PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

METRO DO CARIRI COMPLETA DOIS ANOS DE OPERAÇÃO



O Metrô do Cariri completou no último dia 1º dois anos de operação com um transporte mensal de mais de 30 mil usuários. De acordo com um projeto da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), esse número deve crescer ainda mais com a integração entre o Metrô do Cariri e algumas linhas de ônibus intermunicipais. De acordo com o gerente de Controle e Tráfego do Metrofor, Antonio Chalita de Figueiredo, “a integração vai permitir que o usuário do Metrô utilize apenas um bilhete para pegar as linhas integradas de ônibus para continuar seu percurso”, explicou. Ainda segundo Antônio Chalita, a integração será tarifária, operacional, temporal e física. "Com isso prevemos que haverá um incremento em torno de 20% a 30% de passageiros no sistema", avalia. A integração está prevista para começar no início de 2012.

O Metrô do Cariri também está ganhando sua nona estação e uma nova composição. O VLT 3, que já realizou os testes necessários, inicia sua operação nesta quarta-feira (07). A terceira composição dará mais confiabilidade ao sistema, pois irá substituir as outras composições em caso de parada para manutenção. A nova estação ficará em frente à escola técnica no Antônio Vieira. Atualmente, estão em funcionamento oito estações: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.

Em dois anos de funcionamento, o metrô do Cariri vem se mostrando uma importante ferramenta de fomento para o desenvolvimento da Região do Cariri, já que liga importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias. O metrô do Cariri foi o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado.

O Metrô do Cariri significou um avanço na região não somente por ser uma opção de transporte eficiente, seguro e barato - a passagem custa R$ 1,00. O sistema é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. E os VLTs que operam no Cariri ainda usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

Segundo Antonio Chalita de Figueiredo, o Metrô do Cariri trouxe melhorias significativas à qualidade de vida da população da Região. "As pessoas ganharam a opção para se deslocar num transporte barato, seguro, limpo e confortável. Houve ainda a melhoria do entorno das estações criando um ambiente agradável. Nós também ficamos motivados com a alegria nos olhos do povo do Cariri que é um eterno apaixonado pela ferrovia", diz.

Operação

O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19:20 hs, fazendo um total de 42 viagens/dia. No sábado, ele funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens. O percurso Juazeiro do Norte a Crato leva cerca de 40 minutos. Atualmente, são transportados cerca de 1.200 passageiros por dia.

Fonte - Metrofor - 07/12/2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Paris na vanguarda lança sistema Autolib de aluguel de "carros elétricos"

Mobilidade

Paris lança sistema para aluguel de carros elétricos semelhante aos sistemas de aluguel de bicicletas já existente no pais

Autolib
Foto - autolib.fr/autolib 
A cidade de Paris capital da França, uma das pioneiras a criar o aluguel de bicicletas,o"Velib" ( A 1ª foi Lyon - Vélo'v) em estações espalhadas em vários pontos pela cidade, acaba de inovar mais uma vez de maneira ecologicamente correta mais uma facilidade para a Mobilidade Urbana dos seus cidadãos.Acaba de ser criado,implantado e posto em operação o novo sistema de aluguel de "carros elétricos" batizado de "Autolib", semelhante ao sistema das bicicletas.O inédito sistema contará inicialmente com 300 unidades e 250 estações espalhadas pela cidade dos quais 180 localizados dentro de Paris e o restante em localidades aos arredores da cidade.A previsão é que em 2012 se atinga a meta de 3000 veículos e 1200 estações.O veículos elétricos tem autonomia de 250 km e o sistema passou por um período de testes de 2 meses até entrar em operação definitiva nessa segunda feira 05/11/2011.Apesar da crise podemos dizer que a Europa continua dando exemplo e tratando as questões do Transito e da Mobilidade Urbana com seriedade,bons projetos,investimentos e inovação.


Vídeo






Fonte -  http://www.autolib.fr/autolib/  06/12/2011