quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cariri terá teleféricos em Barbalha e Juazeiro do Norte (CE)

E SALVADOR QUANDO TERÁ O SEU????!!!


Diário do Nordeste 
O pioneirismo do estado do Ceará


O Cariri poderá ser beneficiado por dois teleféricos, um em Barbalha, do Caldas ao topo da Chapada do Araripe, e outro da Colina do Horto ao Centro de Juazeiro. Os investimentos poderão vir por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), já que começam as primeiras discussões sobre os projetos, para incrementar o turismo sustentável na região.
Consultores do Bird se encontram na região, debatendo vários projetos em execução, entre outros, por meio do projeto Cidades Cariri - Cariri Central. Todos eles somam investimentos médios de R$ 134 milhões.
A implantação do teleférico em Barbalha acontecerá a partir do Distrito do Caldas, em Barbalha, e permitirá uma vista panorâmica da Chapada do Araripe a uma altura de 900 metros de altitude. O turista e moradores do Cariri poderão ser beneficiados com as mais belas paisagens da Floresta Nacional do Araripe, a primeira reconhecida por decreto pelo Governo Federal, ainda no ano de 1946.
As primeiras iniciativas para a implantação do projeto foram sondagens de resistência de solo e a viabilidade econômico-social. O investimento no projeto, segundo o secretário das Cidades, Camilo Santana, estará em torno de R$ 6,8 milhões.
A comunidade local também participa do processo de discussão para implantação do projeto, com a realização de uma audiência pública, dentro da etapa de elaboração.
Ontem pela manhã, os consultores do Bird e técnicos da Secretaria das Cidades estiveram no Caldas para analisar a viabilidade do projeto. Integrantes de órgãos ambientais como o ICMbio e o Ibama estiveram no Município. De acordo com Camilo Santana, a iniciativa envolve duas etapas: a primeira delas será o acesso, pela rua principal do distrito. A segunda etapa, que é a implantação do teleférico, acontecerá somente após todas as discussões em torno do projeto com a comunidade local. A ideia é que a estação do teleférico saia da área do Hotel Bom Jesus.
Segundo Camilo, como é um projeto que envolve várias etapas, a meta é que seja iniciada a primeira fase de acesso, provavelmente neste segundo semestre, ficando a segunda etapa para o próximo ano. Não há um modelo específico ainda para o tipo de teleférico que será usado na área. Alguns deles são bem mais caros, conforme Santana.
Ele afirma que há perspectiva de implantação do teleférico no Horto. Um estudo já foi feito pelo Metrofor e a Secretaria já conta com os primeiros planejamentos. Dois técnicos da Pasta estão indo conhecer dois teleféricos implantados no Rio de Janeiro, no Morro do Alemão, pela Prefeitura local.
O teleférico será opção para um novo caminho à Estátua do Padre Cícero, saindo da área da Praça dos Romeiros em direção à Colina do Horto, uma das áreas mais altas da região. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura local tentou realizar uma chamada pública, mas não apareceram candidatos para a parceria com a iniciativa privada.
O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, já chegou a ir ao Rio de Janeiro visitar o teleférico do Morro do Alemão, mas não obteve resultados práticos em relação ao projeto, que poderá ganhar um novo fôlego, com investimentos do Bird. A proposta era ceder o terreno para construir a base na área próxima ao Centro de Apoio ao Romeiro.
Para o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, o projeto do teleférico pode até ser uma nova opção, mas a tradição não será esquecida pelo romeiro, que vêm ao Município fazer a sua peregrinação.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 07/06/2012

Comentário Pregopontocom
O Estado do Ceará está andando definitivamente anos luz na frente da Bahia em Mobilidade Urbana,não só em Fortaleza com Trem,Metro e VLT, mais também em cidades menores do Interior a expl. da região do Cariri,Crato,Juazeiro do Norte,Barbalha e Sobral.Não bastasse o Cariri ter implantado o 1º VLT no Brasil,inclusive fabricado no próprio estado na vizinha cidade de Barbalha,agora sai mais uma vez na frente com um projeto audacioso de implantação dos Teleféricos.Com já colocamos em uma matéria nossa anterior,Salvador é uma cidade que tem todas as características em virtude da sua topografia com muitos vales,que oferece amplas condições para que se possa implantar também aqui, esse modelo de transporte que como já dissemos ira encurtar distâncias entre bairros e desafogar substancialmente o transporte por via terrestre.SERA QUE NINGUÉM CONSEGUE ENXERGAR ISSO???!!!...Até quando iremos ficar na rabeira dos estados do nordeste na questão da Mobilidade urbana?????!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

METRO DE SALVADOR - NOTICIAS SOBRE A LICITAÇÃO

Metrô de Salvador

Reproduzimos aqui alguns trechos mais importantes da nota que nos foi gentilmente enviada pela Ouvidoria da Sedur a qual agradecemos a atenção que sempre nos é dispensada.

