PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 8 de setembro de 2012

Transporte público é desafio para novos gestores em Sergipe

PRONTO....AGORA CHEGOU A VÊS DE "SERGIPE" TAMBÉM
NINGUÉM SEGURA MAIS ESSE "TREM"

A frota reduzida e o descumprimento de horário são problemas que afetam a maioria da população que depende de ônibus para se deslocar de casa para o trabalho.

A dura rotina vivida por quem precisa do transporte coletivo, nos terminais de integração é acompanhada de   uma espera constante. “Não tem mais condições de você esperar 40, 50 minutos”, diz a atendente Armanda Leonor dos Santos.
A maioria dos ônibus chega lotada e muita gente não consegue embarcar. “Todo o dia é essa história. Tem que esperar outro ônibus que vem cheio de novo”, diz a dona de casa Maria Angélica de Oliveira.
Quem fica nos pontos de ônibus também sofre com o tempo a espera do transporte. O que ocorre é que os veículos passam superlotados e muitas vezes os motoristas preferem não parar. “Quando eles observam que vem um e outro ônibus atrás, em horários, superlotados eles não param”, diz a cabelereira Vânia Oliveira da Silva.
Dos 75 municípios sergipanos, a capital dispõe da maior frota: são 90 linhas de ônibus. 520 veículos operam em Aracaju. Ano passado, foram adquiridos 32 novos veículos, e a estimativa até o fim do ano sejam adquiridos mais 70. Um investimento de R$ 17,5 milhões.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município (Setransp) paga por ano à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), R$ 12 milhões, dinheiro para o gerenciamento do transporte e transito.
A constituição federal prevê que os serviços públicos essenciais de interesse local são de responsabilidade dos municípios. É o caso do transporte coletivo. O município deve providenciar o deslocamento das pessoas, oferecer um serviço de qualidade. E é direito do cidadão ser atendido por um sistema de transporte eficiente.
Num município da região agreste do estado, a comunidade é atendida através do serviço de mototaxi. A atividade foi regulamentada no ano passado através de uma lei municipal. “ Melhorou muito porque tinha muito clandestino de fora e agora está tudo regularizado. Tudo certinho”, diz o mototaxista José Cláudio Mendonça.
Já a aposentada Elizabeh Souza reclama da falta de transporte público. “Quem não utiliza as motos tem que andar a pé”, como ela que vai de um bairro a outro caminhando.
O problema no transporte se arrasta há anos, não só em Sergipe, mas também em outros estados. Na análise da arquiteta urbanista, Clarisse de Almeida, o modelo econômico do país não combina com o modelo das cidades. “Nós fomos colonizados com os modelos de cidade, onde as caixas de ruas são pequenas e as quadras pequenas. E isso não combina com o crescimento atual que nós temos e com o modelo econômico que nós temos, que é o modelo americano que usa o carro”.
Segundo ela, é preciso mudar o sistema de transporte para minimizar os transtornos. A criação de corredores de ônibus e a implantação de veículos leves sobre trilhos ajudariam a minimizar os problemas. “ O VLT é reconhecidamente a melhor solução. Mais rápida, mais leve, mas ambiental. Menos estressante, mais silencioso. Ele tem sido utilizado nas grandes capitais”.
G1 – 07/09/2012
Fonte -  São Paulo Trem Jeito 07/09/2012

VLT começa a chegar a São Luís (MA)

NINGUÉM SEGURA MAIS ESSE "TREM"

