama não quer dar pretextos à crítica dos republicanos, dando a impressão que os EUA estariam dispostos a ceder mais espaço de poder para os BRICS na mais conhecida – até agora – organização financeira do planeta.
Nada disso, no entanto, muda o fato de que o apego ao poder dos Estados Unidos e da Europa nos organismos internacionais está cada vez mais distante da situação geopolítica real.
Para o “mercado”, manda quem tem dinheiro, e, se os EUA e a Europa estão cheios de dívidas, por causa de guerras como as do Iraque e do Afeganistão, e de anos de hedonismo e de consumo irresponsável, o dinheiro agora está nas mãos da China e do BRICS como um todo.
Os membros do grupo tem um perfil de dívida baixo e não devem quase nada ao Exterior, comparando-se aos países do G-7, (Brasil, 13% de dívida externa, 35% de dívida líquida total – contra 55,5% em 2002) e já detêm, com pouco mais de 4.3 trilhões de dólares, quase 50% das reservas internacionais do planeta.
No dia 15 de agosto realizou-se na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, a primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre a criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS.
No dia 26 de setembro, um fórum de especialistas do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul, se reuniu em Chongqing, na China e ali foi discutida a idéia de se criar uma agência de qualificação do grupo, como alternativa às agências de classificação ocidentais, que não souberam prever a crise de 2008, nem a que eclodiu este ano.
Nesta semana, em Tóquio, os ministros das finanças do BRICS voltarão a reunir-se, à margem do encontro do FMI. Da pauta deverá constar a troca de reservas, em caso de eventual necessidade de financiamento externo, e a criação do Banco do BRICS, cujo capital inicial, segundo anuncia a imprensa internacional, poderá chegar a 50 bilhões de dólares.

Fonte - Do Blog  Mauro Santayana  09/10/2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Transporte público: uma pedra no caminho dos idosos... no Rio de Janeiro

"Com certeza esse não é um problema exclusivo unicamente do Rio de Janeiro"