Da Redação

A nota relata e esclarece os tramites do projeto do Metro, Linha 2 (SSA/L.de Freitas), com relação aos procedimentos em andamento para a realização da licitação e a sua data,com a escolha do consorcio ou empresa que ira realizar as obras da sua construção e a conclusão do tramo 2 da linha 1 (Rt.do Abacaxi /Pirajá).O vencedor da licitação,além da construção será também o responsável pela operação de todo o sistema Metroviário de Salvador.
Pregopontocom

1) -A solução em tecnologia metroviária foi eleita pelo Governo do Estado por conta de diversas vantagens, sejam de impacto social pela simbologia de modernidade, seja pela maior capacidade de transporte adequada à demanda atual e futura, seja pela possibilidade de reversibilidade dos bens para o Poder Público relativos ao material rodante e sistemas, dentre outras vantagens expressivas. Portanto, o projeto de referência consiste na implantação do Corredor Estruturante Salvador/Lauro de Freitas, corredor de transporte de alta capacidade, Linha 2 do Subsistema Metroviário, sendo um Metrô de Superfície na Av. Paralela, utilizando o canteiro central existente.
2)- No momento, está em fase de conclusão o Termo de Referência para a concessão dos serviços e obras sob a forma de Parceria Público-Privada – PPP deste Projeto Metroviário, compreendendo a construção e operação da Linha 2 (Salvador/Lauro de Freitas), e a operação da Linha 1 (Pirajá/Lapa). A conclusão do tramo 2 da Linha 1 (Acesso norte/Pirajá) está sendo discutida no âmbito da Comissão de Mobilidade, instaurada em fevereiro passado, pelo Convênio de Cooperação Intrafederativo Nº 01/2012 entre o Estado da Bahia e os Municípios de Salvador e Lauro de Freitas para o planejamento conjunto da construção, implantação e operação Sistema Integrado de Transporte Público Intermunicipal de caráter urbano.
3) -No mês de junho próximo, o Edital da PPP deverá ser colocado para Consulta Pública, no período legal de 30 dias, devendo ser lançado para licitação no final de julho. Contando o período licitatório, sob a forma de Pregão em viva voz na Bovespa, está prevista a contratação com o vencedor em dezembro deste ano.
4) -O valor previsto de investimento para a Linha 2 é composto da seguinte forma: R$ 1bilhão oriundo de captação de recursos junto ao Governo Federal pelo PAC Mobilidade Grandes Cidades, R$ 600 milhões através de financiamento do Governo do Estado com recursos do FGTS, além da contrapartida do Estado e também de investimento da iniciativa privada, uma vez que trata-se de uma PPP.

Enviada por
Magda Macedo.Ouvidora Adjunta - Adélia Andrade.Ouvidora Titular Ouvidoria Especializada SEDUR - 06/06/2012



terça-feira, 5 de junho de 2012

Metrô de SP deve transportar mais de 1 bilhão de passageiros até fim do ano

G1 - Rodrigo Alvarez e Wilson Araújo
Somando as cinco linhas, são mais de 4 milhões de passageiros diários no metrô de São Paulo. Número de passageiros em algumas linhas aumentou mais de 30% em apenas um ano. E os passageiros sofrem com isso.