As primeiras unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo implantado pela Prefeitura de São Luís, chegaram ontem (5), à capital maranhense. As carretas, que saíram há cinco dias da Empresa Bom Sinal, fabricante do VLT, com sede na cidade de Barbalha (CE), percorreram a cidade até o Terminal de Integração da Praia Grande, onde está sendo construído o primeiro trecho da obra.
Segundo o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, a primeira etapa da obra do VLT consiste no trecho de execução da Linha I (Centro - São Cristóvão), que irá até as imediações do aeroporto, passando pelas avenidas dos Africanos e Franceses, numa extensão de 13 km. O primeiro trecho de 5km, que vai até o Bairro de Fátima, na avenida dos Africanos, deve ser finalizado até o fim do ano. A segunda etapa (linha 2) será do Anjo da Guarda ao Centro.
À medida que os caminhões que transportavam os carros do VLT passavam pelas avenidas da cidade, a população reagia de forma positiva. As manifestações de alegria e entusiasmo ocorriam das mais diversificadas formas, desde acenos a palavras de apoio. O condutor Ademir Cordeiro, de 56 anos, morador do bairro da Liberdade e que transitava pela Avenida dos Africanos no momento em que passavam os vagões, disse que esta é mais uma prova de que o Veículo Leve sobre Trilhos já existe em São Luís.
“Nós estamos vendo de perto, não é alguém que está falando, é uma prova de que o VLT já é uma realidade e vai trazer melhorias importantes para a trafegabilidade da nossa cidade”, reconheceu Ademir Cordeiro que, assim como outros vários curiosos, tiravam fotos dos vagões.
Depois de chegar à Estiva e percorrer as avenidas dos Africanos e dos Franceses, finalizando o trajeto no terminal da Praia Grande, deu-se início ao descarregamento e acoplamento dos dois carros do VLT. Cada carro tem 18 metros de extensão, que formam o veículo de 36 metros, com capacidade para 350 pessoas. A Linha I do VLT (Centro - São Cristóvão) terá ao todo seis VLTs, totalizando 12 carros.
No local em que estavam sendo descarregados os carros do VLT, o jovem Waldecy Soares, de 18 anos, se entusiasmou com as ações de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos. Vindo da escola, o estudante aproveitou para acompanhar de perto a chegada dos carros.
“A cidade estava precisando de uma obra como essa. Hoje as grandes cidades sofrem, inevitavelmente, problemas no trânsito e o VLT é uma alternativa de mobilidade urbana que já existe em outros lugares e agora chega a São Luís. Quando pronto, facilitará a vida da gente no deslocamento as escolas, faculdades e locais de trabalhos”, destacou Waldecy.
Após tomar conhecimento de como funcionará o VLT, Waldecy Soares disse que se trata de um projeto simples que trará melhorias significativas para quem depende de transporte público em São Luís. “Era disso que São Luís estava precisando na área do trânsito e transporte. Da região do São Cristóvão até aqui, milhares de pessoas serão contemplas com o VLT”.
Meio ambiente – De acordo com o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, a etapa inicial do VLT consistiu no primeiro trecho de execução da Linha I do VLT (Centro - São Cristóvão), que irá até as imediações do aeroporto, passando pelas avenidas dos Franceses e Africanos, numa extensão de 13 Km. Artur Cabral explicou que as obras iniciais começaram com os serviços de infraestrutura para a preparação da base da via (escavações, drenagem e colocação de caneletas, entre outros serviços) e os trabalhos de implantação da superestrutura, com a instalação dos dormentes e dos trilhos do VLT (parte civil) e do material rodante (equipamentos).
O secretário informou que já foram concluídas as obras no trecho entre o Terminal da Praia Grande e o Mercado do Peixe; e que, até dezembro deste ano, será finalizado trecho que vai da Praia Grande ao Bairro de Fátima - de 5 km. A primeira etapa de 800 metros, finalizada, foi feita do ponto que segue do fundo do Terminal de Integração da Praia Grande até o Mercado do Peixe. A partir da próxima semana inicia-se a construção do pontilhão no Portinho (ponte metálica) como também já será iniciada a construção do outro trecho (barragem do Bacanga).
Artur Cabral disse que agora, depois de instalados os carros nos trilhos, já iniciam-se os testes com o VLT na via. “Faremos os testes estáticos (via permanente) e dinâmicos (veículo)”.
Quanto às desapropriações que terão que ser feitas no percurso do Mercado do Peixe e de um posto de gasolina, o secretário frisou que tais situações já foram resolvidas.
Jornal Pequeno – 06/09/2012
Fonte -  São Paulo Trem Jeito 07/09/2012

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

NINGUÉM SEGURA MAIS ESSE "TREM"...