RIO - O básico direito de ir e vir não é facilmente exercido pelos idosos quando o assunto é transporte público no Rio. Obstáculos como degraus muito altos na entrada dos ônibus, motoristas que arrancam bruscamente e vagões do metrô lotados precisam ser superados diariamente na corrida até o assento - preferencial ou não - mais próximo. Os problemas da população com mais de 60 anos para se locomover é mais um tema da série "Retratos da Terceira Idade", que já abordou assuntos como a participação deles na economia. No Estado do Rio, quase metade dos 2,08 milhões de idosos tem o Rio Card Sênior, que garante a gratuidade nos transportes públicos aos maiores de 65 anos: segundo a Fetranspor, há 997.860 portadores do cartão.
Em dois dias percorrendo pontos de ônibus em Copacabana, bairro com a maior proporção de idosos na cidade (23,15%, segundo o Censo 2010), O GLOBO perguntou a 55 deles se estavam satisfeitos com o serviço. Desse total, 36 se disseram insatisfeitos, 14 satisfeitos e cinco razoavelmente satisfeitos. Na ouvidoria da Comissão dos Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), considerando as queixas de idosos, os transportes públicos lideraram no primeiro semestre do ano, com 23% delas. Já no Disque-Idoso, também da Alerj, de janeiro a setembro, os transportes ficaram em terceiro lugar no ranking, perdendo para denúncias de violência e saúde.
"Subir e descer é a pior parte"
Esperando por um ônibus da linha 484 na tarde de ontem, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, a moradora da Penha Laerci Almeida, de 72 anos, ficava ora sentada, ora em pé para ver qual ônibus se aproximava. Com a uniformização das cores da frota, ela diz que não consegue mais diferenciar as empresas e fica mais difícil saber qual linha está chegando. Para piorar, Laerci conta que muitos motoristas passam direto ou param longe do ponto - essa foi a queixa mais ouvida na enquete. Na chegada do 484, o motorista provou que Laerci estava certa: ele parou a cerca de vinte metros do ponto e lá foi ela correndo atrás dele.
Embarcar e desembarcar com tranquilidade é outro desafio. Além da grande altura do degrau, os idosos enfrentam a pressa dos motoristas. O casal Therezinha de Freitas, de 75 anos, e Murilo Martins de Freitas, de 85, moradores do Rio Comprido, usa uma estratégia, que ela explica:
- O ideal é ter mais gente para descer depois da gente, porque aí o motorista tem que esperar. Subir e descer é a pior parte. O degrau é alto.
A pressa de um condutor da linha 898 (antiga S3) custou à aposentada Maria Elena dos Santos, de 66 anos, um problema de coluna. Há alguns meses, ela entrou num ônibus dessa linha e, antes de ela se sentar, o motorista começou a fazer manobras bruscas:
- Não caí porque me seguraram, mas levei um tranco e tive que ficar cuidando da coluna.
Para a advogada Darcy Lopes, de 70 anos, o pior é ser ignorada pelos condutores:
- Sempre que podem, evitam parar para pegar um idoso. Às vezes, peço para outra pessoa no ponto fazer sinal. Falta paciência com o idoso. Antigamente, pela melhor acessibilidade, usava mais o metrô, mas hoje ele vive lotado.
Essa é a maior queixa dos idosos em relação ao metrô, que recebe cerca de 40 mil deles por dia útil - 6% do movimento. Segundo a Metrô Rio, as estações mais usadas por idosos são as três de Copacabana e Saens Peña.
A Secretaria municipal de Transportes explica que o visual da frota foi padronizado para ordenar o sistema. O órgão informou ainda que a frota tem ganho veículos dotados de piso baixo e que a licitação do sistema prevê o treinamento constante dos motoristas e cobradores. Já o sindicato Rio Ônibus disse que a falta de paciência dos condutores é uma atitude inadequada, tratada em treinamentos nas empresas e em programas como o Rodoviário Cidadão.
No próximo dia 15, começam a ser realizadas nas 30 linhas que mais transportam idosos no Rio as pesquisas do projeto Comitê do Motorista Amigo do Idoso. Ele reúne o Centro Internacional de Longevidade Brasil (CIL), Rio Ônibus, Fetranspor e Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida no esforço de preparar melhor os motoristas a lidar com essa população. Segundo Alexandre Kalache, presidente do CIL, a previsão é iniciar os treinamentos no primeiro trimestre de 2013. Marli Piay, assessora de recursos humanos do Rio Ônibus e representante do sindicato no comitê, conta que a linha campeã de viagens de idosos por mês na Zona Sul e Grande Tijuca é a 415 (Usina-Leblon), com 52 mil.
No transporte intermunicipal, os idosos precisam conviver com as tentativas das empresas de burlar a lei da gratuidade. Algumas linhas não têm ônibus urbanos (de duas portas), em que os idosos têm passe livre em qualquer caso, diferentemente dos ônibus especiais. A ouvidoria do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) registrou entre janeiro e setembro 237 reclamações sobre falta de ônibus urbano e 44 sobre recusa de gratuidade. Segundo o Detro, o valor da multa para a empresa que impede a gratuidade é de R$ 2.014,26. Neste ano, foram aplicadas 15 multas desse tipo.
Yahoo – Fabíola Gerbase – 03/10/2012
Fonte - São Paulo Trem Jeito 08/10/2012
Comentário Pregopontocom - Já passou da hora do governo Federal baixar uma norma com relação a renovação de frota dos ônibus no Brasil obrigando as operadoras dos sistemas de transportes a substituirem os atuais ônibus ( atênticos caminhões BAÙ ) por ônibus com piso baixo e suspensão a ar a medida que a vida útil dos mesmos (atuais ônibus) se esgotem.

Os candidatos mais bizarros destas eleições

Rambo Gaúcho, Pica-Pau, Chapolin, Geraldo Wolverine, Batman e Robin e até cães e gatos disputam um lugar nas Câmaras de Vereadores do país. Veja uma seleção dos candidatos mais esdrúxulos nesse vídeo.


Fonte - Portal R7 Vídeos 07/10/2012  ( Domingo Espetacular)



domingo, 7 de outubro de 2012

Eleições Municipais 2012 resultados FINAIS 100%

UOL 07/10/12
Todas - Sudeste - Nordeste - Norte - Sul - Centro-Oeste

SUDESTE
São Paulo SP

100,00% urnas apuradas
1º José Serra PSDB 2ºT 30,75% 1.884.849 VOTOS
2º Fernando Haddad PT 2ºT 28,98% 1.776.317 VOTOS
3º Celso Russomanno PRB 21,60% 1.324.021 VOTOS

Rio de Janeiro RJ
100,00% urnas apuradas
1º Eduardo Paes PMDB Re 64,60% 2.097.733 VOTOS
2º Marcelo Freixo PSOL 28,15% 914.082 VOTOS
3º Rodrigo Maia DEM 2,94% 95.328 VOTOS

Belo Horizonte MG
100,00% urnas apuradas
1º Marcio Lacerda PSB Re 52,69% 676.215 VOTOS
2º Patrus Ananias PT 40,80% 523.645 VOTOS
3º Maria da Consolação PSO L4,25% 54.530 VOTOS

Vitória ES
100,00% urnas apuradas
1º Luciano Rezende PPS 2ºT 39,14% 73.757 VOTOS
2ºLuiz Paulo PSDB 2ºT 36,69% 69.143 VOTOS
3º Iriny Lopes PT 18,41% 34.689 VOTOS