Até o fim do ano, o Metrô de São Paulo deve transportar mais de um bilhão de passageiros, um recorde histórico e um desafio monumental. É o que mostram os repórteres Rodrigo Alvarez e Wilson Araújo na segunda reportagem especial da série sobre o transporte público.
Durante 29 minutos, Fátima e Adriana passam algo muito parecido com o que acontece com sardinhas quando entram em uma lata. Numa manhã de terça-feira, as enfermeiras querem ir para o trabalho no centro de São Paulo. Mas, assim como o primeiro, o segundo metrô também chega lotado à Estação do Brás.
Depois, vem o terceiro e o quarto. Elas não pegam o sexto nem sétimo. E resolvem entrar no oitavo metrô, mas não conseguem. O que era para ser a nona tentativa começa com um rapaz espremido e termina com o mesmo rapaz ainda mais espremido. As duas enfermeiras continuam do lado fora, mais uma vez. O décimo metrô chega com cara de decisão. Quando a porta abre, as duas agora entram no jogo para ganhar. Tudo em fim se resolve. Depois de tamanho esforço, a mulher descansa na porta e suspira. Fátima também suspira.
Somando as cinco linhas, são mais de 4 milhões de passageiros diários no metrô de São Paulo. E as caras de desapontamento e de esmagamento também são diárias. Roberta suspira e se aperta. E sem alternativa, ela acaba se divertindo: “Nossa, não consigo nem abaixar o braço. Um não sobe, o outro não desce”.
O número de passageiros em algumas linhas aumentou mais de 30% em apenas um ano. Foi de uma hora para outra por causa da conclusão da linha 4, em setembro. A nova linha, moderníssima, multiplicou as opções de trajetos, aumentou a integração com os trens e transporta hoje mais de 600 mil pessoas por dia. Não foi à toa que ficou lotada também.
Nesse ritmo, as cinco linhas do metrô paulistano vão fechar o ano com um recorde histórico: mais de um bilhão de passageiros. Transportar esse bilhão de pessoas em um metrô que cobre apenas 74 quilômetros é o grande desafio das autoridades.
A nossa viagem é pela Linha Vermelha, que corta São Paulo de leste a oeste, com uma escala importantíssima no coração da cidade. O aumento nela foi de 36%. Ou seja: para cada três passageiros do ano passado, apareceu mais um.
A jovem Marcela vai quase escondida entre tantos braços e ombros. Fecha os olhos pensando em aliviar as dores do aperto.
Quando a viagem termina, na Estação Sé, novo fôlego. De repente, parece tudo mais bonito. E nós encontramos motivos de sobra para lembrar por que o metrô de São Paulo, apesar de não cobrir nem um terço do que especialistas consideram necessário, é frequentemente citado entre os melhores do mundo. Na estação grandiosa, tem até um piano para quem quiser tocar. “Só estou só de passagem. Essa música dá mais tranquilidade para o pessoal ir para o trabalho”, comenta um rapaz que toca o instrumento.
Quando não tem superlotação, dá orgulho do metrô paulistano.
Metrô afirma que construção de quatro linhas vai desafogar sistema
O repórter Rodrigo Alvarez conversa com o gerente de operações do Metrô, Wilmar Fratini, responsável por organizar esse sistema.
Rodrigo Alvarez: Todos os dias as pessoas acordam sabendo que vão pegar esse metrô super lotado, espremidas dentro do metrô. O que acontece que isso não muda a cada dia que passa?
Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô: Como em todas as grandes cidades do mundo inteiro, nos horários de pico, nós temos um grande fluxo de passageiros se dirigindo para o trabalho, se dirigindo para fazer suas atividades no centro da cidade. O que nós temos feito é aproveitar ao máximo a capacidade do sistema. E atualmente, estamos com um grande investimento na construção de quatro linhas simultâneas.
Rodrigo Alvarez: O argumento de que as grandes cidades também passam por isso foi usado também pela Companhia de Trens. Não é fato que todas as grandes cidades têm esse problema. É um problema que parece um pouco maior em São Paulo e talvez em algumas outras
cidades
Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô: Por isso que nós estamos com a construção e quatro linhas simultâneas.
Rodrigo Alvarez: Falta linha? O que falta?
Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô: O aumento da malha possibilita não apenas que mais pessoas tenham acesso ao sistema, mas também permite que as pessoas se redistribuam de uma forma mais otimizada e tenham mais alternativa de rota para chegar ao seu ponto de desejo.
Rodrigo Alvarez: O que podemos esperar? Qual é a promessa que vocês podem fazer para o morador de São Paulo?
Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô: Que ele possa continuar colaborando com o metrô de São Paulo. É muito importante a colaboração deles, para evitar segurar as portas. Enfim, nos ajudar a manter o sistema circulando com a maior fluidez possível.
Moradores contam peregrinação para chegar ao trabalho
Muita gente gosta de andar de metrô, o problema é a super lotação nos horário de pico. “Eu moro em Guarulhos. O horário que o ônibus me permite chegar aqui é uma hora e meia antes do trabalho ou meia-hora depois. Então, tenho que chegar antes”, revela um rapaz.
Um jovem também conta a sua peregrinação diária par chegar ao trabalho: “Eu moro na cidade de Tiradentes. Eu gasto uma hora de percurso de perua até Itaquera. De Itaquera para cá, eu gasto uns 40 minutos. Daqui, mais uns 15 minutos até onde eu trabalho. Não dá para vir sentado no trem, porque a lotação é muito grande. Quando a gente chega no metrô, já tem muita gente na fila e está muito apertado”.
Fonte - São Paulo Trem Jeito – 05/06/2012

TAV Rio São Paulo - Projeto começa a andar

ETAV deve começar a operar em um mês


Folha de São Paulo
A Etav (Empresa do Trem de Alta Velocidade), estatal que vai gerenciar o projeto de trem-bala do país, deverá começar a operar um mês, disse hoje Bernardo Figueiredo, que foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para assumir a presidência da empresa.
Em 2010, o Congresso Nacional aprovou a criação da estatal, mas até agora ela não tinha sido efetivamente posta para funcionar devido ao fracasso em 2011 da primeira tentativa do governo de licitar o trem de alta velocidade entre Campinas-SP-RJ.
Segundo Figueiredo, que teve sua renomeação à presidência da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) rejeitada pelo Senado em fevereiro, a estatal já tem orçamento (R$ 8 milhões para esse ano) e precisaria de formalidades como registros, formação de conselho e o restante da diretoria para começar a funcionar.
"Acho que em um mês a gente resolve isso", disse Figueiredo que foi confirmado hoje pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, como presidente da estatal.
Na ANTT, Bernardo era o responsável pelo edital de concessão do trem-bala e principal interlocutor entre o governo e as empresas de tecnologia interessada em participar do projeto. Com sua saída, o projeto praticamente parou. Segundo ele, a agência continuará responsável por elaborar o edital da concessão do projeto, mas contará com apoio da Etav para elaborar o trabalho.
Bernardo se disse animado em continuar no projeto do trem de alta velocidade do país, mas não acredita que ele possa mais ser licitado esse ano. A previsão é que, após os processos de licitação, a obra dure mais seis anos.
Fonte - São Paulo Trem jeito 04/06/2012