NÃO TEM MAIS JEITO, APÓS 60 ANOS DE ATRASO E ABANDONO, AGORA É... BRASIL NOS TRILHOS
VLT da Bom Sinal em Fortaleza 

Governo anuncia programa de R$ 133 bi para ampliar rodovias e ferrovias

Dilma Rousseff, durante anúncio de novas medidas econômicas e investimentos e em infraestrutura Redação, 




Sessão de Apresentação do Projeto de Concessão Patrocinada (PPP) do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas


clique para baixar o Edital
A BM&FBOVESPA e o Governo da Bahia convidam para Sessão de Apresentação do Projeto de Concessão Patrocinada (PPP) do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, para discutir e receber sugestões do projeto.

A VEZ DOS TRILHOS


Mais de R$ 80 bilhões vão ser investidos nesta década em projetos de metrôs e trens regionais.






A luta do CFVV para pôr o trem nos trilhos


Deve ser pelo fato do Rio de Janeiro ter sido o berço da primeira ferrovia do Brasil - a E. F. Mauá – que o Estado parece possuir um grande número de entidades não governamentais exclusivamente dedicadas ou simpáticas às causas da preservação ferroviária e da volta dos trens,S.M.J. Vamos listar somente as que compõem o GFPF-Grupo Fluminense de Preservação Ferroviária, do qual sou o coordenador:




V BRASIL NOS TRILHOS 2012

Faltam 13 dias para o V Brasil nos Trilhos 2012 - maior evento ferroviário do País, que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro de 2012, em Brasília. As inscrições para as palestras estão abertas e são gratuitas. Faça já sua inscrição e garanta sua vaga!!
Dia 4 de Setembro
Manhã - Oficinas de Trabalho


150 Mil Usuários em dois Meses de Operação do Metrofor 


Metr



Em 15 de junho deste ano, o primeiro trecho da linha Sul do Metrô de Fortaleza foi entregue à população, contando com 12 estações que ligam os municípios de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba. Desde então, teve início a fase de teste do projeto, chamada de operação assistida, na qual os usuários tem acesso gratuito ao novo equipamento de segunda a sexta-feira, no horário de 08 horas as 12 horas.


Governo do Distrito Federal pretende manter VLT - O Governo do Distrito Federal irá abrir concorrência para a implantação do veículo leve sobre trilho (VLT), uma das principais apostas para a modernização do sistema de transporte público do Distrito Federal. Esse meio assemelha-se aos antigos bondes e corta a cidade movido a energia elétrica, funcionando como metrô de superfície. Além da comodidade, esse modal proporciona um deslocamento mais ágil e veloz em áreas urbanas antes marcadas por grandes engarrafamentos.



Foz do Iguaçu (PR) apresenta projeto de VLT 
 A prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) vai propor ao Governo Federal a instalação de um ramal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto será apresentado até final de agosto para fazer parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, lançado no dia 19 de julho. O programa federal investirá R$ 7 bilhões, através de financiamento público, para beneficiar municípios com mais de 250 mil e menos de 700 mil habitantes. A divulgação dos projetos contemplados está prevista para o dia 14 de dezembro.




Metrôs e trens devem transportar 2,5 bilhões de pessoas em 2012
Todos os dias, 8,5 milhões de brasileiros utilizam os meios de transporte sobre trilhos. No ano passado, eram 7,7 milhões. Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Associação Nacional dos Transportadores sobre Trilhos (ANTPTrilhos), o sistema deve transportar 2,5 bilhões de pessoas em 2012, alta de 10% em relação a 2011.



VLT de Cuiabá começa a funcionar em 2014


Março de 2014. Esta é data prometida pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, para começar a testar os veículos leves sobre trilhos (VLT), que irão compor o novo sistema modal entre Cuiabá e Várzea Grande. 


  Artigo: O futuro nos trilhos

*Mauro Lourenço Dias  
 12/07/2012
Como mostram países continentais, o caminhão não é modal viável para longas distâncias. As rodovias nem sempre são bem pavimentadas, os custos com combustível e motorista são altos, os perigos nas estradas são cada vez maiores e as possibilidades de quebra de peças e até mesmo de acidentes só crescem à medida que aumenta a distância que a carga tem de percorrer.