NORDESTE
Salvador BA

100,00% urnas apuradas
1º ACM Neto DEM 2ºT 40,17% 518.976 VOTOS
2º Pelegrino PT 2ºT 39,73% 513.350 VOTOS
3º Mario Kertesz PMDB 9,43%121.894 VOTOS

Fortaleza CE 100,00%  urnas apuradas
1º Elmano PT 2ºT 25,44% 318.262 VOTOS
2º Roberto Claudio PSB 2ºT 23,32% 291.740 VOTOS
3º Heitor Ferrer PDT 20,97% 262.365 VOTOS

Recife PE
100,00% urnas apuradas
1º Geraldo Julio PSB E 51,15% 453.380 VOTOS
2º Daniel Coelho PSDB 27,65% 245.120 VOTOS
3º Humberto Costa PT 17,43% 154.460 VOTOS

São Luís MA 100,00%  urnas apuradas
1º Edivaldo Holanda Júnior PTC 2ºT 36,44% 186.184 VOTOS
2º Castelo PSDB 2ºT 30,60% 156.320 VOTOS
3º Eliziane Gama PPS 13,81% 70.582 VOTOS

Teresina PI
100,00%  urnas apuradas
1º Firmino Filho PSDB 2ºT 38,77% 162.633 VOTOS
2º Elmano Férrer PTB 2ºT 33,14% 139.016 VOTOS
3º Wellington Dias PT 14,18% 59.470 VOTOS

Natal RN
100,00% urnas apuradas
1º Carlos Eduardo PDT 2ºT 40,42% 153.464 VOTOS
2º Hermano Moraes PMDB 2ºT 23,01% 87.380 VOTOS
3º Fernando Mineiro PT 22,63% 85.915 VOTOS

Maceió AL
100,00% urnas apuradas
1º Rui Palmeira PSDB E 57,41% 230.129 VOTOS
2ºJurandir Boia PDT 12,69% 50.874 VOTOS
3º Galba PRB 10,38% 41.615 VOTOS

João Pessoa PB
100,00% urnas apuradas
1º Luciano Cartaxo PT 2ºT 38,32% 142.158 VOTOS
2º Cicero Lucena PSDB 2ºT 20,27% 75.170 VOTOS
3º Estela PSB 20,08% 74.498 VOTOS

Aracaju SE
100,00% urnas apuradas
1º João Alves DEME 52,72% 159.668 VOTOS
2º Valadares Filho PSB 37,62% 113.932 VOTOS
3º Vera Lúcia PSTU 6,68% 20.241 VOTOS


NORTE
Manaus AM

100,00% urnas apuradas
1º Artur Neto PSDB 2ºT 40,55% 385.855 VOTOS
2º Vanessa Grazziotin PC do B 2ºT 19,95% 189.861 VOTOS
3º Henrique Oliveira PR 16,46% 156.648 VOTOS

Belém PA100,00%  urnas apuradas
1º Edmilson Rodrigues PSOL 2ºT 32,58% 252.049 VOTOS
2º Zenaldo Coutinho PSDB 2ºT 30,67% 237.252 VOTOS
3º Jefferson Lima PP 12,89% 99.714 VOTOS

Porto Velho RO
100,00%  urnas apuradas
1º Lindomar Garçon PV 2ºT 24,76% 57.698 VOTOS
2º Dr Mauro Nazif PSB 2ºT 18,99% 44.259 VOTOS
3º Mariana Carvalho PSDB 17,88% 41.673 VOTOS

Macapá AP
100,00%  urnas apuradas
1º Roberto PDT 2ºT 40,18% 82.039 VOTOS
2º Clécio PSOL 2ºT 27,89% 56.947 VOTOS
3º Cristina Almeida PSB 16,54% 33.777 VOTOS

Rio Branco AC
100,00%  urnas apuradas
1º Marcus Alexandre PT 2ºT 48,30% 85.282 VOTOS
2º Tião Bocalom PSDB 2ºT 43,85% 77.417 VOTOS
3º Fernando Melo PMDB 4,72% 8.333 VOTOS

Boa Vista RR
100,00%  urnas apuradas
1º Teresa PMDB E 39,26% 57.066 VOTOS
2º Mecias de Jesus PRB 29,02% 42.171 VOTOS
3º Telmário Mota PDT 21,06% 30.606 VOTOS

Palmas TO
100,00%  urnas apuradas
1º Carlos Amastha PP E 49,65% 59.680 VOTOS
2º Marcelo Lelis PV 43,24% 51.979 VOTOS
3º Luana Ribeiro PR 4,83% 5.807 VOTOS


SUL
Curitiba PR

100,00%  urnas apuradas
1º Ratinho Junior PSC 2ºT 34,09% 332.408 VOTOS
2º Gustavo Fruet PDT 2ºT 27,22% 265.451 VOTOS
3º Luciano Ducci PSB 26,77% 261.049 VOTOS

