sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

TRANSPORTE PUBLICO O VERDADEIRO CUSTO DA TARIFA

Transporte/Tarifa

O custo da passagem do transporte não está no preço da tarifa,mais sim na maneira como ela é manipulada e cobrada.TARIFA UNICA INTEGRADA POR TEMPO DE PERMANÊNCIA NO SISTEMA,esse sim deverá ser o grande foco das discussões

Da Redação

    A grande discussão sobre o tamanho da tarifa cobrada pelo sistema de transporte publico em Salvador deixa de fora a mais importante e a mais relevante das questões contidas no tema.Enquanto se discute o aumento que todo ano é concedido pela Prefeitura do município as empresas operadoras do sistema, o mais importante de tudo é esquecido e colocada a margem das discussões. A INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA, é e deverá estar incluída nesse tema como a principal reivindicação por parte de todos os movimentos que se mobilizam em torno dessa questão.TARIFA UNICA INTEGRADA POR TEMPO DE PERMANÊNCIA NO SISTEMA,esse sim deverá ser o grande foco das discussões.A questão do aumento analisada friamente é secundaria e sabiamente manipulada pela prefeitura e SETPS pois o aumento sempre acaba saindo de um jeito ou de outro, pelo acordo de "cavalheiros" entre prefeitura e SETPS.Se eles querem R$0,20 de aumento na passagem, pedem R$0,60,a prefeitura diz que não da,faz o jogo de cena para fingir que esta preocupada com a pressão dos movimentos populares,depois que a coisa esfria ai termina dando R$0,25 em vez de R$0,20 para compensar o atraso.O calcanhar de aquiles do SETPS não é o aumento de tarifa é a INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA,e isso eles não querem e não admitem ouvir falar nem em sonho,ou um autêntico pesadelo para eles.( A integração alfabética e colorida existente é uma GRANDE PIADA )Um sistema de INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA idêntico ao já existente na Europa e que também já vem sendo implantado em São Paulo,Aracaju que embora com um sistema de integração fechada,valida apenas nos terminais,tem um dos maiores percentuais de integração do Brasil e o de Curitiba, é que faz com que o custo da passagem para o usuário se torne menor e também flexibiliza de maneira mais pratica e simples o uso de todos os modais de transportes publico disponíveis para a população.Vamos aqui a alguns exemplos práticos: na França (cidades por mim pesquisadas em loco,Lyon e Paris), um bilhete de uma hora custa E$1,60 o de duas horas E$2,30 um cartão mensal valido de 1º a 30 em torno de E$43,00, o preço da tarifa é inversamente proporcional ao tempo de permanência,ou seja diminui a medida que vc adquire um bilhete com um numero de horas maior e funciona dessa maneira para incentivar as pessoas a andarem de transporte publico ao invés do transporte individual.Na Itália em diversas cidades também pesquisadas (Torino,Milano,Venezia,Mestre Venezia,Roma) um bilhete de uma hora e quinze minutos ( 75 minutos) custa E$1,00 também para todos os modais.Ate os bilhetes para os ônibus de turismo (na França e na Itália) bem como os bilhetes para os Vaporetos (lanchas ) em Venezia podem ser adquiridos com a opção de integração com o transporte publico da cidade e até com validade de 24 horas. Vejam bem a grande diferença entre a tarifa integrada unificada e a tarifa por itinerário como é cobrada aqui em Salvador... se uma pessoa usa 4 ônibus diariamente para se deslocar para o trabalho,2 de ida e mais 2 de volta, supondo que gaste em cada trajeto (um de ida outro de volta) em média 50 minutos, pelo sistema atual gastaria R$5,00 de ida e caso a passagem aumente em R$0,20 seria R$5,40 e mais R$5,00 ou R$5,40 de volta, então no total se gastaria R$ 10,00 ou R$10,80 de ida e volta.Com um bilhete único de 1 hora integrado, mesmo no valor de R$2,70 se gastariam apenas dois bilhetes nesse valor no total de R$5,40, um para ir outro para voltar,pegando os mesmos 4 ônibus.Essa é a conta que deve ser feita e considerada....O foco ( principal ) acreditem.... é esse,...TARIFA ÚNICA INTEGRADA POR TEMPO DE PERMANÊNCIA NO SISTEMA. Obs.Não desconsideramos o fato da luta dos movimentos sociais e populares na busca de uma tarifa justa,e compatível para o transporte de Salvador principalmente com o esse tipo de serviço prestado pelas operadoras do sistema,que todos nós sabemos ser de PÉSSIMA qualidade,um dos mais caros e piores do Brasil,porem tem que se levar em consideração que outros fatores são cruciais e muito importantes na composição do custo do transporte publico para a população,um deles e o mais importante na nossa opinião e a falta da INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA,mais outros fatores também que passam despercebido da população podem até dobrar o custo da tarifa em alguns casos como por expl. supomos que basta que se manipule alguns itinerários de linhas de ônibus onde os usuários utilizavam apenas um deles para fazer a sua viagem e a partir de um determinado momento sejam obrigados a utilizar 2 ônibus para fazer a mesmo roteiro.É preciso ficar muito atento a todos esse detalhes.
    Pregopontocom  06/12/2012

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Um comentário:

  1. Muito boa a sua análise caro colega, é dessa forma que podemos melhorar o mínimo possível este serviço LIXO que é o transporte público de Salvador. Algumas cidades americanas também utilizam o modelo de bilhetagem única. Um cartão mensal em uma das cidades custava US$45, com direito a usar também o monotrilho. O ônibus funcionava 24hs por dia, transporte confortável, pontual, limpo, eficiente. Os ônibus possuem local para prender bicicletas, e muita gente o utilizava como transporte complementar. Quando o ônibus chega antes do tempo no ponto, ele ficava esperando dar o horário para partir. Aqui em Salvador é muito parecido...

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