Natal também poderá contar com o seu VLT até a Copa



Uma luz no fim dos trilhos
Uma luz se acendeu no fim dos trilhos para a implantação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), espécie de metrô de superfície que será criado em Natal até a Copa 2014. Na terça-feira, o Diário de Natal publicou declarações da governadora Rosalba Ciarlini informando que o projeto está sob a análise da Caixa Econômica Federal.


METRO DO CARIRI COMPLETA DOIS ANOS DE OPERAÇÃO

O Metrô do Cariri completou no último dia 1º dois anos de operação com um transporte mensal de mais de 30 mil usuários. De acordo com um projeto da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), esse número deve crescer ainda mais com a integração entre o Metrô do Cariri e algumas linhas de ônibus intermunicipais. De acordo com o gerente de Controle e Tráfego do Metrofor, Antonio Chalita de Figueiredo, “a integração vai permitir que o usuário do Metrô utilize apenas um bilhete para pegar as linhas integradas de ônibus para continuar seu percurso”, explicou.



Passageiros trocam carro por trem, no Rio Grande do Sul


O fim do período de operação em horário reduzido nas novas estações da Trensurb em São Leopoldo e   Novo Hamburgo teve impacto direto no bolso dos usuários. No primeiro dia de venda de bilhetes, moradores de   Novo Hamburgo que trabalham em outras cidades da Região Metropolitana trocaram o carro e o ônibus pelo novo meio de transporte.      

Metrô de SP deve transportar mais de 1 bilhão de passageiros até fim do ano
Somando as cinco linhas, são mais de 4 milhões de passageiros diários no metrô de São Paulo. Número de passageiros em algumas linhas aumentou mais de 30% em apenas um ano. 


SÃO LUÍS APRESENTA PROJETO DO VLT

A Prefeitura de São Luís apresentou, na manhã desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal, o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital maranhense. O secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, explanou os detalhes técnicos do projeto e da execução da obra do VLT.


Chegada do VLT anima comunidade
UTINGA (Maceió – AL). Após dois anos, moradores voltam a andar sobre os trilhos
Trem sustentável muda rotina de moradores no sertão do Ceará
VLT pode levar 3 mil pessoas por dia aproveitando linha férrea já instalada. Composições do Metrô do Cariri foram montadas no estado.




VLT do Rio deverá ser licitado em outubro - Com as obras do túnel ferroviário sob o Morro da Providência entrando na reta final, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) começa a escolher, em outubro, o consórcio que fará a implantação e a operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Zona Portuária.




Governo pode assumir construção do TAV, diz Figueiredo

O governo federal pode assumir sozinho a construção do primeiro trem-bala do país, caso não haja empresas interessadas no leilão, segundo Bernardo Figueiredo, escolhido para presidir a Etav, estatal criada para acompanhar as obras e que será sócia no projeto. O leilão está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2013.
Postagem Comemorativa do 7 de setembro 
Do Blog Pregopontocom

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A luta do CFVV para pôr o trem nos trilhos


Antônio Pastori


Deve ser pelo fato do Rio de Janeiro ter sido o berço da primeira ferrovia do Brasil - a E. F. Mauá – que o Estado parece possuir um grande número de entidades não governamentais exclusivamente dedicadas ou simpáticas às causas da preservação ferroviária e da volta dos trens,S.M.J. Vamos listar somente as que compõem o GFPF-Grupo Fluminense de Preservação Ferroviária, do qual sou o coordenador:

1. ABOTTC-Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais
2. AEEFL-Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina
3. AENFER-Associação dos Engenheiros Ferroviários
4. AFERJ-Associação de Ferro-modelismo do Estado do Rio de Janeiro
5. AFPF-Associação Fluminense de Preservação Ferroviária
6. AMUTREM/RJ-Associação dos Amigos do Museu do Trem do Rio de Janeiro
7. FAEF-Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários
8. MPF-Movimento de Preservação Ferroviária
9. SESEF-Serviço Social das Estradas de Ferro
10. Ponto de Cultura Barão de Mauá
11. Instituto Uniarte
12. Instituto Rio Carioca.
13. Jornal O” Bate-papo”.

