sábado, 18 de agosto de 2012

Audiência Pública do Sistema Metroviário de Salvador - Nossa participação ( Movimento Salvador Sobre Trilhos )

Transportes sobre trilhos  🚇

Na 1ª audiência pública promovida pela Sedur,foi exibido um vídeo institucional sobre o projeto apresentando os diversos aspectos técnicos do mesmo.Foram apresentados também a forma como se dará a licitação através de pregão na Bovespa em SP e o regime de PPP para a construção e operação do mesmo.

Pregopontocom
foto - ilustração/YouTube
 Foi realizada nesta sexta feira 17/08/2012 no novo auditório da Assembleia Legislativa da Bahia a 1ª das três (3) audiências publicas promovidas pela Sedur e Gov. do Estado da Ba. para a licitação do Sistema Metroviário de Salvador e região Metropolitana ( Lauro de Freitas).Na audiência foi exibido um vídeo institucional sobre o projeto apresentando os diversos aspectos técnicos do mesmo.Foram apresentados também a forma como se dará a licitação através de pregão na Bovespa em SP e o regime de PPP para a construção e operação do mesmo.O Sec. da casa civil, Rui Costa e o Sec.Desenvolvimento Urbano  Cícero Monteiro  abriram a audiência destacando a importância da implantação de um sistema de mobilidade que atenda ao crescimento da população de Salvador,cidade onde o trafego de veiculos aumentou 50% nos últimos dez anos.Após as apresentações das questões referentes ao projeto e a fala das autoridades presdentes,foi iniciado o debate com a participação dos inscritos,representantes da sociedade civil,entidades populares,profissionais liberais,representantes de movimentos sociais dentre os quais o Movimento Salvador Sobre Trilhos,ao qual representamos,e do público presente.
Movimento Salvador Sobre trilhos
 Em nossa intervenção abordamos uma questão técnica ref.ao modo de operação adotada no projeto para as duas (2) linhas e sugerimos novos estudos sobre o sistema operacional escolhido em " Y" proposto no projeto o que significa que as duas linhas (1 e 2 ) trafegarão juntas no trecho comum entre a estação da Lapa e a Estação Bonoco, dai então se dividindo.Esse sistema ainda usado em algumas linhas antigas de Metro pelo mundo tem aqui no Brasil dois (2) sistemas semelhantes,o do metrõ de Recife e do Rio de Janeiro.O nosso questionamento,e isso também já foi abordado por alguns especialistas em matérias relativas a essa assunto,é que mesmo com a tecnologia hoje existente de controles automáticos de operação, poderão ocorrer problemas no futuro na operação do sistema com o provável aumento no carregamento e uma possível variação de  demandas entre as  2 ( duas) linhas provocando um desequilíbrio em virtude da necessidade de ter que se dar prioridade a linha com maior carregamento provavelmente sacrificando a outra linha com menor fluxo.Além disso o trecho comum as duas linhas esta situado na maior parte sobre o elevado do Bonoco sem áreas de manobras existentes o que causaria sérios problemas em caso de uma pane ou um  acidente com uma composição paralisando todo sistema.A nossa sugestão é que apenas o Metro da linha um (1) opere nesse trecho e a linha 2 opere com o sistema de transferência,como a grande maioria dos metrôs pelo mundo,ou seja a linha dois ( 2 ) SSA / L.de Freitas) ao invés de partir da Estação da Lapa, partiria da estação da Rt.do Abacaxi (situada logo após a Estação do Bonoco),com a transferência dos pasgs.(com destino a  av.Paralela / Aeroporto e L.de Freitas) da linha um (1) para a linha (2) nessa estação,dando dessa maneira total independência a operação das duas linhas que poderiam trabalhar de maneira mais segura com radway diferentes ( intervalos entre os trens ) de acordo com necessidade de cada uma.Não que isso seja totalmente impossível em um sistema em "Y" mais torna-se mais delicado e complicado exigindo muito mais cuidado e tem limitações. Todo sistema de metro moderno funciona com sistema de transferência por integração física e tarifária.O Chf. de Gab.da Sedur o Sr. Eduardo Copello  em sua resposta as minhas intervenções, afirmou que esse assunto esta sendo estudado e discutido para uma melhor avaliação e pode esta sujeito a mudanças.Avalio que dependendo do consorcio ou empresa vencedora da licitação isso poderá com certeza sofrer alguma alteração pois poderá haver uma concepção diferente sobre esse tema entre as empresas ou consórcios que irão participar da licitação.Ainda sobre o tema questionei o impacto negativo que a construção de mais 2(dois) elevados deverão causar naquela área ,final da Av. Bonoco e a confluência da mesma  (Local que ainda assim oferece uma "bela vista" ) com a Av. ACM, em virtude da existência dos antigos viadutos e o atual elevado do próprio Metrô que já compromete o aspecto urbano naquela via com o empobrecimento da paisagem local. Av.Bonoco e parte da Av. ACM ficarão em parte submersas sobre um "céu de concreto".Questionei também sobre o projeto RIT ( Rede Integrada de Transportes) do SETPS / SETIN  ( Sindicato das empresas de ônibus e Sec.Municipal de Transportes e Inf. de SSA ) ao que chamei de projeto empacotado de Curitiba e que vejo no mesmo uma tentativa de engessamento do futuro sistema metroviário e da sua  inviabilização ( operando como um sistema paralelo e concorrente) apostando numa presunçosa cultura que o nossa população já está acostumada e só sabe andar de ônibus.Esquecem que o povo da nossa cidade que pena e sofre nesse sistema transporte arcaico e obsoleto,imposto a Salvador logo descobrira  a real diferença e todas as vantagens que serão oferecidas pelo transporte sobre trilhos seguro,eficiente,rápido e confortável, a migração e a adaptação a exemplo do que ocorreu em São Paulo e em diversas outras cidades pelo mundo vai ser rápida e o povo não titubeara na sua escolha.Lembrei ainda que o fato de que apenas se trocar pneus pequenos (carros) por pneus grandes (ônibus) não resolve os problemas da Mobilidade Urbana, pois transportes de massa só se resolvem sobre trilhos.Disse também que ônibus são importantes,pela capilaridade, e não podem ser descartados pois alcançam locais onde os Trens e os Metrôs não conseguem chegar (embora os VLTs já possam chegar mais perto deles), mas dentro do contexto os ônibus cumprirão o seu real papel e a sua finalidade com sistema alimentador e complementar nada mais alem do que isso.Ouvi com resposta do Sr.Eduardo Copello que todos os cuidados estão sendo tomados nesse sentido para que os sistemas funcionem integrados e não como sistemas concorrentes e paralelos.Chamei atenção para importância de que todos os modais devem funcionar com a integração física e tarifária com bilhetagem eletrônica única, por tempo de permanência em todo o sistema ( por hora), condição essencial para todo o sistema possa funcionar com eficiência e também dessa maneira oferecer ao usuário agilidade, flexibilidade,opção de escolha com a  liberdade de poder traçar o seu próprio itinerário de acordo com a sua própria conveniência.Após o encerramento do evento tive a oportunidade de conversar pessoalmente com os Sr.Eduardo Copello sobre os assuntos tratados nessa audiência. A.Luis / Pregopontocom / Salvador Sobre Trilhos

