PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Natal também poderá contar com o seu VLT até a Copa


Uma luz no fim dos trilhos

Uma luz se acendeu no fim dos trilhos para a implantação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), espécie de metrô de superfície que será criado em Natal até a Copa 2014. Na terça-feira, o Diário de Natal publicou declarações da governadora Rosalba Ciarlini informando que o projeto está sob a análise da Caixa Econômica Federal. "É uma obra relativamente mais rápida já que temos os trilhos, que serão apenas melhorados, e contaremos com um trem mais veloz e com vagões maiores. Esperamos que seja liberado até o final do ano", ela disse. Ontem a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que vai realizar uma audiência pública de instrução, ou seja, um primeiro passo para licitar e adquirir doze VLTs para Natal.
De acordo com informações do Ministério das Cidades, o Governo Federal vai dispor inicialmente cerca de R$ 154 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Equipamentos), para atender a estas necessidades e iniciar o processo de modernização do Sistema de Trens Urbanos de Natal. "Com a implantação do VLT, a população poderá contar com um meio de transporte público melhor e que certamente permitirá a integração entre o modal ferroviário e o rodoviário, contribuindo para uma maior fluidez do trânsito na grande Natal", afirmou o superintendente da CBTU em Natal, o engenheiro João Maria Cavalcanti.
Cavalcanti participa da audiência, que acontece no dia 13 de agosto, no auditório da Associação dos Engenheiros Ferroviários (AENFER), no Rio de Janeiro. Neste mesmo dia também será discutida a licitação de oito VLTs para João Pessoa e dez Trens Unidade Elétrica (TUE's) para Belo Horizonte. O sistema VLT, espécie de "bonde moderno" já é adotado em várias cidades de países como Estados Unidos, Inglaterra e França, e começou a ser implantado em algumas capitais brasileiras. Maceió, Recife e a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, já realizam o transporte de passageiros por meio do Sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos.
Em Natal, o transporte sobre trilhos atende atualmente a região metropolitana, e funciona atualmente com locomotivas da década de 1950 e com carros de passageiros da década de 1970. Obsoleto, o sistema apresenta sinais de fadiga e necessita de adequação ao novo sistema para melhorar as condições de aparelhamento para promover a mobilidade e o acesso da população ao transporte público. Segundo informou o secretário estadual da Copa, Demétrio Torres, o VLT de Natal terá capacidade para transportar até 50 mil passageiros por dia. "É a mesma quantidade de passageiros que transportam mil ônibus. Imagine o impacto que isso pode causar, diminuindo o tráfego de pessoas na região da Ponte de Igapó", colocou o secretário.
Diário de Natal 
 02/08/2012 / Fonte - São Paulo Trem Jeito  03/08/2012

terça-feira, 31 de julho de 2012

QUEM TEM MEDO DO VLT???!!

A grande rejeição que existe atualmente no Brasil ao uso do VLT,
 o veículo leve de transporte sobre trilhos e que é hoje a grande estrela como a melhor alternativa de superfície para a solução dos problemas de Mobilidade Urbana no mundo e principalmente na grande maioria dos países Europeus diminuindo a circulação de automóveis e ônibus, melhorando a circulação da população,agregando valor ao aspecto urbano das cidades,além de ser uma alternativa ambientalmente correta e extremamente eficaz é a real constatação do fato que eles concorrem diretamente com os ônibus levando sobre eles uma nítida e enorme vantagem inclusive eliminando um grande percentual dos mesmos em circulação nos centros urbanos,além disso os VLTs urbanos,são capazes de atingir aos mesmos pontos servidos pelos  sistemas de ônibus.Isso contraria diretamente os interesses do oligopólio dos pneus em vários setores; donos de empresas e fabricantes de ônibus,industrias de pneus,distribuidores de combustíveis e até políticos que trabalham contra os VLTs em defesa de interesses próprios,todos em defesa de um lobby que no Brasil ao longo de muitos anos  é forte e poderoso.Metrôs,correm pelo subsolo,monotrilhos em elevados suspensos sobre colunas,e eles não disputam espaços diretamente com os ônibus, por isso são menos antipatizados. Somente administradores com coragem voltados realmente para o interesse público e despojados de interesses pessoais, particulares e políticos ( e que não tenham suas campanhas políticas patrocinadas pelo setor de transportes por ônibus) conseguirão olhar para o VLT como uma alternativa de transporte moderna,mais viável,mais barata,mais confortável,mais eficiente,com sustentabilidade,além de urbanisticamente e ambientalmente correta,capaz de diminuir consideravelmente o grande impacto causado pelo excessivo tráfego de veículos (automóveis e ônibus) nas ruas e avenidas das nossa cidades,tirando de circulação a maior parte deles.O transporte individual e os ônibus autênticos trambolhos que não atendem mais as atuais demandas e não resolvem de maneira efetiva o atual caos da MOBILIDADE URBANA em nossas cidades, ao contrário só agravam e a tornam mais critica a cada dia que passa.Por mais que sejam as desculpas sempre desprovidas de qualquer fundamento técnico, as quais sempre rebuscam para justificar de maneira disfarçada as suas antipatias pelo VLT os seus opositores,"geralmente viciados em pneus", não terão como desculpa o direito de alegar entre elas os tais custos com a implantação da rede elétrica aérea e a sua pertubação visual,pois seria um desproposito,mesmo porque atualmente existem algumas opções que são adotadas em diversos países pelo mundo além dos veículos 100% elétricos que são: a do VLT hibrido (eletro diesel) com geração própria de energia,que aqui poderá ser substituído por um sistema de geração a gaz natural ( E a industria nacional está apta a fornecer esses veículos), mais ainda assim essa opção ficaria como ultima alternativa pois tecnologias mais avançadas já existem no mercado com modelos de VLTs que não necessitam de rede elétrica continua instaladas ao longo de todo percurso com os do tipo ACR (acumuladores de carga rápida) e outros modelos também já disponíveis produzidos por varias empresas do setor, sendo necessário apenas a instalação de uma rede elétrica fracionada,instalada apenas nas paradas (pontos de embarque e desembarque) dos VLTs onde a recarga é feita em apenas 25 segundos (mais rápido que a recarga de um aparelho celular) com autonomia de 1.200 metros por viagem a cada recarga (as distâncias entre as paradas de um VLT urbano oscilam entre 800 e 1000 metros).Além dessas duas opções existe ainda uma também muito usada que é a da rede instalada no solo com a implantação do terceiro trilho.Não existe hoje na verdade mais nenhum obstáculo técnico do ponto de vista funcional e operacional que justifique a sua ausência (VLT) como um dos mais importantes e viáveis componentes do sistema de Mobilidade Urbana em nossas cidades.O que falta é vontade política,poder de decisão com independência,a quebra paradigmas e de interesses externos e contrários ao interesse público,desprendimento e acima de tudo vontade  para enfrentar questão de frente do jeito que ela merece.SÓ NÃO FAZEM POR QUE NÃO QUEREM...OU ENTÃO PORQUE NA VERDADE NÃO TÊM REALMENTE NENHUM INTERESSE POR ISSO....Pregopontocom