O GFPF tem por objetivo estratégico concentrar esforços para dar mais visibilidade e forca às ações isoladas, denunciar agressões ao patrimônio ferroviário, ajudar na implantação de trens, ajudar a promover Seminários, encontros, etc.
Além da preservação, todas as entidades acima defendem a tese de que a melhoria na mobilidade urbana somente será possível com a utilização de uma eficiente e moderna rede de transportes públicos formada por veículos sobre trilhos, quais sejam: trens, metrôs, monotrilhos e VLTs.
As vantagens desse modal são enormes: além de serem rápidos, seguros, confortáveis e bem menos poluentes, tem a capacidade de transportar muito mais passageiros por hora, contribuindo para reduzir a poluição atmosférica e o desperdício de combustíveis fósseis nos contumazes engarrafamentos. Só não vê quem não quer: ou porque é dono de montadora de veículos automotores, fabricante de peças, dono de revendedora, oficina de reparos ou empresa de ônibus; ou então porque é míope!


Por esse motivo, hipotecamos todo nosso apoio e simpatia ao bem sucedido esforço que o companheiro ferroviarísta Cesar Mori vem desempenhando há anos à frente do CFVV, sobretudo depois que convenceu a FCA-Ferrovia Cetro Atlântica para formar um trem comemorativo para chamar atenção da sociedade, políticos, autoridades, entidades, mídia e o povo em geral, que o sonho de um trem – mais precisamente um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Lavras e Varginha -, não é um sonho assim tão distante ou impossível. O feito que foi realizado algumas semanas atrás ficará para sempre na história da Região e nos corações e mentes dos que puderam desfrutar desse maravilhoso passeio, sobretudo os mais humildes, muitos dos quais, antigos passageiros dos trens que corriam na Região em um passado distante.
Em 2002, o BNDES - onde trabalhei por 25 anos, inclusive na área de Transportes & Logística - juntamente com a COPPE/UFRJ, realizou um estudo denominado “A Volta dos Trens Regionais”, no qual foram minuciosamente estudados 64 trechos para serem reutilizados por Trens Turísticos e/ou Regionais, em linhas onde o tráfego de cargueiros era (e ainda é) bastante escasso ou inexistente. O eixo Cruzeiro-Lavras -Varginha foi considerado como sendo um dos mais promissores em todos os aspectos: operacional, comercial, turístico e também como importante vetor para o desenvolvimento e integração social da Região. E é justamente isso que Mori vem defendendo, muito provavelmente sem saber disso, quando concebeu o Circuito Ferroviário Vale Verde há uns cinco ou seis anos atrás. Sabemos que a luta para pôr um trem de volta aos trilhos é dura, demorada e até perigosa, pois costuma contrariar interesses outros, que não cabem aqui mencionar, mas que o inteligente leitor pode desconfiar quais sejam...
Por isso é muito difícil pôr o trem nos trilhos; mas, mais difícil ainda é pôr alguns adversários na linha (a não ser que estejam amarrados aos trilhos, mas não recomendamos essa prática).
- Siga em frente, Oh! grande chefe do trem, pois estamos com vc nessa luta!
Pedras, barrancos, trilhos soltos, sabotagens, calúnias, desídias e mentiras, podem descarrilar o trem, mas jamais vão descarrilar a sua forte determinação em querer o melhor para Lavras, e Região.
Com as nossas saudações ferroviarístas, desejamos-lhe boa sorte nessa dura empreitada. Conte conosco!
Antônio Pastori é também Presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária.