2 comentários:

  1. Está de parabéns o seu post. Faz pouco tempo que enviei uma proposta para a Diretora de Mobilidade Urbana e Interurbana DMOB/SEDUR, implorando para reverem a minha opnião sobre a linha 2. Nessa proposta fiz um pedido para fazerem uma revisão no tramo 2, pois o mesmo deveria sair da R. do Abacaxi. A mesma me respondeu dizendo que a minha solicitação seria avaliada e que infelizmente o tramo 2 n poderia sair da rótula por motivos "estruturais". A ideia do serviço de transporte possuir um bilhete único é perfeito, pois como moro em Valencia-Espanha, tanto o metrô quanto o ônibus funcionam com a integração dos serviços, e tendo ainda 1 hora para vc utilizar o modal que quiser. Os bilhetes também deveriam ser vendidos de maneira avulsa e em qualquer parte da cidade: mercados credenciados, farmácias, bancas de revistas e no próprio e Salvador card.

    Um abraço.

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    1. Rodrigo Oliveira,agradecemos a sua visita e esperamos contar sempre com a mesma.Estamos envolvidos e participando de todos os eventos referentes a Mobilidade Urbana em nossa cidade e RMS desde o inicio do surgimento do "projeto" SETPS/Prefeitura de SSA denominado RIT onde a matriz principal sobre pneus seria um sistema de BRTs.Sempre fomos contrário a esse projeto que não atenderia as necessidades já defasadas de Salvador e também da RMS.Sempre brigamos pelos trilhos,essa é a nossa opção,fazer com que a nossa cidade se torne mais sustentável e possa ofertar a sua população um transporte de qualidade com segurança conforto,confiabilidade e eficiência.Agradecemos a sua visita,participe envie sugestões e continue conosco.Conheça e participe da nosso grupo no Facebook -Transportes sobre Trilhos - www.facebook.com/groups/213621618662394/

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