Porto Alegre RS
100,00%  urnas apuradas
1º Fortunati PDT Re 65,22% 517.969 VOTOS
2º Manuela D Avila PC do B 17,76% 141.073 VOTOS
3ºVillaPT9,64%76.548 VOTOS

Florianópolis SC
100,00%  urnas apuradas
1º Cesar Souza Júnior PSD 2ºT 31,68% 76.024 VOTOS
2º Gean Loureiro PMDB 2ºT 27,37% 65.678 VOTOS
3º Angela Albino PC do B 25,03% 60.073 VOTOS


CENTRO OESTE
Goiânia GO

100,00%  urnas apuradas
1º Paulo Garcia PTR e 57,68% 349.335 VOTOS
2º Jovair Arantes PTB 14,25% 86.287 VOTOS
3º Simeyzon PSC 10,75% 65.108 VOTOS

Campo Grande MS
100,00% urnas apuradas
1º Alcides Bernal PP 2ºT 40,18% 176.288 VOTOS
2º Giroto PMDB 2ºT 27,99% 122.813 VOTOS
3º Reinaldo Azambuja PSDB 25,90% 113.629 VOTOS

Cuiabá MT
100,00%  urnas apuradas
1º Mauro Mendes PSB 2ºT 43,96% 137.125 VOTOS
2º Lúdio PT 2ºT 42,27% 131.877 VOTOS
3º Procurador Mauro PSOL 5,42% 16.920 VOTOS

VEJA AQUI A LISTA DE VOTAÇÃO DOS VEREADORES DE SALVADOR

Veja o numero de prefeitos eleitos por partidos

PMDB 858 - PSDB 583 - PT  534 - PSD 410 - PP  388 - PSB 359 - PDT 261 - DEM 237 - PTB 235 - PR 232.
Fonte - UOL 07/10/2012  23:31 hs   ( Resultados do  TSE )

Obras do VLT de Cuiabá (MT) começam em 30 dias


Correio Press 04/10/12
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) reuniu-se na manhã de ontem com os empresários e comerciantes da avenida XV de Novembro, região central de Cuiabá, para comunicação sobre o cronograma de obras e a prestação de esclarecimentos sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na capital mato-grossense.
A reunião com os comerciantes dos locais afetados com as obras da Copa do Mundo de 2014, faz parte de uma decisão institucional do Governo do Estado, através da Secopa, com objetivo de informar a população sobre projetos, obras e ações do Mundial de 2014. Além de seis audiências públicas em Cuiabá e Várzea Grande, já foram realizadas reuniões técnicas com comerciantes das Avenidas da FEB, Miguel Sutil e Fernando Corrêa.
Na reunião, o secretário da Secopa Mauricio Guimarães, comunicou aos comerciantes que nos próximos 30 a 40 dias, as obras de implantação dos trilhos ao longo da extensão da Avenida XV de Novembro irão começar. Além de exemplificar sobre o processo de instalação do VLT, o secretário informou ainda que na região não será realizado alargamento de faixas e desapropriações de imóveis.
Na próxima semana, agentes da Secopa irão começar o cadastramento dos comerciantes impactados pelas obras. De acordo com o secretário, a medida visa minimizar o impacto sobre as atividades comerciais. “Nós estamos conversando, cadastrando e buscando alternativas para diluir o impacto que as obras estão ocasionando. O cadastro será enviado para a Secretaria de Estado de Fazenda para elaborar medidas que favoreçam esses comerciantes afetados temporariamente pelas obras da Copa,” afirmou Maurício Guimarães.
Uma nova reunião está sendo agendada com os empresários e comerciantes para o começo da segunda quinzena de outubro, para divulgação dos planos de trabalho, medidas de reordenamento do trânsito como as rotas alternativas, entrada e saídas de caminhões e carga e descarga.
Um conjunto de medidas para ocasionar menor impacto está sendo finalizado pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e também pela Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos da capital.
Para o comerciante do setor de couros e plástico, Enoque Rezende, as obras irão beneficiar toda a população e o importante no momento é planejar para as vendas de fim de ano. “Essa reunião ajudou a elaborar um cronograma para os próximos meses. Temos que organizar e preparar o nosso estabelecimento para que o impacto das obras na avenida seja minimizado”, comentou o comerciante.
De acordo com João Camargo, proprietário de uma loja especializada em artigos de festa, a reunião serviu para sanar algumas dúvidas sobre o impacto que a obra irá ocasionar na região. “O encontro foi bom para iniciarmos um planejamento. Agora temos noção de quanto, e de que modo, a obra irá afetar o nosso cronograma de vendas, além disso, foi válido para esclarecimentos das intervenções na região”, finalizou.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 07/10/2012