Postado por CFVV 
Fonte - CFVV  05/09/2012
Pregopontocom e Transportes Sobre Trilhos apoiam essa ideia

domingo, 2 de setembro de 2012

ATENÇÃO SRS. CANDIDATOS,ESTÁ NA HORA DE MUDAR O DISCURSO.....CHEGA DE BRT

Alguém precisa contar para certos"especialistas"(principalmente os,em fazer lobby) e aos Srs.CANDIDATOS que pretendem ocupar o trono de alcaide no "Palácio Thomé de Souza" em nossa cidade do Salvador,que o BRT, que eles entusiasticamente propagam, é um sistema que usa nada mais nada menos do que uma versão de um ônibus espichado,isso mesmo um ônibus espichado.Não me custa nada informar  a todos  alguns detalhes técnicos sobre o BRT,e o faço com o maior prazer, pelo fato do nome "BRT" andar como um "doce" na boca de todos eles e também de lambuja informações sobre outros modais,o que provavelmente muitos deles ainda desconhecem.
BRT  (que fique bem claro,BRT é um sistema  não é um ônibus) é um sistema  cuja a capacidade máxima de transporte é de 18.980 pasgs/h (23.000 psgs/h pico) por sentido quando operado em 2 (duas) calhas exclusivas de 7 mts.de largura cada,com faixa de ultrapassagem composto por 3 (três) linhas - Uma paradora,uma semi expressa,e uma expressa.(um ônibus articulado transporta até 150 pasgs./um bi articulado,cujo o uso é questionável por razões de segurança transporta até 250 pasgs.)
ÔNIBUS NÃO TIRAM AUTOMÓVEIS DAS RUAS.Ao contrário do que apregoam os seus "admiradores" o BRT na grande maioria dos países "civilizados" do mundo que usavam ou ainda usam esses trambolhos (sistemas de BRT, BRT é o sistema não é o ônibus) já substituíram ou o estão substituindo por VLTs,por todas as vantagens que nos já sabemos e conhecemos de có e salteado.(São Atrativos,Confortáveis,Eficientes,Seguros,Pontuais,Movidos a energia limpa,e transportam até 750 pasgs.) O VLT urbano,também conhecido como Tramway e Bonde  Moderno  (que trafega normalmente no transito e seguindo as suas regras sem usar vias segregadas) transporta 30.000 pasgs/h por sentido. (VLTs não usam estações). O VLT quando utilizados em vias segregadas (considerado metrô leve) transporta entre 40.000 e 45.000 pasgs./h por sentido,sendo um sistema ideal sobre trilhos na superfície para o transporte de media capacidade podendo cobrir uma boa malha espalhada nos centros urbanos,inclusive sem depender de uma rede elétrica aérea continua em virtude de vários avanços tecnológicos com o uso de avançados e modernos sistemas de acumuladores. O  Monotrilho um veículo sobre pneus que trafega em elevados em trilho de concreto e transporta até 40.000 pasgs/h por sentido,tem limitações operacionais e utiliza estações suspensas nos próprios elevados que dependem de escadas rolantes e elevadores para que sejam acessadas.Não é muito bem visto por Urbanistas por causar transtornos visuais a paisagem urbana das cidades(Os elevados interferem na paisagem urbana ).O fato desse veículo não trafegar no solo (ao contrário do VLT),ele não concorre com os ônibus e por isso não sofre pressões do Loby dos pneus. O Metrô, sistema cujos trens podem trafegar em túneis subterrâneos,na superfície e também em elevados transportam de 40.000 pasgs/h sentido até 80.000 pasgs/h sentido,suas composições transportam em media 1.200 pasgs.podem operar com um radway (intervalo entre os trens) de até 80 segundos com o uso de modernos sistemas de controle como CBTC ( sistema atualmente sendo implantado no metrô de SP substituindo o atual ATC).O sistema de alimentação elétrica até então usando DC (Corrente continua) pode ser aérea ou no solo (catenárias paralelas aos trilhos).Atualmente o sistema de alimentação elétrica de novos modelos de trens e ferrovias já incorporam uma nova tecnologia com o uso de AC (corrente alternada) por proporcionar uma maior aderência aos trilhos melhorando o desempenho nas acelerações e frenagens e com isso um melhor desempenho e segurança na operação dos mesmos.Os trens de Metrô podem atingir a velocidade superior a 100km/h.Atualmente o maior metrô do mundo em extensão é o de Xangai com 420 km de trilhos,transporta 2.18 milhões de pasgs/dia,teve o inicio da sua operação em 1995 a sua construção foi totalmente concluída em apenas 15 anos.O segundo é o metrô de Londres inaugurado em 1863,com o trem puxado por uma locomotiva a vapor ( Maria Fumaça) dentro dos túneis,tem atualmente 408 km de trilhos e transporta 2.95 milhões de pasgs/dia .O Metrô de SP tem 74,3 km de trilhos,transporta cerca de 4 milhões de passgs/dia com 5 linhas, a linha  4 ( amarela - mais nova ainda não concluída totalmente ) operada através de concessão é um dos sistema mais modernos do mundo cuja as composições operam sem maquinistas com o controle direto e total do CCO.
É preciso que os Srs. candidatos (todos eles) se libertem disso que mais parece um encosto chamado BRT, parece até um disco  arranhado,todos eles na mesma cantoria, ônibus Srs. não é transporte de massa em nenhum lugar do mundo (E pelo amor de Deus esqueçam Bogotá),porém eles tem o seu lugar garantido e assegurado como sistema de transporte complementar e alimentador,e para usar uma palavrinha  muito ao gosto dos "especialistas",servem para a "capilaridade",para quem não sabe o que significa, chega em locais que não são atendidos pelo Metrô,mais no caso os VLTs já são mais flexíveis.Sistemas de BRT são poluentes (poluição por gases tóxicos e poeira gerada por desgastes de pneus e do piso rolante) os veículos utilizados na operação tem vida curta,( ônibus 7,5 anos contra 30 ou mais dos VLTs e dos Trens de Metrôs, a propósito os trens Toshiba amarelinhos da CTS de Salvador já são SESSENTÕES), comprometem a paisagem urbana das cidades,degradam as vias por serem muito pesados,os seus corredores segregam ( dividem) partes da cidade além da baixa capacidade de transporte de pasgs. em relação aos veículos sobre trilhos.Sem se esquecerem do nosso velho e glorioso abandonado TREM DO SUBÚRBIO,chamo atenção também dos Srs. candidatos que se leve em consideração a topografia da nossa cidade que favorece em muito o uso dos sistemas de transportes verticais ( Elevadores,Planos inclinados,funiculaires) e os teleféricos, que poderão se implantados para encurtar distâncias e aliviar o fluxo de pasgs. dos sistemas de transportes por via terrestre,ENTÃO VAMOS ENCAMPAR ESSA IDEIA?????....Ciclovias inteligentes projetadas principalmente para quem irá utilisa-las para deslocamentos para o trabalho,diferente das ciclovias para o lazer,bicicletários nas estações do Trem e de Metrô,estações para aluguel de bicicletas (Veló Grand Lyon.) e calçadas largas para os pedestres,com acessibilidade, bem pavimentadas e sem obstáculos que possam causar transtornos as pessoas com dificuldade de locomoção.Ou mudam a compreensão e o entendimento sobre o tema da Mobilidade Urbana,o discurso,as atitudes,e as ideias,ou tudo continuará como d'antes no nosso "maravilhoso" quartel de Abrantes.


BRT - Bogotá
Foto: É o barato que sai caro. 

‘Solução é temporária’

Mal “nasceu” e o primeiro corredor exclusivo de ônibus no Rio - o BRT Transoeste - já transporta os passageiros apertados e sem conforto. Para o engenheiro Luiz Antônio Cosenza, membro da divisão técnica de transportes do Clube de Engenharia, o BRT é uma solução temporária para o transporte público da zona oeste. 
“Essa é uma solução imediata, mais barata, para poder inaugurar até a
Copa do Mundo, mas depois disso precisa ser revista. Em alguns anos não
conseguirá atender à demanda futura. Trocar os ônibus articulados por
biarticulados pode ajudar”, afirmou. Segundo Cosenza, o BRT só será viável enquanto a demanda não ultrapassar 15 mil passageiros por hora no mesmo sentido: “De 15 a 25 mil, teria que ser o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e, acima disso, só o metrô resolve”. 

Durante os horários de pico o sistema está transportando 10 mil pessoas.
Na sexta-feira foi registrado um total de 26.841 passageiros e, no sábado, de
15.718 usuários.
Transoeste Rio

Bogotá
VLT -Lyon











Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu levantarei o Mundo....Arquimedes